Os 5 melhores destinos de fim de semana na Europa

Se procura destinos de fim de semana na Europa, temos 5 sugestões imperdíveis para si: descubra aqui as melhores capitais para passar dois dias memoráveis.

Os 5 melhores destinos de fim de semana na Europa
Dois dias de diversão nas principais capitais do velho continente

Podíamos apresentar um extenso leque de sugestões para destinos de fim de semana na Europa, incluindo algumas cidades e locais fora dos circuitos turísticos e, portanto, menos conhecidos do grande público. No entanto, desta vez decidimos focar-nos mesmo nas principais capitais, aquelas que todos desejam conhecer e às quais quem já conhece deseja regressar. Assim, siga-nos nesta breve viagem por aqueles que são quase unanimemente considerados os 5 melhores destinos de fim de semana europeus.
 

OS 5 MELHORES DESTINOS DE FIM DE SEMANA NA EUROPA

 

1. PARIS (FRANÇA)

Paris

Não se pode pensar nos melhores destinos de fim de semana europeus sem considerar a Cidade Luz. Paris é, inquestionavelmente uma das mais belas cidades do planeta, que deixa apaixonados permanentes em todos os que a visitam. Basta um breve passeio para perceber que vamos encontrar destinos inesquecíveis, encadeados uns nos outros: da Notre Dame ao Arco do Triunfo, dos pitorescos cafezinhos em cada esquina à onda de artistas que forra as margens do Sena. Isto para não falar da herança histórica, cultural e artística absolutamente inultrapassável.

De entre os muitos marcos que não pode mesmo perder, destacámos a óbvia e imponente Torre Eiffel, emblema cívico por excelência e perdição de todos os que visitam a cidade; depois segue-se a Place des Vosges, a mais antiga praça de Paris, considerada por muitos a mais bela, com o seu acolhedor parque e elegante arcada de espaços comerciais; por fim, um passeio pela intensa Rue Montorgueil, localizada numa das zonas mais trendy da cidade, levá-lo-á às mais sedutoras e profícuas lojas gastronómicas, bem como aos mais elegantes e boémios cafés e restaurantes.

A nossa recomendação: não podíamos deixar de insistir numa visita ao imenso e impressionante Louvre, lar da famosa Mona Lisa e símbolo incontornável da capital francesa. Seja ou não um profundo amante de arte, este é mesmo um destino que não pode perder.

 

2. LONDRES (INGLATERRA)

Londres

Da lista das capitais que aqui apresentamos, esta é provavelmente a mais moderna, cool e cosmopolita de todas! Assegurando um local de destaque para a sua história e tradições insuperáveis, Londres consegue ainda atrair a si um interessante leque de visitantes, com os mais diversos gostos e interesses. A razão? A sua ampla e variadíssima oferta artística, cultural e comercial, entre outras. Ainda que se limitasse a visitar o Palácio de Buckingham, a National Gallery, a Torre de Londres e o Hyde Park, a viagem já teria valido a pena.

Afastando-nos um pouco dos locais óbvios, as nossas sugestões passam por uma visita à Christ Church, em Spitalfields, um exemplo do melhor estilo barroco inglês e um excelente local para ouvir um concerto de música clássica; de seguida, temos o Museu da Ciência onde, entre inúmeros pontos e exposições de interesse, poderá ver a mais antiga locomotiva a vapor e a cápsula original do Apollo 10; por fim, mais um museu: o Sir John Soames, que se assemelha a uma casa de diversões, onde os seus sentidos serão constantemente postos à prova. Divirta-se!
 
A nossa recomendação: Portobello é uma rua do bairro de Notting Hill, onde todos os sábados se realiza o mais famoso e frequentado mercado de Londres: o Portobello Road Market, famoso sobretudo pelas antiguidades e roupas em segunda mão. Além das inúmeras oportunidades de compra, este mercado é imperdível pelo ambiente absolutamente descontraído, boémio e divertido que oferece aos visitantes. 

 

3. ROMA (ITÁLIA)

Roma

Capital do país mais romântico e sedutor do mundo, Roma não poderia deixar de integrar a lista dos melhores destinos de fim de semana europeus. Apesar de ser uma cidade moderna e intensa, nenhuma outra evoca e preserva como ela o seu passado. Prepare-se para uma visita recheada de inacreditáveis tesouros arqueológicos e vestígios de uma história com mais de 2.500 anos: do Coliseu, o maior anfiteatro construído pelo Império Romano, à Fonte de Trevi, com a sua imponente beleza barroca, são inúmeros os destinos ao seu dispor.


As nossas sugestões, que procuramos manter originais, passam por uma visita à igreja Santa Maria Della Vittoria, famosa pela sumptuosa decoração barroca da Cappella Cornaro; de seguida, uma deslocação ao Palazzo Doria Pamphilja, um espetacular palácio familiar que evidencia a faceta aristocrática de Roma; e, por fim, mais uma igreja, a de Santa Pudenziana, na qual o principal ponto de interesse são os opulentos mosaicos que representam “Cristo ensinando os apóstolos”. 

A nossa recomendação: com tanta e tão majestosa oferta, por vezes a visita pode tornar-se um pouco assoberbante. Assim, o que sugerimos é que se renda ao dolce fare niente italiano: limite-se a passear por uma das belas piazzas ou escolha um elegante caffè no Campo de Fiori e entregue-se à indulgência, enquanto absorve o ambiente.

 

4. VIENA (ÁUSTRIA)

Viena

Esta é uma das grandes capitais europeias, cujas características memoráveis a distinguem das principais rivais. Apesar de o Império Austro-húngaro já não existir, as recordações associadas ao mesmo estão ainda bem presentes na cidade, que se dedica a preservar as suas tradições. A nível cultural, o legado de grande vultos como Beethoven, Mozart, Strauss, Schubert e Klimt asseguram que as glórias do passado não caem no esquecimento.

Viena é um destino de fim de semana incontornável, uma vez que aí se pode usufruir de um estilo e elegância incomparáveis, enquanto nos imergimos num caráter arquitetónico absolutamente único e coeso. Na cidade que é considerada “o coração da música mundial”, a nossa primeira sugestão teria de passar por uma visita à State Opera ou Musikverein; de seguida destacamos o  principal museu da Áustria, o Kunsthistorisches, com a sua inestimável coleção de Rembrandt, Rubens, Ticiano, etc.; por fim, não dispensamos uma referência à Hofbibliothek, uma das mais imponentes bibliotecas barrocas do mundo.

A nossa recomendação: apesar das inúmeras atrações que a cidade põe à disposição dos viajantes, não podemos deixar de recomendar que desfrute do verdadeiro sabor de Viena num dos seus muitos cafés históricos. Se tivéssemos de destacar apenas um, seria o opulento e incomparável Cafe Landtmann.

 

5. MADRID (ESPANHA)

Madrid

A capital espanhola é provavelmente a mais vibrante e festiva de todas, fazendo questão de celebrar a vida intensamente, 24h por dia. Um centro cosmopolita, urbano e moderno, Madrid equilibra um infindável apetite pela cultura, arte, música e qualquer outro tipo de prazer com a necessidade de preservar as suas tradições. Além dos pontos turísticos óbvios, como a Puerta del Sol e a Plaza de Cibeles, qualquer visita à cidade deve incluir um passeio pelo centro da mesma, na parte antiga, entre o Palácio Real e o Parque del Buen Retiro.

As nossas sugestões começam precisamente no Palácio Real, um edifício com uma presença absolutamente imponente e 2.800 opulentas divisões; a não perder são também dois dos mais famosos e carismáticos museus da cidade: o Centro de Arte Reina Sofia, com a sua coleção de grandes mestres contemporâneos, como Miró, Picasso e Dalí; e o Museu do Prado, um ícone de Madrid, cujos principais tesouros são as obras dos 3 grandes mestres espanhóis, El Greco, Velázquez e Goya.

A nossa recomendação: não deixe de se deliciar com a mais famosa especialidade gastronómica da cidade: o cocido madrileño, uma espécie de ensopado com grão de bico, carne, verduras, legumes e enchidos. Apesar de estar disponível em praticamente todos os restaurantes da cidade, este prato forte e de sabores intensos deve ser degustado numa das muitas tavernas antigas da capital. 



Sabemos que existem muitas outras capitais europeias dignas de um lugar nesta lista dos melhores destinos de fim de semana. No entanto, após extensa análise, esta foi a nossa escolha para o top 5. Esperamos que concorde connosco e que, dentro das sugestões apresentadas, consiga encontrar aquela que mais o vai satisfazer para a sua escapadinha de 2 dias. Boa viagem e divirta-se!
 

Todas as dicas e promoções de Viagem na subscrição da nossa Newsletter


Veja também: