Publicidade:

Luz do motor acesa: o que devo fazer?

Se reparar na luz do motor acesa, por favor não entre em pânico. Quer saber o que fazer nesses casos? Confira o nosso artigo e descubra a resposta.

Luz do motor acesa: o que devo fazer?
Uma luz que acende quando há problemas de injeção

O corpo humano é uma máquina bem oleada, mas nem mesmo uma vida saudável nos livra de alguns problemas de saúde ao longo dos anos. O mesmo acontece com os automóveis: apesar de uma manutenção irrepreensível, o desgaste é diário (ainda que não conduza diariamente) e o aumento da quilometragem acaba por provocar alguns danos na sua viatura. Em caso de problemas, o painel de instrumentos fará questão de lembrá-lo de que algo está errado. Calma: a luz do motor acesa não significa que o tempo de vida útil do seu carro chegou ao fim.

Na maioria dos casos, a resolução do problema é simples e não implica o gasto de uma enorme quantia de dinheiro. Ao contrário de outros avisos do painel de instrumentos do carro (como é o caso da luz do óleo ou do dos travões), este sinal luminoso indica apenas a existência de um problema que só pode ser diagnosticado corretamente numa oficina.

Assim sendo, não tente adivinhar qual a origem deste aviso: procure o mais rápido possível a ajuda de um mecânico.

Luz do motor acesa: o que fazer?

luz-do-motor-acesa

Vamos por partes: assim que o aviso surgir pela primeira vez deverá desligar o carro e voltar a ligá-lo de seguida. Porquê? Porque o sistema eletrónico voltará a fazer a verificação dos sensores e, em alguns casos, este aviso surge à conta de uma falha momentânea.

Se o aviso persistir com o motor já a trabalhar, leve o carro até um mecânico da sua confiança. Como já dissemos anteriormente, o aviso de luz do motor acesa indica de forma genérica a existência de um problema que só pode ser diagnosticado de forma correta numa oficina.

Caso o sinal persista – já com o motor a trabalhar -, e para evitar danos mais graves, é aconselhável levar o veículo à oficina o mais rapidamente possível, para um diagnóstico preciso.

Luz do motor acesa: quais os motivos?

São vários os motivos que poderão originar este sinal de aviso. Os mais comuns são os seguintes:

  • Velas de ignição em mau estado
  • Erros na Centralina
  • Válvula EGR entupida ou danificada
  • Catalisador entupido
  • Sensor de temperatura danificado
  • Injetores entupidos
  • Sonda lambda (sensor de oxigénio) danificada

São vários os motivos para que o seu carro tenha a luz do motor acesa. Em alguns casos, como é a substituição de uma sonda ou catalisador, poderá ter de despender algumas centenas de euros. Seja qual for o motivo (a não ser que perceba do assunto), procure sempre a ajuda de um profissional habilitado para a resolução deste problema.

Veja também: