Leite de amêndoas: passo a passo para fazer em casa

É rico em cálcio, controla a diabetes, previne doenças do coração e ajuda a emagrecer. Aprenda a fazer leite de amêndoas em casa e descubra como é tão mais saboroso!

Leite de amêndoas: passo a passo para fazer em casa
É tão mais saboroso e saudável!

Esta poderia ser uma receita exclusiva para os intolerantes à lactose, mas não é. O leite de amêndoas, na verdade, para além de ser muito mais saudável e nutritivo, é também mais saboroso e pode – até – dar um toque extra aos seus pratos e sobremesas, por exemplo. Se ainda não sabe como fazer este leite em casa, tome nota do nosso passo a passo simples e rápido… E renda-se.

Leite de amêndoas x Leite de vaca

Não há qualquer comparação possível. O leite de amêndoas tem vantagens associadas, enquanto que o leite de vaca continua a levantar suspeitas. Para quem é intolerante à lactose ou à soja, por exemplo, a versão feita de amêndoas é a solução ideal e a boa notícia é que o seu sabor é muito mais agradável.

Para além disso, o leite de amêndoas ajuda a emagrecer, a controlar a diabetes (pois tem baixo índice glicémico), previne doenças cardiovasculares, tem pouca gordura, facilita a digestão e combate a prisão de ventre. 100 ml deste leite caseiro tem apenas 66 calorias e , por ser uma bebida rica em cálcio e magnésio, pode ser indicada para prevenir ou tratar casos de osteoporose.

Quem vai gostar do leite de amêndoas?

Este receita é excelente para qualquer pessoa, afinal não fica a dever nada em sabor. Mas, para quem não digere bem o leite comum, é intolerante à lactose, segue uma dieta vegan ou simplesmente quer experimentar algo novo e mais saboroso, esta descoberta pode ser deliciosa.

Como pode usar o leite de amêndoas?

Pode usar o leite de amêndoas como a bebida do pequeno almoço, para fazer batidos e smoothies, ou ainda para usar nas suas receitas favoritas de sobremesas, crepes, panquecas… O limite é a imaginação e as opções são inúmeras. Basta pensar em todas as receitas que levam leite de origem animal e substituir. Esqueça a desculpa do cálcio, pois já vimos que as amêndoas são ricas neste mineral.

Uma boa notícia: esta receita pode ser aproveitada para fazer os mais variados tipo de de leite vegetal, seja de frutos secos (noz, caju, avelã, amêndoas) ou de sementes (aveia, trigo, quinoa, arroz). Vamos ao passo a passo? É rápido e fácil.


Leite de amêndoas: receita simples para fazer em casa

leite-de-amendoas

Ingredientes

1 Litro de Leite
1 Litro de água
200g de amêndoa
Aroma de baunilha – opcional

Modo de preparação

  1. Deixe as amêndoas de molho em água na noite anterior. Deve respeitar um período mínimo de 8 horas.
  2. Na manhã seguinte, escorra as amêndoas e passe por água.
  3. Coloque as amêndoas num liquidificador ou processador de alimentos, adicione a água e, se quiser, junte o extrato de baunilha. Processe por dois minutos.
  4. Coe a mistura com a ajuda de um coador fino ou pano limpo. Exprema o máximo que puder, para obter a maior quantidade possível de líquido.
  5. Reserve o leite de amêndoas numa garrafa de vidro e guarde no frigorífico.
  6. Sempre que for utilizar o leite, agite a garrafa.
  7. Pode adoçar o seu leite com mel, açúcar mascavado ou adoçante, mas basta uma ligeira quantidade.

Está pronto o seu leite de amêndoas caseiro, saudável e com um sabor superior. Pode ainda aproveitar as sobras das amêndoas (que ficaram no filtro ou no pano) para fazer pão ou biscoitos, ou ainda para obter uma farinha. Basta secar no forno (80º) durante, no mínimo, uma hora.

Experimente esta receita de leite caseiro e comprove: o aroma e o sabor são únicos. Sem margem para dúvidas, garantimos que esta é a forma mais saudável de ter o leite no frigorífico.

Veja também: