Publicidade:

Quando deve mudar a roupa de cama?

Para conseguir uma boa higiene do sono, é fundamental manter a ambiente limpo. Saiba com que frequência deve mudar a roupa de cama.

Quando deve mudar a roupa de cama?
Mude os lençóis e pijamas, semanalmente

Quando falamos de roupa de cama, referimo-nos a tudo aquilo que temos connosco na hora de dormir: pijama, lençóis e edredões. É certo que não podemos lavar diariamente todos estes componentes, mas há uma frequência mínima de mudar a roupa de cama que devemos cumprir, a bem da nossa saúde física e mental. Curioso para saber se cumpre com esta frequência? Então, confira já as nossas indicações super úteis e faça os ajustes necessários à sua rotina.

Saiba quando deve mudar a roupa de cama


CamaFonte: Pixabay/Free-Photos

Lençóis e fronhas: uma vez por semana

Os nossos corpos estão em contacto direto, durante várias horas, com os lençóis. Por isso, eles tornam-se uma fonte de pele morta, fungos, bactérias, ácaros, entre outras substâncias nociva à nossa saúde e bem-estar. Por todas estas razões (e mais algumas), deve mesmo trocar os lençóis de sete em sete dias. Ao lavá-los, certifique-se que usa água a uma temperatura alta e os seque ao ar livre, debaixo de sol.

Pijamas: uma vez por semana

Tal como os lençóis, deve mudar de pijama depois de sete dias a usá-lo, pelas mesmas razões: o pijama está em contacto directo com o seu corpo.

Edredões e travesseiros: uma vez por mês

Como o contacto com o nosso corpo não é tão direto, pode optar por lavar o edredão uma vez por mês, sempre a temperaturas altas.

Colcha: à cada estação

Mude a cada estação, lave bem e guarde protegido de pó e de outras sujidades ou humidade.

Como viu, os lençóis e os pijamas são aqueles que requerem uma troca mais frequente. Por isso, o que sugerimos, é que eleja um dia da semana para mudar a roupa de cama. Ponha tudo a lavar – sempre a temperaturas altas – e a secar ao ar livre, e temos a certeza que nessa noite irá dormir ainda melhor. Bem sabe que não há nada como uma cama feita de lavado. Não concorda?

Veja também:

Limpeza e Arrumação