Os melhores serviços cloud

Sabe quais são os melhores serviços cloud? Nós sabemos e vamos dizer-lhe as melhores características de cada um.

Os melhores serviços cloud
A "nuvem" está à sua espera

Fizemos uma lista com os melhores serviços cloud. A “nuvem” já se tornou uma boa companheira para o dia-a-dia. Ficheiros, documentos, imagens… Podemos guardar tudo na internet que dificilmente vamos perder alguma coisa. Depois de lhe termos explicado como fazer backup dos seus dados, analisamos os melhores serviços cloud para que não lhe falte nada.
 
Dropbox, Onedrive, Google Drive, iCloud, Box… a lista de serviços cloud é mesmo bastante extensa. Demasiado para quem procura apenas guardar alguns ficheiros e não sabe que opção tomar. De uma coisa podemos ter a certeza: os serviços clouds existem e apareceram para nos facilitar a vida. 
 
Quantas vezes não deu por si a bater na testa por esquecer aquele documento importante no computador lá de casa? Com os serviços cloud pode armazenar documentos, ficheiros, imagens, músicas, filmes e muito mais na internet e aceder a partir de qualquer dispositivo e em qualquer lugar.
 
Para além disso, também é possível ter várias pessoas a trabalhar num mesmo documento ao mesmo tempo uma vez que este se encontra alojado na internet e pode ser disponibilizado publicamente ou de forma privada para os seus amigos.
 
A lista de vantagens é imensa. Mas há várias características a rever antes de eleger efetivamente o melhor dos melhores serviços cloud. A segurança, os dispositivos pelos quais pode ser acedido, o espaço que disponibiliza…
 

4 Serviços cloud a considerar

 

Dropbox

Pode, para muitos, parecer a escolha mais óbvia. Mas a Dropbox não é uma das preferidas dos utilizadores só por acaso. A preferência sustenta-se em várias características que a tornam como um dos melhores serviços cloud.
Em primeiro lugar, fique a saber que a Dropbox é um dos únicos serviços que oferecem suporte para Linux e Blackberry, para além do Windows, Mac OS X, Android e iOS. Para além disso, em janeiro deste ano também foi lançada uma app para Windows Phone. Quer serviço mais multiplataforma do que este?
 
Apesar de tudo, e embora seja mais do que suficiente para os documentos mais importantes, a Dropbox acaba por perder terreno por oferecer apenas 2GB. Nada como convencer os seus amigos a registar-se para ganhar 500MB! Ou conectar a Dropbox às redes sociais… há tanta forma de ganhar mais espaço.
Para além disso, a Dropbox instala uma pasta no seu computador que está constantemente sincronizada com a sua conta na internet. Assim, pode ter acesso aos ficheiros quer esteja online ou offline.
 

Google Drive

Se usa o Gmail então a probabilidade de ter 15GB para uso pessoal é… certa. Uma quantidade bem generosa e uma das maiores do universo dos melhores serviços cloud. É verdade, são 15GB para usufruir à vontade para guardar tudo o que quiser. Quer dizer, é preciso que tenha noção que este espaço é seu mas divide-se pelos vários serviços da Google. Se tiver uma enorme quantidade de emails a ocupar 2GB, terá apenas 13GB no Google Drive, percebeu?
Um dos grandes trunfos é a possibilidade de trabalhar documentos em conjunto com outros utilizadores.
O Google Drive está disponível para Windows, Mac OS X, Android e iOS. Os utilizadores de Windows Phone ainda vão ter de esperar.
 

OneDrive

O serviço da Microsoft está de boa saúde e recomenda-se. O serviço aconselhável para os utilizadores de dispositivos com sistema operativo Windows Phone. O espaço que disponibiliza é de 15GB, uma fatia que irá, decerto, conquistar quem procurar guardar grandes quantidades de informação. Sabia que se autorizar o seu smartphone ou tablet a fazer backup automático das fotografias que tira a Microsoft oferece 3GB de espaço adicional?
 

iCloud

Em outubro de 2014 a iCloud “abriu” as portas a documentos e ficheiros criados noutras plataformas. Para além disso, também começou a ser possível aceder a estes através de um PC. Só benefícios para os utilizadores da marca da maçã, portanto. Aplicações para Android, Windows Phone ou Blackberry? Pode esquecer.
Recentemente, a iCloud também também lançou o iWork, o “Office” da Apple. Sempre com um design bastante apelativo e limpo, fácil de trabalhar.
 
 
Veja também: