14 fotos incríveis do lugar mais frio do mundo

Fotos arrepiantes, que quase nos congelam por dentro só de olhar para elas. Entre nesta aventura gelada e descubra qual é o lugar mais frio do mundo.

14 fotos incríveis do lugar mais frio do mundo
As temperaturas podem chegar aos -50 graus

Os seres humanos são criaturas resistentes e trabalhadoras. E se dúvidas tem sobre isso, pois então saiba que no lugar mais frio do mundo poderão provar-lhe isso todos os dias. Falamos da pequena aldeia de Oymyakon, na Rússia, considerada, pela maioria, o lugar mais frio e permanentemente habitado na Terra.

Oymyakon, Rússia: o lugar mais frio do mundo

lugar mais frio do mundo1Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

No inverno, as temperaturas médias são de -50º, com um recorde mínimo registado de -71º, em 1924. Acha que conseguiria sobreviver? Porém, surpreendentemente, no pico do verão, as temperaturas são bastante razoáveis, tendo inclusivamente alcançado os 35º nos últimos anos. É, contudo, sol e calor de pouca duração, já que os meses de inverno são arrasadores e parecem demorar uma eternidade.

lugar mais frio do mundo2Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

O aventureiro e fotógrafo Amos Chapple visitou a aldeia, bem como Yakutsk, o centro da cidade mais próximo, durante cinco semanas, para documentar o quotidiano no local mais frio do mundo e retratar as difíceis condições dos habitantes.

lugar mais frio do mundo3Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

Tinham todos os motivos para serem um povo frio, distante e antipático, porém, Chapple garante que os moradores são amigáveis, com uma mentalidade aberta e que um impecável sentido de moda.

lugar mais frio do mundo4Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

Yakutsk é a porta de entrada para Oymyakon, amplamente considerada a cidade habitada mais fria do planeta. São necessários dois dias para lá chegar, numa viagem feita por caminhos estéreis e isolados.

lugar mais frio do mundo5Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

O fotógrafo ficou preso devido ao gelo durante dois dias e conseguiu hospedar-se numa pousada pequena e isolada, conhecida como “Cafe Cuba”, localizada no deserto gelado, ao longo da estrada. Sobreviveu à base de sopa de renas e chá quente enquanto esperava por outro carro que o fosse buscar e conseguiu, assim, chegar ao destino e documentar o que parece irreal.

lugar mais frio do mundo6Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

“Lembro-me de sentir que o frio estava fisicamente preso às minhas pernas. A outra surpresa foi que, ocasionalmente, a minha saliva congelava em agulhas que se espetavam nos meus lábios”, disse Chapple.

lugar mais frio do mundo7Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

A cidade de Oymyakon define-se como “o pólo do frio” e o significado desta palavra é, ironicamente, “água descongelada”, como referência às fontes termais da cidade que os pastores de renas costumavam visitar.

lugar mais frio do mundo8Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

Para funcionar em temperaturas tão baixas, os carros têm que estar constantemente ligados e, como tal, os postos de gasolina estão abertos 24 horas por dia. Os funcionários trabalham durante duas semanas seguidas, folgando nas duas semanas seguintes.

lugar mais frio do mundo9Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

Os habitantes bebem Vodka com alguma frequência para aguentar as baixas temperaturas. E, no que à comida diz respeito, muito do que comem é peixe cru congelado, como salmão ou peixe branco, e até fígado de cavalo.

lugar mais frio do mundo10Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

Como o solo está muito frio para cultivar vegetais, as pessoas em Oymyakon dedicam-se à criação de animais ou trabalho municipal, como nas instalações de aquecimento da cidade.

lugar mais frio do mundo11Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

Mas é o comércio de diamantes que permite que a região tenha uma economia sustentável.

lugar mais frio do mundo12Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

O fotógrafo sentiu grandes dificuldades no decorrer dos dias de trabalho, até porque o simples ato de tirar uma fotografia se revelava muito complicado. Chapple tinha que suster a respiração para não embaciar as lentes e o próprio equipamento começou a ser afetado pelas baixas temperaturas.

lugar mais frio do mundo13Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

Enterrar os mortos também se torna difícil em Oymyakon devido ao solo congelado. Antes dos enterros, devem ser feitas grandes fogueiras para aquecer o solo.

lugar mais frio do mundo14Fonte: Amos Chapple/Getty Images/Lonely Planet Images

No lugar mais frio do mundo vive-se como noutro lado qualquer, mas sempre de olhos postos nos termómetros.

Veja também: