6 marcas portuguesas de cerveja artesanal e onde encontrá-las

Consegue nomear todas as marcas portuguesas de cerveja artesanal? Certamente que não, pois são quase uma centena. Conheça-as e saiba onde encontrá-las.

6 marcas portuguesas de cerveja artesanal e onde encontrá-las
Conheça o movimento português

Sim, leu bem. Há quase cem marcas portuguesas de cerveja artesanal espalhadas pelo país e que esperam ansiosamente por conhecer todas as casas portuguesas. Algumas já começaram a ser vendidas em grandes superfícies comerciais, outras ainda não possuem dimensão suficiente, mas já se dão a conhecer em festivais. Conheça algumas das marcas que mais têm dado que falar.

6 marcas portuguesas de cerveja artesanal a conhecer e experimentar

Fazer uma pequena lista com algumas marcas portuguesas de cerveja artesanal é sempre uma tarefa injusta, porque nem todas podem figurar neste artigo. O nosso critério prende-se, principalmente, com o sucesso que têm tido, tanto cá dentro como lá fora. Mas se quiser conhecer a lista com todas as marcas portuguesas de cerveja artesanal, basta aceder ao site oficial.

Dois Corvos (Lisboa)

Numa altura que a cultura cervejeira em Portugal ainda começava a dar os primeiros passos, a Dois Corvos foi uma verdadeira impulsionadora de todo o movimento craft beer – e ainda bem! A marca está sediada em Lisboa e até já possui um “tap room”, um local onde os interessados podem beber uma cerveja junto ao local onde esta é produzida.

dois corvos

Praxis (Coimbra)

A cidade dos estudantes tem uma forte tradição no que diz respeito à produção e ao consumo de cerveja. Bem perto da margem do Mondego, sempre de olhar fixo na famosa Cabra, reside a tão conhecida Praxis. Uma cerveja com alma coimbrã que, à semelhança do fado da cidade, encanta quem ousa provar.

praxis

Oitava Colina (Lisboa)

Lisboa é a cidade das sete colinas, mas tem agora mais uma. A colina da Graça esconde-se por trás do Castelo de S. Jorge e até passa despercebida a quem chega a Lisboa pelo mar, mas não é menos importante por causa disso. É lá que fica a fábrica da Oitava Colina e onde é produzida a Urraca Vendaval, a cerveja nacional mais bem pontuada no Untappd.

oitava colina

Post Scriptum (Trofa)

A Post Scriptum – PS, para os amigos – é produzida no concelho da Trofa, no distrito do Porto. Nasce pelas mãos de um dos mais conceituados e respeitados mestres cervejeiros do país: Pedro Sousa. São mais de 20 anos de experiência e até um estágio em produção de cerveja na Alemanha… É fácil de perceber porque é que as cervejas que produz são tão boas, certo?

ps

Letra (Braga)

A, B, C, D… A de Weiss, B de Pilsner, C de Stout e D de Red Ale. São estes os nomes de algumas das cervejas produzidas pela Letra, uma marca portuguesa sediada em Vila Verde, no distrito de Braga. O facto de a marca ter surgido naquela vila não é fruto do acaso… Vila Verde é uma terra com tradição de plantação de lúpulo há mais de 30 anos. O resto é o que se bebe.

letra

Maldita (Aveiro)

Na cidade em que o salgado do sal contrasta na perfeição com o doce dos ovos-moles nasce também uma das cervejas mais saborosas do país. Pelas mãos do mestre cervejeiro Gonçalo Faustino, a Maldita tem conquistado inúmeros corações por esse país fora e ainda algumas medalhas em concursos internacionais.

maldita

Onde encontrar


O número de casas que disponibiliza marcas portuguesas de cerveja artesanal tem vindo a crescer ao longo dos anos mais recentes. Para além dos “tap rooms” que as próprias fabricantes têm criado, há espaços próprios que se têm dedicado à venda de cerveja artesanal.

Em Lisboa há, por exemplo, a Cerveteca. Já no Porto, fica sempre bem uma visita ao Catraio. Nada como utilizar o mapa BeerSpot para perceber onde ficam os melhores spots para beber cerveja.

Veja também: