7 dicas para melhorar o desempenho de um motor diesel

Existem algumas práticas e ajustes para melhorar o desempenho de um motor diesel no automóvel. Deixamos aqui 7 dicas para o ajudar.

7 dicas para melhorar o desempenho de um motor diesel
Saiba como otimizar o desempenho de um motor a diesel

Um​ carro com​ motor diesel tem especificidades que requerem cuidados e ajustes apropriados para potenciar o seu nível de rendimento. Através da mudança de algumas peças e de uma constante e correta manutenção do veículo, ​pode conseguir melhorar o desempenho de um motor diesel.

​Para maximizar o desempenho de um carro com motor diesel, pode começar por aprender bons hábitos de condução. Evite acelerações ou travagens bruscas, pois estas aumentam o consumo de combustível. Outro dos conselhos passa por utilizar a mudança correta na velocidade a que o veículo circula.

Se possível, encontre uma velocidade moderada, sem que o carro esteja em esforço e ligue o cruise control, se o veículo tiver este equipamento. Caso não tenha, tente manter uma velocidade constante.

Como ​melhorar o desempenho do motor diesel do seu veículo

1. REALIZAR REVISÕES ​PERIÓDICAS

Um motor a gasóleo necessita de uma manutenção e revisão periódica dos componentes envolventes (o número de quilómetros depende do automóvel)​.

Como tal, a mudança de todos os filtros do carro, segundo o regulamentado pela marca, previne problemas futuros e garante o bom desempenho do motor. Pode ainda substituir esses mesmos filtros por uns de alta performance. Essa mudança garante que os fluídos e o ar são filtrados de forma mais eficaz, melhorando o desempenho do automóvel.​

Um dos sistemas que requer alguma atenção é o sistema de combustível. Caso note que este não está a funcionar corretamente, deve proceder à sua substituição o mais rápido possível. Este sistema é conhecido por causar problemas na entrega do combustível através do sistema de injeção.

revisao carro

2. SUBSTITUIR O COMPUTADOR DE BORDO​ E OS MÓDULOS DE DESEMPENHO​

Ao substituir o computador de bordo do seu automóvel (quando adequado) por um de alta performance, irá libertar mais potência para o motor diesel. Desta forma, poderá reduzir o consumo do combustível e do desgaste dos componentes à volta do motor.

No caso dos módulos de desempenho, estes aumentam até 35% o rendimento do motor diesel. Como tal, substituir estes módulos é uma possibilidade vantajosa para aumentar a potência de um carro a diesel. Contudo, deve ter em atenção que ao substituir os módulos de desempenho, pode aumentar o consumo de combustível em cerca de 10%.

 ​​3. Reprogramar a centralina

Outr​a dica para melhorar ​o desempenho​ ​do motor diesel do seu automóvel passa por reprogramar a centralina​. Trata-se de uma intervenção técnica, simples e segura, ​mas ​que deve ser efetuada ​em oficinas e através da qual se pode obter ganhos de cerca de 30% nos valores de potência declarados de fábrica ou 35% nos valores de binário máximo.​

​4. SISTEMA DE AR FRIO

O desempenho em asfalto melhora através da instalação de um sistema de ar frio. Assim, o ar que é bombeado para o motor é mais frio do que o ar que se encontra dentro do mesmo, aumentando a taxa de combustão do motor diesel. A performance pode melhorar até 20% com esta alteração.​

injetores motor carro

​5. ALTERAÇÃO DOS INJETORES DE COMBUSTÍVEL

​Para que um motor diesel tenha uma maior potência é importante que os injetores de combustível estejam atualizados. Ao fazer esta atualização vai, automaticamente, aumentar a potência no motor. Como tal, o poder de arranque será superior e conseguirá absorver uma maior eficácia e eficiência do motor a gasóleo.

Como acontece com a mudança do computador de bordo, também com esta alteração iremos reduzir o consumo de combustível, explicado pela maior capacidade de resposta do carro em estrada.​ ​​Existem vários tipos de injetores de combustível diesel ​à venda no mercado, mas deve escolher aquele que melhor se adapta à marca e ao modelo do seu ​automóvel.

​6​. INSTALAÇÃO DE UM BOM SISTEMA DE ESCAPE

Com a instalação de um bom sistema de escape, o carro irá libertar uma quantidade superior de gás pelo tubo. A vantagem desta alteração passa por ajudar a manter as temperaturas baixas, não esforçando tanto o motor.

É ainda de referir a necessidade de colocar um sistema de escape com especificações ajustadas à marca e modelo, para conseguir uma maior eficiência do combustível, dos níveis de ruído, da capacidade de resposta em acelerações e, como consequência, aumentar o tempo de vida útil do motor diesel.

7. Mudar o intercooler

Nos motores turbodiesel, o intercooler otimiza o desempenho da mecânica. Este pequeno componente, que parece um radiador, tem como objetivo baixar a temperatura do ar comprimido. Desta forma, com mais frio, o ar torna-se mais denso, o que permite aumentar a potência através do combustível, já que vai haver mais oxigénio.​​

Veja também: