Luz do motor acesa! O que fazer

Tem a luz do motor acesa no painel de instrumentos do seu carro? Saiba o que fazer para apagá-la e prepare-se para gastar umas centenas de euros na resolução.

Luz do motor acesa! O que fazer
Uma luz que acende quando há problemas de injeção

O painel de instrumentos do seu carro tem muita informação, o velocímetro, o conta-rotações, o ponteiro do combustível, também o da temperatura e umas quantas luzes que acendem e apagam quando se liga o carro, tal como os piscas, a luz indicadora dos médios, máximos e também os mínimos - não, não são aqueles amarelos do filme de animação - e ainda as luzes do controlo de tração, do nível do óleo, e uma essencial: a luz do motor.
Com a luz do motor acesa deve ficar alerta e evite adiar a resolução do problema.

Sabia que várias marcas automóveis têm aplicações para smartphones que o ajudam no dia a dia? Estas aplicações funcionam como o manual do seu carro, mas num formato mais leve, com uma navegação simplificada, ou seja mais amigo do utilizador, ou user friendly, terminologia mais usada no mundo tecnológico.
 

O que fazer com a luz do motor acesa

Quando a luz do motor está ligada deve dirigir-se ao seu mecânico pois há um problema com o carro. Ao contrário da luz do óleo, que indica que o nível está baixo, ou a luz dos travões que indica o baixo nível do líquido dos travões, a luz do motor acesa acautela-o de um problema genérico, mas ao passar na oficina, este pode ser descodificado através de uma máquina de diagnóstico.

Ainda assim, deixamos alguns do problemas mais usuais com a luz do motor acesa.
 

Centralina 

Antes de qualquer operação deve fazer um reset à centralina porque pode estar a funcionar com defeito, se após esse reset a luz do motor continuar acesa é que deve procurar noutro local que possa ser a fonte do problema.
 

Sonda lambda 

Esta sonda é um sensor de oxigénio que, de forma muito simples, controla a quantidade de combustível que é enviado para o motor tendo em conta a quantidade de oxigénio presente nos gases de escape. Quando há um problema nesta sonda espere ter a luz do motor acesa.
 

Catalisador 

Este dispositivo tem como objetivo eliminar os gases produzidos pela combustão, ou seja, fazer com que as emissões de CO2 estejam nos limites legais. Quando o rendimento está abaixo do limite espere a luz do motor acesa. A solução? Poderá ter de substituir o catalisador.
 

Válvula EGR 

Esta válvula controla as temperaturas da câmara de combustão e reduz a quantidade de óxidos de nitrogénio, normalmente basta limpar a EGR com a luz do motor acesa. Depois pode seguir viagem.

A luz do motor acesa indica um problema relacionado com a injeção eletrónica, logo deve procurar o problema nos componentes relacionados com a mesma.

A reparação pode chegar  às centenas de euros caso tenha de substituir alguma sonda ou mesmo o catalisador. Há quem diga que ter um carro é pior que ter uma amante, mas o prazer de condução faz com que tudo valha a pena.


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