5 dos melhores destinos para fazer viagens de barco

Para si, que gosta da ondulação do mar, do vento no cabelo e de horizontes deslumbrantes, selecionámos 5 dos melhores destinos para fazer viagens de barco. 

5 dos melhores destinos para fazer viagens de barco
Cenários inesquecíveis, um pouco por todo o mundo.

Fazer viagens de barco é dos grande prazeres de quem aprecia a verdadeira liberdade, temperada com a dose certa de aventura e risco. Se é um dos apaixonados pelo mar, que valoriza mais do que tudo o cheiro do sal, o vento a despentear os cabelos e a sensação de embalo causada pelas ondas, então este artigo é para si. À vela ou em barco a motor, apresentamos-lhe a nossa seleção de 5 dos melhores destinos do mundo para quem aprecia uma fabulosa viagem de barco.
 

5 DOS MELHORES DESTINOS DO MUNDO PARA VIAGENS DE BARCO

 

1. CARAÍBAS

Quando se fala em viagens de barco, este é indubitavelmente e de longe o destino mais popular, atraindo quase dois terços dos viajantes marítimos. Aqui poderá encontrar inúmeros locais com forte apelo para este tipo de turista: Santa Lúcia, com formações naturais tão impressionantes como as Pitons; as Tobago Cays, ideais para quem aprecia mergulho e snorkeling; e outro dos grandes tesouros das Caraíbas, Belize, com o seu recife mundialmente famoso.

No entanto, nesta zona não podemos deixar de destacar as Ilhas Virgens Britânicas, a região que mais marinheiros, mergulhadores e pescadores consegue seduzir, com o seu clima tropical de ventos constantes e temperatura moderada mesmo durante o inverno, os fabulosos destroços de trágicos naufrágios e a rica e variada fauna marinha. Para quem gosta de relaxamento e diversão, a proximidade entre as paradisíacas ilhas, os legendários bares de praia, a envolvente música local e a fabulosa qualidade do serviço são também inacreditavelmente tentadores.

 

2. TAILÂNDIA

A chamada “Terra dos mil sorrisos” é absolutamente sedutora, garantindo quem já lá esteve que se visita uma vez e se fica para sempre a ansiar lá voltar. Se decidir viajar de barco pela Tailândia, acreditamos que a experiência será ainda mais inesquecível: vai encontrar e poder explorar algumas das mais belas e famosas praias do mundo, sob uma perspetiva completamente diferente. 

Além disso, neste país de contrastes, garantimos-lhe que vai conseguir descobrir pelo menos meia dúzia de lugares que parecem ter sido criados especialmente para si, quer deseje dançar e divertir-se ou relaxar descontraidamente enquanto se bronzeia. Este é mesmo um daqueles destinos absolutamente imperdíveis!

 

3. AUSTRÁLIA

A Grande Barreira de Coral, sendo o maior parque marinho do mundo e um dos mais populares destinos de férias de sempre, pode gabar-se de possuir também algumas das águas mais fabulosas da nossa lista para viagens de barco. Com as suas deslumbrantes ilhas, pitorescas linhas costeiras, coloridos corais e abundante vida marítima, esta região é um paraíso, não só para quem valoriza paisagens e beleza natural, mas também para os aficionados de desportos como mergulho e snorkeling.

Mas a Austrália oferece paisagens e atrações bastante mais diversificadas a quem viaja de barco: vistas cosmopolitas que podem incluir a Sidney Opera House, intensas experiências envolvendo a cultura indígena e animais selvagens e visitas a zonas mais tropicais e turísticas. A oferta parece não ter fim, a escolha é que será só sua.

 

4. GRÉCIA

A Grécia possui entre 1200 a 6000 ilhas, que parecem ter sido criadas especialmente para quem gosta de viajar de barco! A sua beleza natural é absolutamente incomparável e já foi retratada mais de 1 milhão de vezes em filmes, postais e brochuras turísticas: alguns dos mais fabulosos pores-do-sol do mundo, pitorescas e sedutoras aldeias brancas e o mar de um azul tão intenso que quase desafia os nossos sentidos. Mas nada se compara à realidade, ao que se encontra e se experimenta uma vez lá!

Tendo presente a incrível quantidade de ilhas disponíveis, saiba que cada uma tem um caráter único e muito distintivo, pelo que cada porto vai parecer fresco e diferente, quase como se já não fizesse parte do mesmo país. Aproveite para ficar a conhecer cada local onde história e mito se encontram, para apanhar o máximo de sol possível e para desfrutar da mundialmente famosa vida noturna. Resta-nos apenas sublinhar que, ao explorar este universo por mar, vai-lhe ser possível entrar em contato com uma versão da realidade grega que nunca chegaria a conhecer de outra forma.

 

5. CROÁCIA

Trancada por trás da Cortina de Ferra a maior parte da segunda metade do séc. XX, esta linha costeira do Mar Adriático, plena de história veneciana e romana, revelou ser um verdadeiro tesouro para quem gosta de viajar de barco. Favorecendo o acesso a belíssimas praias, a colinas verdejantes e a algumas das mais charmosas cidades europeias, e com os impressionantes Alpes Dináricos a assegurarem o devido resguardo contra olhares indiscretos, esta atividade está a tornar-se cada vez mais popular.

Da Costa da Dalmácia, senhora de uma beleza natural inacreditável, vamos destacar as suas ilhas, que oferecem incríveis vistas resguardadas do paraíso náutico que é o Parque Nacional Kornati, e a cidade de Split, que só pode ser caracterizada como sendo fabulosa. Esta é uma face bastante diferente da velha Europa, que ganha ainda mais encanto e beleza quando visitada a partir do mar.


Fazer viagens de barco permite conhecer, de forma simultaneamente romântica e aventureira, alguns dos mais belos destinos do mundo. Quer prefira barcos à vela ou a motor, que seja um apaixonado da pesca ou de inesquecíveis passeios, nós deixamos-lhe aqui as nossas preferências de entre a vasta oferta dos roteiros mundiais. É só entrar na água a partir!
 
Se sempre sonhou fazer um cruzeiro na reforma, este PPR é para si.

Veja também: