As 11 melhores praias fluviais de Portugal

Se gosta de verões com muita água e diversão, mas não abdica de alguma tranquilidade, esta é uma boa opção para si.

As 11 melhores praias fluviais de Portugal
Ir a banhos longe da costa

Há quem não goste da areia que teima em não sair dos pés, de ter de procurar durante alguns minutos por um metro quadrado para estender a toalha e há ainda quem não goste dos efeitos da água salgada no cabelo – coisa de mulher, é verdade, mas pode ser problemático. Há solução para estes problemas e, por isso, conheça as melhores praias fluviais do país.
 

11 praias fluviais paradisíacas em Portugal


Aldeia do Mato, Abrantes

A albufeira de Castelo de Bode fica na margem esquerda do rio Zêzere, a cerca de uma hora de Lisboa. Se a paisagem não vale por si só, saiba que esta praia tem duas piscinas flutuantes (uma para crianças e uma para adultos), balneários e ainda um bar com esplanada. 

Dormir na Aldeia do Mato »
 

Foz d’Égua, Piódão

Piódão

Seria impossível falar de praias fluviais e não mencionar esta no Piódão. Surge da junção da ribeira de Piódão e da de Chãs, vê-se o fundo de tão clara que é a água e é uma autêntica piscina natural. A paisagem, essa, é digna de muitas fotografias para o Instagram, muito graças à encosta da Serra do Açor e à ponte de pedra que une as margens.

Dormir no Piódão »


Serra da Freita, Arouca

É possível que já tenha ouvido falar desta praia fluvial pelo nome Albergaria da Serra. Fica perto da famosa Cascata da Frecha da Mizarela, tem águas límpidas e transparentes e é possível aproveitar ao máximo a paisagem através de um passeio pelas margens do rio Caima. Mas tenha cuidado: a água é conhecida pelas temperaturas refrescantes.

Dormidas em Arouca »


Pego Fundo, Alcoutim

Pego Fundo

É possível ir até ao Algarve e fugir das praias mais concorridas. A praia fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, é um dos exemplos. Pode pôr os seus dotes desportivos à prova – há um campo de voleibol –, ler um livro no jardim, debaixo de uma das árvores, merendar no parque para o efeito e até morenar no areal.

Dormir em Alcoutim »
 

Loriga, Seia

Esta praia do Parque Natural da Serra da Estrela tinha de estar incluída na lista das melhores praias fluviais de Portugal: é a única do país que está assente sobre um glaciar. O resultado? Uma belíssima envolvente paisagística, carcterizada pelo relevo acidentado, e uma bolsa de águas cristalinas, de uma pureza surpreendente. Se é um amante da Natureza e não abdica de um ambiente calmo e sereno, esta é o local que deve visitar.

Praia com bandeira azul, a Loriga disponibiliza instalações sanitárias, balneários, bar, parque de merendas e um parque infantil.

Dormir em Loriga »​



Louçainha, Penela

Penela

Esta praia insere-se nas Represas Naturais da Louçainha, um dos locais mais apelativos do concelho.
Descubra esta verdadeira beleza natural e deixe-se conquistar pela qualidade da água, pelo verde intenso das serras, pela frescura do ar e pela calma e tranquilidade que o próprio ambiente parece exalar.

A Louçainha é uma praia com bandeira azul, facilmente acessível, onde poderá encontrar piscinas naturais, uma fluvioteca, um restaurante panorâmico, um parque de merendas, instalações sanitárias e duches.

Dormir na Penela »​

 

Malhadal, Proença-a-nova

Esta praia situa-se bem no interior do nosso país, na base da Serra de Alvéolos, junto à Ribeira de Isnos. A sua espantosa beleza, que convida a momentos de descanso e convívio com a natureza, deve-se a uma vegetação luxuriante conjugada com um extenso corpo de água. Graças ao relevo acidentado do terreno, se deseja um pouco mais de privacidade, facilmente encontrará vários recantos e esconderijos.

Uma das melhores praias fluviais de Portugal, este espaço disponibiliza instalações sanitárias, duches, restaurante/bar com esplanada, parque de merendas e posto de primeiros socorros.

Dormir em Proença-a-Nova »​

 

Senhora da Piedade, Lousã

Situada em plena Serra da Lousã, na ribeira de S. João, a praia fluvial natural da Senhora da Piedade é um local verdadeiramente apaixonante.Com vista para as Ermidas de Nossa Sr.ª da Piedade e para o Castelo da Lousã, esta praia de águas límpidas disponibiliza imensos recantos onde pode relaxar ou merendar, enquanto deixa que a deslumbrante paisagem o afaste dos problemas do dia a dia.

Aqui vai encontrar os seguintes serviços de apoio: instalações sanitárias, balneários, zona de merendas e um restaurante/bar com esplanada.

Dormir na Lousã »​

 

Agroal, Ourém

A praia do Agroal integra a maior nascente do Rio Nabão e é considerada um lugar único em Portugal, dadas as características terapêuticas das suas águas frias (ideais para o tratamento de doenças gastrointestinais, de pele, etc.). Este espaço, com uma envolvente paisagística e ecológica invejável, é encarado como um verdadeiro destino de lazer e diversão pelos turistas e locais.

Se visitar esta praia fluvial, uma das melhores de Portugal, vai ainda poder usufruir de uma piscina, um solário, um anfiteatro ao ar livre, uma área de lazer, uma cafetaria temática e balneários.

Dormir em Ourém »​

 

Reconquinho, Penacova

Situada na margem do rio Mondego, esta praia assenta na zona em que o rio envolve a Vila de Penacova. Inserido entre vales e montes, o espaço está envolvido numa paisagem natural fresca e verdejante, que proporciona uma fantástica vista sobre a aldeia de Penacova – uma vez que pode deslocar-se até lá a pé, tendo apenas de descer a colina, recomendamos uma visita. Se prefere mergulhos a passeios, sugerimos que aproveite para o efeito uma das principais características desta praia fluvial: a pitoresca ponte de madeira.

Reconquinho é uma praia com bandeira azul, que dispõe de: instalações sanitárias, zona de merendas, restaurante/bar, aluguer de toldos e espreguiçadeiras, posto de 1ºs socorros, campo de jogos, etc.

Dormir em Penacova »​

 

Alamal, Gavião

Alamal

Esta praia situa-se na margem esquerda do rio Tejo e está integrada no complexo da Quinta do Alamal. Trata-se de um pequeno paraíso à beira rio, que vale mesmo a pena conhecer: do extenso areal podemos observar um cenário deslumbrante, com a ostensiva vegetação e a tranquilidade do rio a enquadrar o Castelo de Belver; para observar de perto a fauna e flora, pode percorrer o passadiço de madeira que liga a praia à ponte de Belver, numa caminhada inesquecível.

A praia do Alamal tem bandeira azul e oferece as seguintes condições: instalações sanitárias, duches, posto de primeiros socorros, aluguer de toldos e espreguiçadeiras, restaurante/bar, embarcações com e sem motor, etc.

Dormir em Gavião »


Esperamos tê-lo convencido: reserve uns dias, dirija-se ao interior de Portugal e confirme se concorda connosco na seleção das melhores praias fluviais em Portugal. Bons passeios e boas férias!

Veja também: