Publicidade:

As 11 melhores praias do norte de Portugal

Estas são as melhores praias do norte de Portugal, fique a conhecer as suas particularidades e escolha qual destas será a "sua praia" neste verão.

As 11 melhores praias do norte de Portugal
Alternativas inacreditáveis às praias do sul do país

Tem curiosidade em saber quais as melhores praias do norte de Portugal e poder visitá-las neste verão? Reunimos as 11 praias que mais se destacam no norte do nosso país, tanto pela sua natureza, como pelas suas infraestruturas ou pelas condições que oferecem para a prática de atividades náuticas. Fique a conhecê-las.

Estas são as 11 melhores praias do norte de Portugal


1. Praia da Madalena, Vila Nova de Gaia

Uma das melhores praias do norte de Portugal é a Praia da Madalena, em Vila Nova de Gaia. Esta praia conquista corações pelas formações rochosas que espreitam por entre as ondas, pelas suas dunas protegidas e pelos passadiços de madeira que delimitam.

Para quem aprecia atividades físicas junto à praia, esta praia e as praias vizinhas dispõem de uma ciclovia, ideal para quem gosta de correr, andar de patins, bicicleta, etc. mesmo ao pé da praia.

Nas imediações encontrará muitas esplanadas, bares e restaurantes animados, pelo que poderá passar um dia completo aqui sem se cansar de praia. Sugerimos que faça uma corrida e se refresque depois no mar ou com um refresco dos bares locais.

2. Praia do Cabedelo, Viana do Castelo

cabedeloFonte: Commons/Manuel de Sousa

O vento joga a favor da Praia do Cabedelo, outra que consideramos ser das melhores praias do norte de Portugal. Pela sua proximidade à cidade de Viana do Castelo, esta praia atrai, já de si, muitos visitantes, contudo, é o vento que lhe confere a oportunidade de oferecer aos seus visitantes as condições ideais para a prática de atividades náuticas, como o windsurf e o kitesurf.

Com boas infraestruturas, esta praia é amiga das famílias, uma vez que as suas águas são tranquilas e os pontões ajudam a acalmar o mar em dias de maior agitação marítima. Desfrute desta praia com a sua família, sem preocupações de maior, ou, caso seja o caso, aproveite ao máximo as condições que esta põe ao seu alcance, nomeadamente para a prática de atividades náuticas.

3. Praia de Mindelo, Vila do Conde

A Praia do Mindelo é, sem dúvidas, outra das melhores praias do norte de Portugal. Esta é uma praia magnífica, com 2km de areal de areias graníticas. Esta é uma praia muito procurada no verão, não só pela sua localização, mas também pela sua qualidade a nível paisagístico. Uma vez neste local, considere também apreciar as espécies protegidas habitantes na Reserva Ornitológica do Mindelo.

4. Praia da Azurara, Vila do Conde

azuraraFonte: Commons/Carlos Cunha

Bastante procurada por jovens, esta praia contém bares de apoio à praia com esplanadas muito convidativas e bom ambiente. Desfrute de um areal extenso protegido pelas dunas e suba aos passadiços sobre as mesmas para as poder contemplar e fotografar. Se aprecia animação noturna, será feliz nas redondezas da Praia da Azurara.

5. Praia do Aterro, Matosinhos

A Praia do Aterro, em Matosinhos, é não só considerada das melhores praias do norte de Portugal, como também das praias mais “cool, com um ambiente bem descontraído e muito jovem. Esta praia convida à prática de surf e bodyboard, tem bandeira azul, um areal extenso, estacionamento e facilidade de acessos.

6. Praia de Moledo, Caminha

Esta praia é amplamente considerada como a melhor do norte de Portugal. As razões prendem-se sobretudo com a sua incrível beleza natural e com as qualidades terapêuticas que são atribuídas à presença de iodo. A praia está rodeada pela serra e, ao longo dos anos, tem-se assistido a uma redução considerável do seu areal. No entanto, ainda apresenta uma extensão de cerca de 350m de areia branca e rochosa, proporcionando excecionais condições para desfrutar do melhor que a nossa costa oferece.

A verdejante paisagem envolvente e as excelentes infraestruturas de apoio, tais como passadiços em madeira, restaurantes, estacionamento e instalações sanitárias, oferecem não só condições para relaxantes banhos de sol, mas também para passeios a pé, de bicicleta ou barco. Os mais aventureiros poderão ainda arriscar a prática de desportos náuticos, tais como surfbodyboard windsurf.

Dica: visite o Forte da Ínsua, situado numa pequena ilha rochosa em frente à praia, à qual só se tem acesso através de barco.

7. Praia de Afife, Viana do Castelo

Longas dunas bem definidas e pequenas bacias que nos abrigam do vento fazem da praia de Afife, situada a poucos quilómetros de Viana do Castelo e uma das mais belas e melhores praias da região norte, o local perfeito para uns dias de férias muitíssimo bem passados.

Esta praia é uma das mais procuradas do norte do país, não só pela extensão do seu branco e macio areal, que se prolonga por cerca de 400m, mas também pelas condições propícias aos desportos náuticos, que levam a que aí se realizem inúmeras provas de surf bodyboard. Se é um amante da natureza, o longo passadiço vai permitir-lhe apreciar as amplas e ricas fauna e flora da região. Além disso, esta visita torna-se ainda mais apelativa pelo facto de podermos ficar a conhecer a pequena lagoa que se forma quando foz do Rio Afife irrompe pelo mar.

Dica: se se interessa por história, muito próximo desta praia vai poder apreciar um dos monumentos megalíticos mais importantes do norte do país: a mamoa da Eireira.

8. Praia da Apúlia, Esposende

A Praia da Apúlia é de uma paisagem ímpar e encontra-se inserida na Área da Paisagem Protegida do Litoral de Esposende. É um local encantador, nomeadamente pela sua paisagem natural e pelos lindíssimos moinhos de ventos dispostos no cimo das dunas.

Possui bandeira azul, é bem servida de infraestruturas e inclui um parque de estacionamento amplo.

Dica: sugerimos que não deixe de experimentar um dos doces típicos mais conhecidos da região, a famosa clarinha.

9. Praia de Vila Chã, Vila do Conde

Com uma beleza serena e discreta, esta velha praia de pescadores vai cativá-lo assim que chegar à vila com o mesmo nome. Prepare-se para ficar deliciado com as pequenas casas de dois pisos e com as velas ondulantes dos barcos que visitam o portinho de mar onde, durante a manhã, poderá comprar o mais fresco peixe.

A praia é composta por um reduzido areal rodeado de rochas, o que contribui decisivamente para manter o local sossegado e abrigado do vento. Em volta da mesma poderá usufruir de todo o tipo de infraestruturas de apoio, que incluem um divertido parque infantil a escassos metros da areia.

Dica: muito perto da praia, existe uma mercearia ainda com a antiga balança de pesos e, encostada a um canto, uma máquina de costura de pedal. Sugerimos que faça uma visita, regressando por breves instantes ao passado.

10. Praia de Leça da Palmeira, Matosinhos

leça da palmeiraFonte: Commons/Christian Gänshirt

Na lista das melhores praias do norte do país não poderíamos deixar de referir a praia de Leça da Palmeira, uma das mais concorridas e afamadas do concelho de Matosinhos. O seu extenso areal e as condições circundantes de apoio constituem um verdadeiro deleite para quem a visita.

O mar disponibiliza as melhores condições para surf bodyboard, atraindo inúmeros praticantes de ambas as atividades. Se prefere algo mais relaxante, o vasto calçadão, projetado pelo conceituado arquiteto Siza Vieira, estende-se até ao farol, proporcionando inesquecíveis passeios.  Atravessando a rua, poderá encontrar um colorido parque infantil, bem como diversas esplanadas onde desfrutar de uma variada escolha gastronómica e de um ambiente jovem, descontraído e muito in.

Dica: imperdível  é mesmo dar umas braçadas nas famosas Piscinas das Marés. Projetado na década de 60 por Álvaro Siza Vieira, este Monumento Nacional é composto por duas piscinas de água salgada, uma destinada ao uso exclusivo das crianças.

11. Praia da Aguda, Vila Nova de Gaia

Esta é uma praia de pescadores, que ali recebem de forma acolhedora todos os veraneantes. Com uma bela paisagem, caracterizada por um mar a perder de vista, um extenso areal de alvas dunas e uma simpática vegetação natural, a Praia da Aguda convida sobretudo à contemplação. Para o efeito, dispõe de longos e agradáveis passadiços em madeira, pelos quais pode passear relaxadamente antes de arriscar um mergulho nas límpidas e frescas águas atlânticas.

Além de claramente pitoresca e fotogénica, esta é também uma praia bastante apelativa para as crianças, já que se formam pequenas piscinas naturais nas suas rochas e que se verifica uma grande profusão de gaivotas. As respetivas estruturas de apoio também não deixam esquecido nenhum pormenor, oferecendo aluguer de toldos e barracas, bares com esplanada e excelentes condições sanitárias.

Dica: ao final da tarde, sugerimos um descontraído passeio pelo pontão até ao farol da Praia da Aguda, para um por do sol verdadeiramente inesquecível.

Esperamos que concorde connosco na seleção das melhores praias do norte de Portugal e que tenha encontrado aqui o seu próximo destino de férias. Só nos resta desejar-lhe que apanhe uns excelentes dias de sol, para que possa usufruir em pleno desta fantástica região balnear.

Veja também: