AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Motivação no trabalho: 3 dicas simples para manter a sua

Calma! Respire fundo e veja três dicas que o podem ajudar a manter (e até elevar!) a sua motivação no trabalho. 

Motivação no trabalho: 3 dicas simples para manter a sua
Sente-se desmotivado e não sabe o que fazer?

Pode não acreditar, mas manter bons níveis de motivação no trabalho é um dos maiores desafios que um profissional pode enfrentar.
 
Estar motivado é fundamental - seja no trabalho ou na sua vida pessoal - para que alcance os melhores resultados; para que não seja apenas bom, mas sim o melhor! De facto, está mais que provado que um profissional com elevados níveis de motivação é mais produtivo.
 
Claro que até o mais motivado dos profissionais tende a experienciar momentos em que a motivação no trabalho não está no auge. Se é o seu caso, não se assuste. O seu “problema” tem solução. Acima de tudo, o importante é que não deixe que a frustração tome conta de si.
 

Em busca da motivação da perdida

Alguns especialistas na área de recrutamento defendem que há dois elementos chave para ser bem-sucedido em termos profissionais: o primeiro, uma boa estratégia que lhe permita ter um rumo definido e manter o foco para ir ao encontro das oportunidades mais vantajosas para si; o segundo é um bom desempenho, conseguido em muito graças a um elevado nível de motivação no trabalho.
 
Se tem tido dificuldade em manter-se motivado, basta que aplique à sua rotina diária algumas técnicas que o podem ajudar. 
 

1. Antes de mais, defina os seus objetivos 

Não há nada pior que dar por si a pensar no seu trabalho e perceber que não sabe porque razão está ali. Se está desmotivado é essencial que tente perceber o que quer fazer ou o que pretende alcançar em termos profissionais. Já aqui falamos das metas e das vantagens e desvantagens que podem acarretar. Como dissemos então, o importante é que saiba como encontrar um ponto de equilíbrio, que lhe permita ver se está ou não no caminho certo e, se necessário, reajustar as suas metas. Numa altura em que os seus níveis de motivação no trabalho estão em baixo, nada melhor que parar para repensar naquilo que quer para a sua carreira, re-definir os seus objetivos e focar-se em alcança-los.
 

2. Peça feedback do seu trabalho

As críticas (se construtivas) podem ser um dos maiores elementos de motivação no trabalho. Receber feedback das pessoas à sua volta permite-lhe não só saber o que pensam do seu trabalho, mas também que impacto está a ter na empresa onde se encontra e até mesmo melhorar o seu desempenho e/ou competências.
 

3. Faça uma análise do seu percurso e pense positivo

Tendo os seus objetivos traçados e o percurso a seguir para os atingir definido, nada melhor que analisar o seu progresso. Veja o que já alcançou e o que o que ainda tem “que andar” para alcançar a meta. Mas atenção: congratule-se por todas as suas conquistas. Trabalhou para as alcançar e necessita delas para atingir o “fim da estrada”.
 

Não desista e ouse “sonhar”

Sim, soa a cliché. Mas pense que o pode usar como o seu “mantra”. Manter-se motivado no trabalho depende essencialmente de si, quanto mais não seja, porque não está satisfeito no seu trabalho atual e quer procurar alternativas ou soluções.
 
Enfrente a sua desmotivação! Para isso nada melhor que focar-se no que tanto deseja alcançar em termos profissionais e lutar por isso.
 
Veja também: