5 dicas para manter a casa fresca no verão

Com alguns cuidados pode manter a sua casa fresca nos dias quentes de verão. Saiba o que fazer. 
 

5 dicas para manter a casa fresca no verão
Fechar as janelas durante o dia ou ter plantas em casa pode ajudar

O verão de 2016 trouxe o calor, muito calor. Com temperaturas muitas vezes muito acima dos 30º C, este verão tem sido quente. Mas se as temperaturas mais altas convidam a praia ou piscina e atividades ao ar livre, essas mesmas temperaturas podem tornar a sua casa num verdadeiro “forno”. Assim, aqui ficam algumas dicas que podem ajudar a manter a casa fresca no verão.
 

Manter a casa fresca no verão: 5 formas de o conseguir


Mantenha as janelas, estores, persianas, portas/ portadas ou cortinas fechadas

Se quer manter a casa fresca no verão, o melhor mesmo é fechar as janelas, estores, persinas, portas/portadas ou cortinas durante as horas de maior calor. O ideal é que os abra apenas à noite, quando as temperaturas estiverem mais frescas. Desta forma evita que a luz solar e, consequentemente, o ar quente entre diretamente em sua casa e evita aquele “efeito estufa” que parece sentir-se nas casas nos dias de maior calor.
 


Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas ou LED

Outro dos truques que ajudam a manter a casa fresca no verão está no tipo de lâmpadas que usa em casa. Se usa lâmpadas incandescentes está na hora de trocá-las por lâmpadas fluorescentes compactas ou LED. Isto porque as lâmpadas incandescentes não só emitem mais calor, como ainda desperdiçam quase 90% da energia. Se optar por lâmpadas fluorescentes compactas ou LED economiza mais e mantém a sua casa mais fresca. 

 

Abuse das plantas

Sim, ter plantas em casa pode ajudar a manter a casa fresca no verão. Isto porque vão humedecer o ambiente, fazendo com que a temperatura no interior da sua habitação baixe. Tenha o cuidado de escolher plantas que se adaptem bem dentro de casa. O que também pode fazer é colocar plantas nas janelas ou varandas, que irão funcionar como uma barreira à luz solar direta na sua casa. Saiba também como conseguir um jardim incrível vivendo num apartamento




Evite usar o forno ou cozinhar refeições demoradas

Tanto o forno como o fogão emitem calor. Nestes dias de maior calor, o melhor mesmo é evitar usar passar muito tempo com o fogão ligado e, mais ainda, evitar o forno. Porque não apostar antes nos grelhados? Além de saudáveis e saborosos, caem muito bem nestes dias de verão.
 


Aposte em paredes claras

A cor das suas paredes, para além de ter implicações na iluminação natural da sua casa, também pode influenciar a temperatura interior. Há cores que contribuem para o aumento da temperatura das paredes e, consequentemente, podem transmitir mais ou menos calor para o interior da habitação. Cores escuras ou mais fortes absorvem mais luz e geram mais calor. Já as cores mais claras, absorvem menos luz e tornam os ambientes mais frescos.
 


Verão quente, casa mais fresca

Pequenos cuidados como os que lhe sugerimos podem ajudar a tornar a sua casa mais fresca no verão e fazer com que seja um deleite voltar para casa no fim de um dia de calor para aproveitar a frescura do lar.

Veja também: