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Marketing Pessoal: Dicas para se destacar na entrevista de emprego


Uma entrevista de emprego não é mais que uma “campanha” em que o candidato se autopromove através do chamado marketing pessoal. Veja como.

Marketing Pessoal: Dicas para se destacar na entrevista de emprego
Sabe o que é o marketing pessoal? Se não sabe, então continue a ler.

Por esta altura deve estar a perguntar-se de que forma pode o marketing pessoal influenciar o seu sucesso numa entrevista de emprego?! Pois bem, deixe que lhe diga, que a resposta certa é: em tudo!

Como já aqui falamos em diversas ocasiões, nem só de um bom Curriculum Vitae (CV) e uma carta de apresentação apelativa é feito o sucesso numa entrevista de emprego. A sua atitude durante a entrevista pode ser o seu maior trunfo para ser bem-sucedido na procura de emprego. É aqui que entra o marketing pessoal.


O que é o marketing pessoal?

O marketing pessoal pode facilmente ser definido como a estratégia de autopromoção do candidato e que pode aumentar as hipóteses de ser recrutado.
De forma resumida, pode dizer-se que o marketing pessoal é a estratégia que um candidato a emprego desenvolve de forma a estabelecer e/ou desenvolver contactos profissionais e destacar as suas características ou competências profissionais. É através desta que o candidato pode “cair nas boas graças” dos recrutadores.

Entre as principais vantagens de ter uma boa estratégia de marketing pessoal definida, pode enumerar-se se a possibilidade de ter uma boa rede de contactos e uma boa capacidade de comunicação, que consequentemente criam um impacto positivo na imagem que projeta de si mesmo e lhe permite destacar-se.


Como funciona?

Em boa verdade, uma entrevista de emprego é uma campanha de autopromoção dos candidatos, em que o candidato dá o seu melhor para convencer o empregador de que é o candidato ideal. Isto é marketing pessoal.

Fazendo uma análise puramente comercial: o candidato assume a forma de um produto que deve ser atrativo para as empresas e como tal, através do marketing pessoal, evidencias os seus pontos fortes e mais-valias.

O processo de procura de emprego é imensamente complexo e requer trabalho e dedicação. Um dos pontos altos deste processo é a entrevista de emprego, que (por si só) significa que o seu CV já deu nas vistas entre os demais. Por isso na hora de entrar na entrevista de emprego, garanta que está bem preparado e ponha “em jogo” o seu marketing pessoal.

Dicas para criar uma boa estratégia de marketing pessoal

Nunca é demais repetir: a preparação é fundamental para que seja bem-sucedido numa entrevista de emprego. Só assim poderá estar apto a reagir a qualquer pergunta que lhe possam colocar, sem hesitações. Quanto melhor preparado estiver, mais confiança vais transmitir e, consequentemente, melhor será a sua autopromoção.

Antes de qualquer entrevista faça este exercício. Pense na sua estratégia de marketing pessoal. Basta que crie uma espécie de checklist, com requisitos que deve preencher (algo a que possa chamar o seu plano de marketing pessoal).

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Deixamos-lhe aqui alguns dos pontos que deve incluir:


1. Confiança

Ter uma postura confiante é essencial para ser bem-sucedido na sua entrevista de emprego. Lembre-se que quer projetar uma imagem positiva de si enquanto profissional. Nenhum recrutador vai querer selecionar alguém inseguro.


2. Cuidado com a sua imagem

A primeira impressão que os seus recrutadores vão criar de si estará inevitavelmente relacionada com a sua imagem. Por isso tenha cuidado com a roupa que escolhe para a entrevista de emprego. Escolha algo que o deixe confortável, mas adequado à ocasião.


3. Interesse na empresa e posição a que se candidata

Enviar CV foi uma escolha sua, por isso revele interesse nas funções, na atividade da empresa, etc.


4. Clareza na comunicação

A forma como comunica e interage com os seus recrutadores é fundamental, já que pode ser indicativa de várias características da sua personalidade, nomeadamente a sua confiança (ou a falta dela). Seja assertivo nas suas declarações e demonstre-se seguro dos seus objetivos profissionais.


5. Respeito pelos entrevistadores

Se entrou bem na entrevista, saia ainda melhor. Antes de terminar, despeça-se dos seus recrutadores e agradeça o tempo que dedicaram para o receber.

Para garantir um bom marketing pessoal é essencial que esteja seguro das suas escolhas e dos seus objetivos profissionais. Tendo estes dois pontos assegurados, o resto vai certamente fluir com naturalidade.


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