Publicidade:

As 10 melhores termas de Portugal

Spas, tratamentos, massagens… Se procura dias de puro relaxamento, então deve mesmo descobrir as melhores termas de Portugal. 

As 10 melhores termas de Portugal
Para desfrutar de um mundo onde bem-estar é Rei

A escolha é variada, mas a sensação é só uma: bem-estar! As melhores termas de Portugal prometem dias relaxados, descontraídos, onde se deve esquecer o mundo, os problemas e colocarmo-nos a nós próprios em primeiro lugar. Entre nesta viagem e conheça o nosso top 10.

Existe a crença quase generalizada que as termas são um destino ideal para os seniores. Nada mais errado. Além de potenciarem atividades em grupo, fortalecendo as suas competências sociais, oferecem imensas vantagens para a sua saúde, já que são mais que conhecidos os benefícios das águas termais são inúmeros e, para saber por quais optar, há que conhecer a sua composição mineral:

  • Bicarbonatadas – São águas normalmente de baixa mineralização, alcalinas e frias, indicadas para problemas de digestão.
  • Sulfurosas – São águas ricas em enxofre e usadas para problemas articulares, anemias, dermatoses e inflamações, porém contra-indicadas em casos de hipertensão.
  • Sulfatadas – São águas ricas em sódio, indicadas em problemas gástricos, dermatológicos, intestinais e na eliminação do ácido úrico.
  • Cloretadas – São águas ricas em cloro e de baixa mineralização e apropriadas para quem sofre de problemas dermatológicos e inflamatórios. Além disso, ajudam ainda a tonificar e estimular o organismo.
  • Ferruginosas – São águas ricas em ferro e recomendadas para casos de anemia e utilizadas em casos de reumatismo, problemas hepáticos, biliares e dermatológicos.

Conheça as 10 melhores termas de Portugal

Termas de Vidago

vidago

Este luxuoso SPA termal está integrado no Vidago Palace Resort , um sedutor hotel de 5 estrelas, com pormenores de requinte próprios da Belle Époque. Envolvido por verdejantes florestas de pinho, cedros e azevinho, e caracterizado por um ambiente minimalista de inspiração zen, o relaxante espaço projetado por Álvaro Siza Vieira prevê duas piscinas, saunas, banho turco, fonte de gelo, duches de sensações, um ginásio e 20 salas destinadas aos mais irresistíveis tratamentos terapêuticos, de beleza e de bem-estar.

Aquele que é o maior espaço do género em Portugal, além de já ter sido distinguido com o prémio de “Melhor Destino de Spa de Luxo” nos World Luxury Spa Awards, e com o galardão de “Melhor Água Mineral e Termas”, nos Spa Finder Wellness 365 Readers Choice Awards, foi agora considerado um dos melhores hotéis com SPAs de luxo a nível mundial, pela Condé Nast Johansens Luxury Spas 2015 e 2016.

Principais tratamentos destas termas: beneficiando das invejáveis propriedades curativas da água mineral de Vidago, facto que ajudou a colocá-las entre as melhores termas de Portugal, a sua oferta tem especial enfoque nas desordens digestivas, alergias/asma e enxaquecas.

Morada: Parque de Vidago, 5-307, Vidago
Contacto: 276 990 920

Termas de Monção

moncao

Em Monção, encontra uma das melhores termas de Portugal, onde pode usufruir de diversos tratamentos e programas concebidos para oferecer o máximo bem-estar. Rodeado de espaços verdes, o Hotel Bienestar Termas de Monção possui 58 quartos e duas suites, equipados com todas as comodidades necessárias para uma estadia relaxante, longe do bulício citadino.

As termas localizam-se mesmo junto do hotel e são uma estância conhecida pelas suas águas termais, com um variado leque de programas de bem-estar que passam por tratamentos de relaxamento, descanso, anti-stress e beleza, entre outros.

Morada: Avenida das Caldas, s/n , 4959-442, Monção

Contacto: 251 656 491

Termas de Unhais da Serra

unhais

As termas de Unhais da Serra, situadas no coração do Parque Natural da Serra da Estrela, foram integradas no H2otel Congress & Medical Spa, tendo agora o nome de Mountain SPA Aquadome. Um sedutor refúgio de saúde e bem-estar, este espaço oferece uma ampla palete de serviços terapêuticos e estéticos direcionados especificamente para a prevenção e reabilitação física e espiritual.

Este inesquecível oásis, o primeiro SPA português na montanha e um dos maiores da Europa, está dividido em quatro áreas específicas: o AquaTermas, que se assume como o mais moderno centro termal do nosso país, com enfoque nas doenças respiratórias; o AquaFisio, um impressionante centro de osteopatia e fisioterapia; o AquaCorpus, que associa a filosofia oriental a técnicas estéticas de elevada qualidade; e o AquaLudic, um inovador grupo de piscinas temáticas.

Principais tratamentos destas termas: as suas águas são usadas predominantemente no tratamento de doenças dos ouvidos, nariz e garganta, sistema músculo-esquelético, trato gastrointestinal, sistema circulatório e reumatismo.

Morada: Avenida das Termas, 6215 – 574 Unhais da Serra, Apartado 459
Contacto: 275 970 020

Termas da Curia

curia

Situado no coração do parque das Termas da Curia, o Grande Hotel da Curia – Termas, Golf & Spa está integrado nos edifícios termais. Foi remodelado recentemente, o que o torna no espaço ideal para um merecido descanso após uma ida às Termas da Curia, uma das melhores termas do país.

A sua água serve diversos tratamentos e programas de bem-estar e esperam-no um ambiente relaxante e acolhedor, onde terá também à sua disposição os mais modernos tratamentos de corpo e rosto, massagens, envolvimentos, sauna, banho turco, aulas de ginástica, hidroginástica, piscina interior e exterior e jacuzzi.

Morada: Curia – Tamengos, 3780-541 Anadia, Coimbra
Contacto: 231 510 300

Termas do Gerês

geres

Localizado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, este SPA termal com nascentes de água mineral está integrado numa extasiante paisagem de rara beleza. Recentemente remodelado e reequipado, o espaço tem como objetivo primordial a prevenção e promoção da saúde através de tratamentos baseados sobretudo na cura termal tradicional; no entanto, aposta também num menu específico de SPA, mais direcionado para o universo da estética e bem-estar.

Rodeadas de lagos cristalinos e imponentes montanhas, disponibilizando os mais modernos equipamentos e oferecendo uma vastíssima gama de serviços da mais elevada qualidade, as Termas do Gerês são o destino ideal para quem deseja cultivar uma vida saudável, enquanto desfruta de uns dias de absoluta descontração e relaxamento. Tinham mesmo de fazer parte da nossa lista das melhores termas de Portugal.

Principais tratamentos destas termas: graças às suas características únicas, os termalistas acreditam que as águas do Gerês atuam ao nível da regeneração das células, produzindo efeitos sobre o seu bem-estar geral; no entanto, podemos dizer que estão especialmente direcionadas para o tratamento da obesidade, gota e diabetes.

Morada: R. Dr. Manuel Gomes de Almeida, 4845-069
Contactos: 253 391 113

Termas do Luso

luso

Situadas na encosta da encantadora Serra do Buçaco, as Termas do Luso desfrutam de uma paisagem de indescritível beleza que fascina todos os que as visitam. Se a isso aliarmos uma extensa e luxuosa remodelação do histórico SPA, que lhe assegurou uma atmosfera minimalista e requintada, obtemos um espaço que parece ter sido criado pela própria natureza para gerar um perfeito equilíbrio entre corpo e alma.

Integrada no emblemático Grande Hotel de Luso e combinando o termalismo clássico, um SPA termal e um centro médico de reabilitação, a atual Malo Clinic SPA Luso estas termas proporcionam uma experiência única. Respondendo às atuais tendências da saúde, beleza e bem-estar, este verdadeiro oásis de paz e tranquilidade assegura a quem o visita uma impressionante recuperação física, mental e espiritual.

Principais tratamentos destas termas: a famosa água do Luso é utilizada sobretudo no tratamento de desordens metabólicas, urinárias e do sistema músculo-esquelético, além de doenças respiratórias crónicas.

Morada: R. Álvaro Castelões, Luso
Contacto: 231 937 910

Termas de Monte Real

termas

Integrado no Resort Termal de Monte Real, o Palace Hotel Monte Real reúne conforto e sofisticação. Uma moderna unidade hoteleira, integrada no novo resort termal, que apela ao bem-estar e ao contacto com a Natureza. As Termas de Monte Real possuem um dos mais modernos e maiores balneários termais de Portugal, enquadrado num espaço de 24 hectares, pleno de valências que lhe permitirão desfrutar da beleza natural da mata e dos jardins numa estadia saudável e relaxante.

Ao longo dos últimos anos as instalações termais portuguesas tornaram-se uma componente turística da mais elevada qualidade, conjugando a necessária promoção do bem-estar físico com uma agradável indulgência tão necessária à saúde espiritual. Assim, não perca a oportunidade de revigorar corpo e alma, planeando já uma visita às melhores termas de Portugal.

Morada: Rua de Leiria, Monte Real, Leiria
Contacto: 244 618 900

Termas das Caldas de Aregos

douro

E nas encostas do Douro estão situadas as Termas de Caldas de Aregos. Integradas no Douro Park Hotel, as Termas das Caldas de Aregos oferecem vários serviços e tratamentos, entre os quais o spa, centro de reabilitação e rendimento atlético, piscina termal, turco termal, ginásio e massagens.

As técnicas utilizadas nos tratamentos aproveitam a água e os seus elementos físico-químicos para o bem-estar e benefícios para a saúde dos seus clientes. Banhos de imersão, com duche subaquático, duches escoceses, Vichy, aplicação de lamas e uma série de vapores terpêuticos são alguns dos tratamentos que pode fazer numa das melhores termas de Portugal.  E já que está no Douro pode também saborear um bom copo de vinho.

Morada: Barca de Aregos, Anreade
Contacto: 254 875 259

Termas de São Pedro do Sul

pedro

As termas de São Pedro do Sul integram a lista das melhores termas do país porque, além de serem das mais antigas (o próprio D. Afonso Henriques já as utilizou), aproveita as maravilhosas águas terapêuticas de Viseu. om um alto teor de minerais, as águas chegam à superfície a cerca de 68.7º C o que, conjugado com as suas propriedades, reúne as condições para o tratamento de doenças reumáticas e respiratórias.

Atualmente este espaço está irreconhecível comparado com a década passada: mais moderno, com equipamentos termais de última geração, mais atraente e com um atendimento profissional altamente qualificado. A cura termal dura geralmente entre 14 a 21 dias, consoante as orientações terapêuticas, e pode incluir um conjunto de tratamentos devidamente acompanhados.

Morada: Praça Dr. António José de Almeida Termas de S. Pedro do Sul
Contacto: 232 720 300

Termas das Caldas de Monchique

vale

A lista das 10 melhores termas de Portugal termina na pontinha do país: no Algarve. As Termas das Caldas de Monchique, também conhecidas como Villa Termal Das Caldas De Monchique Spa Resort, pretendem proporcionar um espaço terapêutico baseado em água rica em bicarbonatos, sódios e flúor.

É ideal para o tratamento de problemas nas vias respiratórios ou de afeções músculo-esqueléticas. Aliado às termas existe também um Hotel Termal, que permite a realização de tratamentos mais prolongados com todo o conforto necessário.

Morada: R. de Caldas de Monchique
Contacto: 282 910 910

Veja também: