As marcas desportivas mais valiosas

O desporto é uma indústria com um grande peso na economia mundial. Saiba quais são as marcas desportivas mais valiosas.

As marcas desportivas mais valiosas
É fã de desporto? Sabe quais são as marcas que mais valor têm?
  • A Nike continua a liderar o topo da tabela

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancersA indústria do desporto mundial acarreta das marcas mais conceituadas do mundo. Se falarmos em Adidas ou Nike, quem não conhece? São marcas que, por si só, têm um valor incalculável e que não arrebatam só pessoas ligadas ao desporto. Muitos são os indivíduos por esse mundo fora que acabam por ter, de uma ou outra forma, uma ligação com as marcas desportivas. A modernização das mesmas ao longo dos anos também possibilitou isso. 

Este ano, a Forbes analisou as 40 marcas desportivas mais valiosas do mundo, avaliando principalmente o valor de cada marca num momento específico do tempo de forma a perceber quais foram as marcas que mais cresceram e aquelas que diminuíram. 

Uma vez mais é a Nike que ocupa o primeiro lugar deste ranking, algo que se tem vindo a sedimentar ao longo do tempo. A marca regista um crescimento gradual ano após ano, sendo que, só desde 2007 o valor da marca já cresceu de 7.5 mil milhões para 26 mil milhões de dólares. O que contribuiu para isso? Sem dúvida que o contrato com o Michael Jordan ajudou muito, possibilitando que a Nike dominasse 95% do mercado de ténis de basquetebol nos Estados Unidos.
 

Top 10 das marcas desportivas mais valiosas do mundo em 2015

 

1. Nike

A Nike é indiscutivelmente a marca desportiva mais valiosa do mundo, valendo atualmente 26 mil milhões de dólares, um valor que em muito se destaca das restantes marcas classificadas. Só este ano, a marca cresce 7 mil milhões de dólares face ao ano anterior, conseguindo dominar cerca de 95% do mercado de calçado de basquetebol nos Estados Unidos. 
 

2. ESPN

Em segundo lugar neste top 10 surge a ESPN que vale, atualmente, 17 mil milhões de dólares. Ao que parece, as receitas da ESPN também têm crescido substancialmente nos últimos anos.
 

3. Adidas

A famosa Adidas tem um valor no mercado de 6.2 mil milhões de dólares. Apesar de ter estado a perder mercado para a Nike, há uma forte tentativa de conseguir conquistar o seu lugar no mercado do futebol.
 

4. Under Armour

A Under Armour já conseguiu passar a Adidas no mercado de calçado e vestuário, tendo vindo a crescer a passos largos. Atualmente, é uma marca que vale 5 mil milhões de euros.
 

5. Sky Sports

Quem não conhece a Sky Sports? Para além da marca valer 4.6 mil milhões de dólares no mercado, ainda conta com 5.5 milhões de assinantes que pagam uma média de 38 dólares por mês para ter acesso ao maior canal de desporto da Europa.
 

6. MLBAM

Se há marca desportiva que deu um salto imenso neste ranking é a MLBAM. Se o ano passado o seu valor de mercado era 520 milhões de dólares, este ano o valor disparou para os 2 mil milhões. A contribuir para este crescimento estiveram negócios como o “The National Hockey League”, por exemplo.
 

7. YES

O sétimo lugar das marcas desportivas mais valiosas do mundo vai para a marca YES. Especializada em baseball, a marca já vale atualmente cerca de 1.3 mil milhões de dólares, o que revela um crescimento exponencial face ao ano anterior.
 

8. Reebok

A Reebok é um bom exemplo de uma marca que tem vindo a perder peso gradualmente. Atualmente, o valor da marca é de apenas de 830 milhões de dólares.
 

9. NESN

A NESN teve um crescimento na ordem dos dois dígitos face ao ano passado, valendo atualmente cerca de 700 milhões de dólares.
 

10. UFC

A fechar este ranking está a UFC, que tem feito um trabalho considerável para crescer, direcionando muito do seu investimento na aposta da televisão. Atualmente, vale 460 mil milhões de dólares. 


Veja também: