Como limpar uma panela de cozedura lenta

Com cada vez mais fãs em Portugal, a panela de cozedura lenta é uma ótima aquisição para a sua cozinha.

Como limpar uma panela de cozedura lenta
6 dicas para limpeza do utensílio de cozinha que está a ganhar adeptos

Se já ouviu falar da panela de cozedura lenta, deve ter pensado no quão bom seria acordar de manhã e ter o pequeno-almoço feito ou chegar a casa e ter o jantar preparado. Ora, depois de tudo feito é preciso limpar a panela de cozedura lenta.

6 dicas para limpar a sua panela de cozedura lenta


O que é uma panela de cozedura lenta?

Esta panela elétrica cozinha todo o tipo de alimentos a baixa temperatura e de forma lenta. A comida fica na panela durante 4 a 12 horas em temperaturas que vão dos 79 aos 82 graus.

Como limpar a panela de cozedura lenta?

  1. Comece por remover todos os vestígios de comida da panela. É importante que limpe a panela de cozedura lenta só com a panela já fria.
  2. Se a panela tiver um recipiente cerâmico removível, pode retirá-lo e colocá-lo no fogão para que arrefeça mais rapidamente. Se não puder retirar a parte interior da panela, tenha algum cuidado extra para ter a certeza que está frio.
  3. Limpe a panela com água morna e detergente – sempre com um pano e nunca com uma esponja para não danificar a cerâmica. Se os ingredientes cozinhados contiverem gordura, deixe a panela de molho 5 a 10 minutos, com uma mistura de água morna e detergente.
  4. Não utilize esponjas para limpar a panela para não estragar a superfície cerâmica. Use, em vez disso, um pano macio.
  5. No final passe um pano seco para que não fiquem manchas de água na panela de cozedura lenta.
  6. Se, eventualmente, a panela de cozedura lenta ficar com algumas manchas de água, limpe-as com um pano humedecido com vinagre e depois passe um pano seco.

Veja também: