Jogo da Poupança

Sabendo de antemão que é difícil explicar aos mais pequenos a importância do dinheiro,a solução passa por incutir-lhes certos valores com recurso a jogos e a actividades lúdicas divertidas.

Jogo da Poupança
Aprender cedo a importância da poupança é possível, mesmo com um simples jogo.

Não há dúvida que a educação financeira das crianças é da responsabilidade dos seus encarregados de educação. No entanto, muitas famílias não são capazes de ensinar aos jovens o valor do dinheiro e a importância da poupança, pois muitas vezes é difícil transmitir esse conhecimento. 


Nem as palestras nem as lições sérias sobre economia funcionam nestes casos, pois além da dificuldade que o esclarecimento de assuntos relacionados com a gestão das finanças pessoais possa implicar para os mais novos, normalmente as crianças não demonstram interesse nesta matéria. Para que mais tarde possam recordarem-se do que lhes é ensinado, a solução é fazer-lhes ver esta obrigação e abordar o assunto 'dinheiro' como uma actividade divertida.

Sugerimos-lhe um jogo que poderá dar-lhe algumas ideias para ensinar os seus filhos mais pequenos (para crianças de 4 a 8 anos) a compreender a importância do dinheiro e a distinguir os bens essenciais dos não essenciais.


Jogo das Batatas com Molho

Este jogo de poupança permite que as crianças aprendem a diferenciar o que necessitam (essencial) do que desejam (supérfluo). A criança deve aprender que o dinheiro deve ser usado para comprar coisas essenciais

  • habitação, 
  • alimentação, 
  • vestuário, 
  • cuidados médicos 
  • satisfação de alguns desejos pessoais de consumo, desde que não exagerados.

 

Como jogar:

O jogo começa por explicar à criança que a batata é um alimento que precisamos de comer para viver, enquanto que o molho, apesar de saboroso, só faz com que o sabor das batatas melhore, mas não é extremamente necessário.

O jogo consiste em dar nome às coisas ou imagens exibidas pelos pais. Cabe às crianças decidir se essas coisas se inserem na categoria "batata" ou "molho". Quando for às compras com os seus filhos poderá por em prática esse jogo e decidir nas lojas se aquilo em que vai gastar o seu dinheiro são "batatas" (alimentação, livros escolares, vestuário necessário, etc.) ou "molho"(um chocolate, acessórios de moda, um DVD, etc.).


Veja também: