As 10 maiores cidades do mundo

Mais de metade da população reside nas maiores cidades do mundo. Saiba quais são e qual a sua tendência de crescimento.

As 10 maiores cidades do mundo
A Índia concentra três das maiores cidades do mundo

As cidades fazem-se de inúmeras valências que as tornam absolutamente irrepetíveis. Uma cidade é caraterizada pelas pessoas, pela arquitetura, pelas lojas, pelos cafés, pelos restaurantes, pelas pessoas que as habitam e por tudo aquilo que é tão intangível e que dá carisma a cada cidade.

Quando falamos nas maiores cidades do mundo, estamos claramente a classificá-las pela densidade populacional. Para quem não sabe, mais de metade da população mundial está distribuída pelas grandes cidade, prevendo-se que em 2050 existam cerca de 23 cidades com mais de 10 milhões de habitantes.


Top 10 das maiores cidades do mundo


1. Tóquio

A cidade de Tóquio, no Japão, é atualmente a maior cidade do mundo, contanto com mais de 36 milhões de habitantes. O Japão é um país que tem vindo a evoluir gradualmente, após ter passado um período recessivo há uns anos a esta parte. Em 2025, prevê-se que este número aumente um milhão.


2. Déli

A Índia surge duas vezes neste ranking, tendo três das maiores cidades do mundo. Em segundo lugar aparece Déli, atualmente com 22 milhões de habitantes. Com a tendência de crescimento que se tem vindo a verificar nos últimos anos, prevê-se que em 2025 Déli atinja os 28 milhões de pessoas a residir na cidade.


3. São Paulo

Em terceiro lugar, essa grande cidade que é São Paulo, no Brasil. São Paulo é um pólo mundial absolutamente fulcral, com excelentes universidades e empresas que recebem pessoas de todo o mundo. Atualmente, regista cerca de 20 milhões de habitantes.


4. Mumbai

De novo para a Índia e embora seja desconhecida de muitas pessoas, surge a cidade de Mumbai. Registando menos umas dezenas de habitantes do que São Paulo, Mumbai também apresenta um um número de habitantes na casa dos 20 milhões.


5. Cidade do México

Da Ásia para a América, vamos desaguar no México, um dos destinos turísticos que se tem afirmado predileto nos últimos anos. A cidade do México contava, segundo dados de 2014, com 19.400 milhões de habitantes. Em 2025, estima-se que este número possa chegar aos 21 milhões.


6. Nova Iorque

Enorme não só pela sua densidade populacional, mas também por aquilo que representa no mundo, Nova Iorque é uma das maiores cidades, com uma população que ronda os 19 milhões de habitantes. Mantendo a tendência de crescimento, em 2025 poderá chegar aos 20 milhões.


7. Xangai

De novo na Ásia surge Xangai, a colossal cidade Chinesa que apresenta números estrondosos. A verdade é que as cidades asiáticas são aquelas que apresentam uma tendência de crescimento populacional mais galopante. Se atualmente Xangai conta com 16 milhões de habitantes, em 2025 poderá atingir os 20 milhões.


8. Calcutá

De novo a Ínida, que já detém três das maiores cidades do mundo. Agora paramos em Calcutá, que regista 15.552 milhões de habitantes. Em 2025, o aumento prevê-se arrasador, somando mais 5 milhões de habitantes aos números atuais.


9. Daca 

Poucas pessoas terão noção, mas Daca, em Bangladesh é das maiores cidades do mundo, com uma população de 14.648 milhões de pessoas.


10. Los Angeles

Em último lugar do top 10, mais uma cidade dos Estados Unidos: Los Angeles. Esta famosa metrópole regista atualmente 13 milhões de habitantes, não tendo grande previsão de crescimento nos próximos anos.


Veja também: