Metas profissionais para 2017: quais são as suas?

Novo ano, novos desafios. Descubra quais os cuidados a ter para definir as suas metas profissionais para 2017.

Metas profissionais para 2017: quais são as suas?
É altura de definir novas metas

2016 já lá vai e 2017 acabou de “entrou em cena”. Esta é aquela altura do ano em que, por tradição, muitos, depois dos balanços do ano terminado, decidem estabelecer novas metas para o ano que agora começa com o objetivo de melhorar. Há quem decida começar a fazer exercício e criar hábitos de vida mais saudáveis, mas há também quem se foque em definir novos objetivos para as suas carreiras. Se é o seu caso, então conheça as nossas dicas para definir metas profissionais para 2017 e atingi-las com sucesso.
 

Que metas profissionais para 2017?

Há sempre os “suspeitos do costume”. Conseguir um aumento de salário, ser promovido, mudar de carreira, encontrar um novo emprego, desenvolver novas competências, enfim, certamente está familiarizado com estes “famosos” objetivos. Já todos uma ou outra vez os colocamos na lista de resoluções de ano novo. Mas estes são os objetivos mais genéricos e, por isso, são muitas vezes os que mais facilmente se deixam cair.

Mas, ainda que não lhe possamos dizer que metas deve ou não estabelecer para o novo ano, também não o vamos deixar totalmente de “mãos a abanar”. Podemos não ter uma resposta exata para si, mas podemos, isso sim, dar-lhe algumas dicas de como definir as suas metas profissionais para 2017 e garantir que as alcança durante o próximo ano. Ora veja.
 


Três passos para definir metas profissionais em 2017

 

1. Analise as suas competências e pontos fortes

Antes de definir quaisquer objetivos é importante que saiba quais as ferramentas que detém para atingir as eventuais metas que venha a estabelecer. Reveja o ano que passou, analise os seus pontos fortes, determine as suas competências técnicas, saiba o que pode fazer. Este auto-conhecimento é fundamental para o seu sucesso profissional.

 

2. Avalie a sua situação atual

Ou seja, analise em que ponto está a sua carreira, se há ou não novas oportunidades no horizonte que possam ajudar a sua carreira a progredir, que rumo pretende seguir. É importante que saiba exatamente onde está de momento e para onde quer ir, para definir como lá chegar.

 

3. Use a técnica SMART

O termo em inglês significa inteligente e esta é uma técnica inteligente (passe-se a redundância) para definir metas profissionais. No fundo está técnica diz para estabelecer objetivos:

S Specific (específicos – o que quer alcançar, quais os seus objetivos)
MMeasurable (mensuráveis ou quantificáveis – como pode medir o seu sucesso, como analisar se está ou não a alcançar os seus objetivos)
A – Attainable (alcançáveis – defina objetivos realistas e possíveis de serem atingidos)
R Relevant (isso mesmo, relevantes para si)
T Time Driven (estabeleça uma data para os atingir)

Se aplicar estes cinco princípios vai ver que não só é mais fácil delinear quais os objetivos a atingir, mas será também mais fácil alcançá-los.

 

Novo ano, novos desafios!

Este pode bem ser o seu lema para 2017. E porque não? Depende apenas de si estabelecer e encontrar novos desafios, principalmente no campo profissional.

Mas lembre-se que o sucesso não se faz só de palavras e que, para alcançar as suas metas profissionais, não basta dizer que é isso que quer. Se quer mesmo atingir as suas metas de ano novo, terá que “arregaçar as mangas” e pôr “mãos à obra”. E o ideal é começar já em janeiro.


Veja também: