Os maiores fabricantes de automóveis do mundo

Após uma crise que também se fez sentir no setor automóvel, as maiores fabricantes de automóveis do mundo tentam agora reencontrar o caminho.

Os maiores fabricantes de automóveis do mundo
Volkswagen é o maior fabricante de automóveis do mundo

Se há título renhido, é este. A luta das maiores fabricantes de automóveis do mundo pelo primeiro lugar trava-se todos os anos de forma perentória. Se em 2014 a Toyota ainda mantinha o título do maior fabricante de automóveis do mundo, em 2015 o grupo Volkswagen chegou-se à frente e assumiu a sua forte participação no mercado mundial.

O setor automóvel continua a marcar a economia mundial. Saiba quem são as 10 maiores fabricantes de automóveis do mundo.


Top 10 das maiores fabricantes de automóveis do mundo


1. Grupo Volkswagen

Com uma história que remonta a 1937, o grupo Volkswagen é o maior fabricante de automóveis do mundo, assumindo uma participação no mercado de 16,48%.
Dados recentemente divulgados revelam que o grupo, até março de 2015, vendeu cerca de 2.201.555 carros em todo o mundo. Número que revela bem o sucesso da Volkswagen.


Quer saber mais?
Mantenha-se a par das últimas novidades do setor automóvel. Registe-se no E-Konomista. As dicas, as novidades e as melhores soluções de seguros para o seu automóvel.

2. Toyota

Em 2015, aquela que já foi a maior fabricante de automóveis do mundo, passa para segundo lugar. Apesar da excelente posição no ranking, a Toyota foi dos fabricantes que apresentou uma maior queda a nível de vendas.
Atualmente, tem uma participação no mercado mundial que ronda os 15,16%, tendo vendido 2.057.378 carros no primeiro trimestre deste ano.


3. GM Company

A famosa General Motors, com sede nos Estados Unidos, também sofreu uma quebra de vendas no primeiro trimestre. A sua participação no mercado atualmente é de 12,80%, tendo vendido 1.635.803 carros nos primeiros três meses do ano.


4. Hyundai

A empresa coreana Hyundai surge em quarto lugar deste top 10 e traz boas notícias. A fabricante de automóveis melhorou as vendas no primeiro trimestre de 2015, tendo um peso no mercado mundial de 11,71%, com 1.542.592 carros vendidos.


5. Ford Company

O grupo americano Ford tem mais de 100 anos de vida e aparece neste ranking em quinto lugar. No primeiro trimestre do ano, viu as vendas aumentarem significativamente até março deste ano, vincando o seu peso a nível mundial com uma percentagem correspondente a 9,77%.


6. Grupo Nissan

A japonesa Nissan é a sexta maior fabricante de automóveis do mundo, tendo uma participação de 8,47% no mercado mundial. Comparando as vendas do primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo do ano anterior, é percetível que houve um decréscimo na casa dos 3,2%.


7. Honda

A Honda está a crescer e é uma das maiores fabricantes não só de carros como também de motas. Fundada em 1948, a Honda tem um peso de 7,97% a nível mundial, tendo 1.072.770 unidades vendidas no primeiro trimestre de 2015.


8. FCA

O grupo que fabrica os Fiats ou os Chryslers está em oitavo lugar neste top 10. Apesar da sua participação no mercado ser de 7,79%, as vendas no primeiro trimestre caíram cerca de 3% no primeiro trimestre.


9. Grupo PSA

Tem um Peugeot ou um Citroen? Então vai gostar de saber que o grupo PSA apresentou bons resultados no primeiro trimestre do ano, principalmente no mês de março, que registou um aumento de vendas na casa dos 8,5%. O seu peso no setor automóvel mundial é de 4,79%.


10. Suzuki

A Suzuki está em último lugar no ranking das maiores fabricantes de automóveis do mundo e os resultados do primeiro trimestre não são os mais animadores, tendo registado uma queda de 5,3% face ao período homólogo de 2014. Atualmente, a sua participação no mercado é de 5,07%. Apesar de ter um peso maior no mercado que que o Grupo PSA, a Suzuki aparece neste lugar do ranking pelo fato do número de vendas de carros ser inferior.


Veja também: