Este é o lugar mais seguro do avião

Tem medo que ocorra um desastre aéreo enquanto viaja? Saiba que as probabilidades jogarão a seu favor se se sentar no lugar mais seguro do avião.

Este é o lugar mais seguro do avião
Descubra qual o lugar mais seguro do avião

Sabia que existe um lugar mais seguro do avião, ou, na verdade, um bloco de assentos mais seguros?

O meio de transporte aéreo é um dos mais seguros, embora todos tenhamos receios na hora da descolagem, por ser o único veículo cujos acidentes envolvem quedas sobre a terra.

Nos Estados Unidos da América, uma viagem aérea é a forma mais segura de transporte. Em 2016, pelo sétimo ano consecutivo, registaram-se exatamente zero mortes por acidentes de avião em companhias aéreas certificadas pelos EUA.

Contudo, os receios não se evaporam de uma hora para a outra e a questão mantém-se: será que há um lugar que seja mais seguro dentro do avião Poderá depender do tipo de acidentes que podem ocorrer?

A empresa americana National Transportation Safety Board (NTSB) foi mais longe e analisou dados de vários acidentes aéreos americanos com mortes e sobreviventes, desde 1971 a 2007, a fim de comprovar que existem realmente lugares bem mais seguros que outros, quer o avião caia na água, quer colida com a pista.

Fique a saber tudo sobre lugar mais seguro do avião

1º Estudo – Taxas de Sobrevivência em acidentes de avião

taxa de sobrevivencia nos avioesFonte da imagem: Getty Images

Segundo este estudo da NTSB, os lugares atrás do avião, imediatamente a seguir à borda das asas, tinham uma taxa de sobrevivência de 69%, e os assentos na zona das asas tinham 56% de taxa de sobrevivência. Já nos 15% de lugares na frente do avião, tinham  49% de hipóteses de sobrevivência.

Mas a busca pelo lugar mais seguro do avião continuou a ser estudada.

2º Estudo – Taxas de Mortalidade  em acidentes de avião

taxas de mortalidade em acidentes de aviaoFonte da imagem: Getty Images

Em 2015, a conhecida revista TIME fez o seu próprio estudo, analisando dados de 35 anos da empresa americana Administração Federal de Aviação (FAA). A análise acabou por ser reduzida a 17 acidentes ocorridos em 1985.

Este estudo revelou haver mais mortes nos assentos do meio (zona das asas), 39%, 38% de mortes na frente do avião e uma menor taxa de mortalidade nos lugares do fundo do avião, 32%.

Conseguindo ditar que os lugares menos seguros do avião são os lugares no corredor do meio do centro da cabine, onde a taxa de mortalidade foi de 44%. A investigação prosseguiu, a fim de conseguirem informar sobre qual o lugar mais seguro do avião.

Os investigadores da TIME concluíram então que o lugar mais seguro do avião, com uma taxa de mortalidade de 28% são os bancos do meio, na secção traseira, sendo que realmente o tipo de acidente pouco importa e no geral o o lugar mais seguro do avião é mesmo nesta zona.

Se vai voar nas suas próximas férias, reserve o seu voo com toda a segurança na TopAtlântico. Consulte aqui a lista de destinos. 

medidas seguras no aviaoFonte da imagem: Bravo TV

Veja também: