5 Dicas para melhorar o desempenho de um Motor Diesel

Existem algumas práticas e ajustes para otimizar o desempenho de um motor diesel no automóvel. Deixamos aqui cinco dicas para o ajudar.

5 Dicas para melhorar o desempenho de um Motor Diesel
Descubra 5 dicas para otimizar o desempenho de um motor diesel automóvel.

Um motor diesel tem especificidades que requerem cuidados e ajustes apropriados para melhorar o seu desempenho. Através da mudança de algumas peças e de uma constante e correta manutenção do veículo, certamente verificará um melhoramento do nível de rendimento do motor do seu automóvel.
 
Ficam aqui 5 dicas que o ajudarão a usufruir do motor diesel do seu veículo.
 

1 – Realizar revisões periodicamente

Um motor a gasóleo necessita de uma manutenção e revisão aos componentes envolventes periodicamente (número de quilómetros depende do automóvel), pelo que a mudança de todos os filtros, segundo o regulamentado pela marca, previne problemas futuros e garante o bom desempenho do motor. Ainda poderá substituir esses mesmos filtros por uns de alta performance. Essa mudança garante que os fluidos e o ar são filtrados por um elemento superior, melhorando consequentemente o desempenho do automóvel.
 

2 – Substituir computador de bordo

Ao substituir o computador de bordo do seu automóvel (quando adequado) por um de alta performance, irá libertar mais potência para o motor diesel. Desta forma, poderá reduzir o consumo do combustível e do desgaste dos componentes à volta do motor.
 

3 – Sistema de ar frio

O desempenho em asfalto melhora através da instalação de um sistema de ar frio. Assim, o ar que é bombeado para o motor, é mais frio do que o ar que se encontra dentro do mesmo, aumentando a taxa de combustão do motor diesel. A performance pode melhorar até 20% com esta alteração.
 

4 – Alteração dos injetores de combustível

Através da alteração e atualização dos injetores de combustível irá, automaticamente, aumentar a potência no motor. Como tal, o poder de arranque será superior e conseguirá absorver uma maior eficácia e eficiência do motor a gasóleo. Como acontece com a mudança do computador de bordo, também com esta alteração iremos reduzir o consumo de combustível, explicado pela maior capacidade de resposta do carro em estrada.
 

5 – Instalação de um bom sistema de escape

Com a instalação de um bom sistema de escape, o carro irá libertar uma quantidade superior de gás pelo tubo. A vantagem desta alteração passa por ajudar a manter as temperaturas baixas, não esforçando tanto o motor. É ainda, de referir, a necessidade de colocar um sistema de escape com especificações ajustadas à marca e modelo, para conseguir uma maior eficiência no gasto do combustível, dos níveis de ruído, da capacidade de resposta em acelerações e consequentemente, aumentar o tempo de vida útil do motor diesel.
 
Veja também: