Publicidade:

6 funcionalidades do Facebook que vai gostar de testar

Não só de likes, comentários e novos amigos se faz esta rede social. Existem algumas funcionalidades do Facebook que ainda não conhece. Descubra-as.

6 funcionalidades do Facebook que vai gostar de testar
Se pensa que conhece o Facebook de uma ponta à outra, desengane-se

Desengane-se, desde já, se pensa que conhece e domina todas as funcionalidades do Facebook. Existem algumas por descobrir – muitas vezes associadas ao perfil empresarial – e outras tantas que, de facto, lhe passam completamente despercebidas.

Esta é, sem dúvida, uma das redes sociais mais completas e mais utilizadas em todo o mundo. Mensalmente, estima-se que mais de dois milhões de utilizadores naveguem nesta plataforma – e, claro, passem nela grande parte do seu tempo. E não é para menos: há a possibilidade de fazer novos amigos (e manter o contacto com eles), carregar álbuns de fotos, partilhar marcos importantes na sua vida, comentar e gostar da atividade dos seus amigos… Enfim, um sem número de hipóteses colocadas à disposição pela rede de Zuckerberg.

Na verdade, o Facebook tem crescido e potenciado tanto tráfego que iniciou a criação de algumas apps – um bom exemplo, hoje em dia, de algumas que são indispensáveis para qualquer utilizador é o Messenger. Outra das funcionalidades do Facebook, associada ao perfil empresarial/profissional que pode manter, é a app Páginas, que lhe permite gerir mais do que uma página em simultâneo.

Apesar de serem muitas as páginas criadas com esse cariz, o volume da lista não supera a quantidade de perfis pessoais que o Facebook aloja. Esta é uma possibilidade que permite uma personalização e partilha além-fronteiras, sobretudo utilizada pelos Millenials, que partilham grande parte da sua vida nesta plataforma.

Por ser tão vasta e tão utilizada, é natural que, por vezes, se perca numa rede com infinitas possibilidades. É o seu caso? É um fã confesso da rede? Então, este artigo é para si: existem funcionalidades que podem ser “novas” para muitos e que vai gostar de descobrir.

6 funcionalidades do Facebook que talvez não conheça


funcionalidades do facebook

1. As mensagens “ocultas”

Quando a famosa bolinha vermelha lhe anuncia uma nova mensagem, em forma de notificação, certamente irá a correr para se inteirar do recebido – e prontamente enviar uma resposta. Mas não se esqueça do separador das “Outras” mensagens, onde pode encontrar pedidos nunca vistos – e até mesmo esquecidos.

Por ser uma rede social tão vasta e completa, o Facebook permite que faça pedidos de amizade às pessoas que quiser. É neste sentido que, também ele, permite que envie mensagens a pessoas que não conhece e de quem não é amigo no Facebook. São essas mensagens que vão para o separador “Outros” ou “Pedidos de Mensagem” – consoante a versão do Facebook que utilizar.

2. As definições de login

A sua privacidade nas redes sociais é um bem a manter. É do conhecimento geral que a Internet é uma rede por vezes transparente, facilmente penetrável, que pode deixar algumas das suas informações “à vista”. No entanto, existem funcionalidades do Facebook que ainda pode controlar: como o número e quais os dispositivos que acedem à sua conta.

Se for às Definições do Facebook, mais propriamente ao separador “Segurança e início de sessão”, pode confirmar a partir de quais dispositivos tem acedido à sua conta do Facebook. Se, porventura, existir algum registo que não conheça, associado a um dispositivo que não é seu, tenha cuidado.

Se for esse o caso, pode prontamente eliminá-lo do seu registo de login, através dos três pontos verticais que surgem do seu lado direito. Ao carregar na opção “Não és tu?”, poderá depois proteger a sua conta de logins indevidos.

3. O envio de ficheiros pelo Messenger

Hoje em dia, o Facebook tem apostado numa versatilidade de funções sem precedentes. Aliás, vejam-se as infinitas possibilidades que o Messenger apresenta – tanto em ambiente desktop como na aplicação mobile.

Na verdade, uma das funcionalidades do Facebook que pode não conhecer é o envio de ficheiros através do Messenger. Pode anexar documentos nos mais variados formatos (Word, PDF, Excel, entre outros) ou, até, enviar fotografias de baixa ou alta qualidade – que o recetor pode, depois, transferir.

funcionalidades do facebook

4. As Notas

Se adora escrever, se o Tumblr é o seu melhor amigo e se o Twitter não lhe dá caracteres suficientes para digitar o que lhe vai na alma, conheça as Notas do Facebook.

Se fizer uma publicação normal, irá notar que pode escrever sem parar. No entanto, existe um limite a partir do qual não é permitido escrever mais conteúdo. É aí que surgem as Notas, onde pode escrever enormes posts sem sair do Facebook. Se já estiver pronto para os partilhar com o mundo, pode depois fazer uma partilha normal no seu perfil pessoal.

Vá a facebook.com/notes e veja as notas que os seus amigos escrevem, escreva também e adicione imagens, se assim o desejar.

5. Os relacionamentos

Se “relação” é o seu nome do meio, aceda a facebook.com/us e veja todo o seu historial com a sua cara metade. Todas as publicações, fotos, identificações e partilhas que fez com o seu par estão detalhados e organizados nessa página.

6. As ligações que pode guardar

É fã daquelas receitas deliciosas, ou esteve horas a rir-se de um vídeo e quer mostrá-lo a alguém? Como é que faz? Simples. Pode guardar cada uma dessas ligações ao carregar nos três pontos que surgem no canto superior direito de cada publicação do seu Feed de Notícias. Depois, basta carregar em “Guardar ligação” para adicionar as suas ligações favoritas aos itens guardados.

Esteja atento! Explore esta plataforma e descubra outras funcionalidades que o vão surpreender.

Veja também: