Como limpar a casa em 25 minutos

Limpar a casa em 25 minutos é possível mesmo que não viva numa kitchenette. Basta seguir os nossos seis passos e está pronto.

Como limpar a casa em 25 minutos
Menos tempo a limpar, mais a ser feliz

Conseguir limpar a casa em 25 minutos, na verdade, é um trabalho diário. Se vai acumular, durante quinze dias, roupa, loiça, tralhas e pó, é evidente que no dia em que decidir colocar tudo em ordem não vai conseguir limpar a casa em 25 minutos. É, não há milagres! 

Apesar da limpeza da casa ser um trabalho de todos os dias, bastam menos de 10 minutos para conseguir ter tudo organizado e, assim, permitir que a limpeza geral seja muito mais rápida. No dia da faxina geral, para conseguir limpar a casa em 25 minutos, só tem que ligar o turbo e seguir estes passos.
 

6 passos para limpar a casa em 25 minutos 


1. Esquema de limpeza

Antes de começar o trabalho é preciso definir um plano de limpeza, ou seja, uma ordem de limpeza, definindo porque divisão começar e, nesta, qual a ordem a seguir. Achamos muito funcional a regra: começar dos fundos para a frente da casa, de cima para baixo e seguindo o sentido dos ponteiros do relógio. Em pouco tempo, já está em modo automático.
 


2. Tudo à mão

Tenha um cesto ou um balde onde deve colocar todos os produtos, esponjas e panos de limpeza que vai precisar. Simplifique e reduza ao mínimo: um detergente mais potente para os quartos de banho, um multiúsos para as restantes divisões e um limpa-vidros. Coloque tudo em frascos com pulverizador, prefira panos microfibras e vai ver que é sempre a andar.
 


3. Ordem de serviço: destralhar

Comece por recolher tudo o que não diz respeito a determinada divisão e guarde no local devido. Com um saco ou cesto, recolha a roupa para lavar, o livro que está no quarto de banho, a caneca esquecida na mesinha de cabeceira, um papel que caiu, os sapatos fora do sítio e o lixo - muito imporante: faça-o a eito, em todas as divisões, antes de começar a limpeza.
 


4. Preparar o espaço

O passo seguinte é ainda mais simples: fazer as camas, aspirar e recolher os tapetes, afastar cortinas, abrir janelas e retirar do chão tudo o que possa ser removido para não atrapalhar a limpeza, como bancos, cadeiras, baús, cestos, etc. 
 


5. Primeiro: aspirar

Sabemos que, normalmente, este passo é apenas depois da limpeza mas reflita connosco: pó, cabelos e pequenas sujeiras acumulam-se no chão, se vai primeiro limpar os móveis e só depois o chão, enquanto se move de um lado para o outro, levanta o lixo do chão para as superfícies que já estão limpas. Faz sentido? Assim, primeiro aspire para no final bastar passar uma mopa seca ou uma esfregona bem torcida.
 


6. Está na hora de limpar

Agora, volte ao início do esquema, pegue nos pulverizadores e comece a limpar. Siga a eito, sempre com o turbo ligado, e limpe todas as superfícies. Se cumpriu os passos anteriores, a sua casa estará quase como uma tela em branco, é só passar o pano e já está.

Cronometrou a corrida? Se ainda lhe sobram uns minutos, encha um balde com água bem quente, um pouco de detergente e passe todo o chão de sua casa.

Veja também: