8 dicas essenciais para lavar e secar roupa em viagem

Lavar e secar roupa pode fazer toda a diferença quando estamos em viagem. Descubra algumas dicas muito simples e úteis para otimizar o processo.

8 dicas essenciais para lavar e secar roupa em viagem
Descubra como manter a sua roupa sempre limpa durante as viagens

Durante uma viagem mais longa, pode ser diícil decidir que quantidade roupa levar. O ideal é levar pouca roupa e ir lavando conforme esta se vá sujando. Mas como manter a roupa limpa e perfumada mesmo em viagem? Deixamos-lhe 8 dicas para lavar e secar a roupa em viagem. Se as seguir, não só vai poupar espaço na mala, como vai poder usar as peças que mais gosta sempre com cheirinho a lavado.


8 dicas para lavar e secar roupa em viagem


Planeie a roupa que vai levar com antecedência

Quando vai viajar, o ideal é levar roupa leve, confortável e, acima de tudo, prática. Faça looks para cada dia, sempre a partir do mesmo conjunto. Aposte em peças de roupa que sequem rápido e que não precisem de ser passadas a ferro. A roupa interior é fácil de lavar e secar, por isso não lhe vai trazer grandes problemas. Caso esteja frio, opte por se vestir com camadas. Os casacos e camisolas de fora não terão de ser lavados com tanta frequência – a menos que apareça alguma nódoa mais feia.



Leve detergente e cabides portáteis

O ideal é levar consigo alguns utensílios e materiais que vão servir para lavar e secar a sua roupa. Claro que, dependendo do destino, o mais certo é encontrar esses materiais no país para onde vai mas, se tiver espaço na mala, pode aproveitar para levar estas coisas de casa. Leve uma garrafa com detergente para lavar a roupa ou sabão rosa, um cabide portátil, que pode encontrar numa loja de desporto/aventura e um saco para ir colocando a roupa suja, para evitar misturar peças limpas com peças já usadas.

 

Lave a roupa durante a noite

Tome banho ao final do dia, antes de se deitar. Assim, pode aproveitar para lavar as peças que usou nesse dia, caso seja necessário. Desta forma, a roupa terá tempo para secar durante a noite e até estará pronta para usar no dia seguinte. Uma dica: lave a roupa interior durante o duche, assim poupa algum tempo.



Retire bem a água

Escolha uma toalha absorvente e coloque a peça que lavou anteriormente sobre a mesma. Depois, enrole a toalha com a peça no interior, pressionando bem à medida que avança. Assim, vai absorver quase toda a água da peça, evitanto que pingue para o chão e ajudando no processo de secagem.



Ponha a roupa a secar em cabides

Lembra-se dos cabides portáteis de que lhe falamos acima? Estes vão servir para que possa por a roupa a secar sem que a mesma fique com muitos vincos. Desta forma, evita que as peças tenham de ser passadas a ferro. Pode também usar os varões das toalhas ou as costas de uma cadeira, caso se esqueça de levar cabides.



Não acumule roupa suja

O ideal é não deixar passar muitos dias até decidir lavar a roupa, para não acumular muita e perder horas nesta tarefa. Já sabe, lave a roupa interior no duche, para economizar tempo e vá lavando a roupa que precisar todos os dias, ou mal ache que uma peça está a precisar de ser lavada.

 

Não viaje com roupa molhada

Se colocar roupa molhada na mala, vai gerar mau cheiro ou criar mofo. Se vir que não tem tempo para que uma peça seque até que tenha de voltar a guardá-la na mala, o ideal é não a lavar ou levá-la vestida. Caso tenha mesmo de lavar as peças e não haja tempo para as deixar secar, opte por colocá-las num saco plástico fechado, e depois sim, pode guardar o saco na sua mala.
 


Leve peças supelentes

Para o caso de não ter mesmo tempo para lavar e secar roupa durante a sua viagem, o ideal é levar, para além dos looks já pensados, mudas de roupa suplentes. Além disso, pode tentar saber de antemão se o hotel onde vai ficar hospedado tem serviço de lavandaria ou se existe alguma lavandaria self-service na zona onde vai ficar. Desta forma, e caso seja mesmo necessário lavar alguma peça, terá soluções alternativas.

Com estas 8 dicas, está preparado para um fim-de-semana prolongado, umas férias de uma semana ou um interrail de um mês. Com menos peças na bagagem, um recipiente com detergente e cabides portáteis vai conseguir fazer magia e andar com a roupa sempre bem lavada e perfumada. Boas férias!

Veja também: