PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

10 benefícios do gengibre

O gengibre pode ser a cura para doenças, emagrecer e estimular o metabolismo e a vida sexual. Conheça os seus 10 benefícios... descubra os seus segredos!

10 benefícios do gengibre
Este superalimento pode emagrecer, curar e apaixonar!

Para muitos, o gengibre é o segredo para a cura de doenças, o emagrecimento e a longevidade. Esta milagrosa especiaria tem poderes reconhecidos há muito tempo e, entre eles, está a sua capacidade comprovada de oferecer melhorias ao sistema digestivo e estimular o funcionamento do metabolismo. Mas os benefícios do gengibre não ficam por aqui!

Sabia que, na Índia, o gengibre é um ingrediente que faz parte da rotina diária? Um chá, quando enriquecido com este alimento, é um dos favoritos das famílias indianas e é o antídoto de eleição das avós para combater constipações e gripes. Se milhares de famílias indianas não abrem mão deste alimento, está na hora de o incluir na sua rotina diária. 
 

Os 10 fantásticos benefícios do gengibre

  • Sem apetite? Coma gengibre fresco antes do almoço para estimular o apetite.
  • Constipado? O gengibre limpa os “canais” de microcirculação do organismo, incluindo os seios nasais que tendem a congestionar-se de vez em quando.
  • Enjoo ou náuseas? Mastigue gengibre, de preferência envolvido em mel.
  • Gases fora de controlo? Adivinhe só: o gengibre ajuda a reduzir a flatulência!
  • Cólicas? Não hesite: mastigue gengibre e o alívio é garantido.
  • Dores nas articulações? O gengibre, com as suas propriedades anti-inflamatórias, pode aliviar este tipo de desconforto. Deite umas gotas de óleo essencial de gengibre no seu banho para aliviar as dores musculares e das articulações.
  • Pós-operatório? Mastigue gengibre após uma cirurgia e drible as náuseas.
  • Dor de garganta? Congestão nasal? O chá de gengibre pode aliviar o incómodo.
  • Insónia? Angústias noturnas? Experimente adicionar um bocado de gengibre ao seu prato de sopa do jantar.
  • Sem líbido? O gengibre é também conhecido como um alimento afrodisíaco. Aproveite!
  • Precisa perder peso? Por aumentar o metabolismo, experimente consumir antes da atividade física... e transpire o suficiente para gastar mais calorias.


 

Dicas para incluir o gengibre na sua rotina diária

  • Ao lanche: palitos de gengibre fresco, embebidos em sumo de limão e sal. Um acompanhamento indispensável para o verão!
  • Gengibre no sumo: rale um pouco de raíz de gengibre e triture na sua máquina de sumos, juntamente com os seus ingredientes preferidos. Cenouras, maçãs e um pouco de sumo de limão são uma ótima opção. Saboreie sem limites!
  • Gengibre à refeição: cozinhe arroz basmati, misture de imediato alho, gengibre, pimenta verde moída, coentros frescos e deixe esta explosão de sabor e fragrância conduzir os seus sentidos!
  • Gengibre na sobremesa: um pouco de gengibre ralado na sua panacotta ou no gelado de morango intensifica o sabor!

 

4 efeitos colaterais do consumo de gengibre

  • Doenças cardíacas: altas doses de gengibre podem agravar problemas de coração. Se tiver problemas cardíacos, não utilize gengibre em grandes quantidades.
  • Distúrbios hemorrágicos: se tem distúrbios hemorrágicos, deve evitar o consumo do gengibre. O gengibre é um vasodilatador pelo que pode aumentar o risco de hemorragia.
  • Menstruação: por ser vasodilatador, em quantidades elevadas, as sua toma pode resultar num sangramento mais intenso.
  • Gravidez: o uso de gengibre durante a gravidez é controverso. Existe alguma preocupação que o gengibre possa afetar as hormonas sexuais fetais. No entanto, estudos em mulheres grávidas não confirmam essa conclusão e sugerem que o gengibre pode ser usado com segurança. Pela falta de resultados científicos que assegurem a toma de gengibre por grávidas, é sugerido um consumo moderado ou pouco intensivo. Se está grávida, não deixe de consultar o seu médico antes de qualquer decisão.

 

Veja também: