Multa por falta de inspeção automóvel: o que saber

Saiba o que implica uma multa por falta de inspeção automóvel, desde o valor até a quem a tem que pagar. Como é de esperar, evitar a multa é melhor

Multa por falta de inspeção automóvel: o que saber
Ir à inspeção compensa.

Poupe dinheiro com este novo Seguro Auto onlineTodos sabemos que é obrigatório ir à inspeção periódica, quer queiramos fazê-lo ou não. Se não o fizermos, estamos sujeitos a uma multa por falta de inspeção automóvel, e a ter um acidente, visto o carro poder não estar em condições para circular na estrada em segurança.  Pondo de parte o pior, vamos ver o que implica a multa.
 

Legislação

Está prevista no código da estrada a multa por falta de inspeção automóvel, variando esta entre valores que fazem qualquer pessoa desejar ter um ordenado bem maior. De acordo com o artigo 116.º:
  • A falta a qualquer das inspeções previstas nos números anteriores [do artigo 116º.]  é sancionada com coima de (euro) 250 a (euro) 1250.

Normalmente, no caso de apenas não levar o carro à inspeção, a multa por falta de inspeção automóvel será apenas de €250. No entanto, se tiver transformações no carro que possam ser consideradas perigosas, a multa facilmente chegará aos €1250, ou perto disso.

Este é um valor muito elevado para a maior parte das pessoas, o que significa que levar o  carro à inspeção deve ser uma prioridade de modo a evitar levar com uma multa deste tamanho. Além disso, a inspeção serve para nos manter a todos em segurança, e como  tal devem ser respeitadas as datas.

Por vezes, no caso de existirem transformações a mais no carro, o proprietário pode ser obrigado a revertê-las para poder passar na inspeção e voltar a conduzir em segurança.

 

Quem paga a multa?

Se costuma emprestar o carro a um amigo ou familiar, certifique-se de que essa pessoa leva o carro à inspeção, senão é você, o proprietário, que vai ter de pagar a multa por falta de inspeção automóvel.

De acordo com o artigo 135.º, as responsabilidades de infrações previstas, quando não são sobre o exercício da condução, recaem sobre o: “Titular do documento de identificação do veículo relativamente às infrações que respeitem às condições de admissão do veículo ao trânsito nas vias públicas, bem como pelas infrações referidas na alínea anterior quando não for possível identificar o condutor”

Tendo em conta que a inspeção não faz parte do exercício da condução, tem de se certificar que o carro vai à mesma, seja você, um amigo, um familiar, ou a sua tartaruga a conduzir. Tente ser responsável, e leve o carro à inspeção – já agora, não deixe a tartaruga conduzir.

Lembre-se que se ir à inspeção não implica apenas que pode vir a ser multado, implica também que todos nós estamos em segurança. Acidentes acontecem todos os dias, e ao verificar se um carro está em condições para circular podem-se vir a salvar vidas.
Aproveite a promoção de Seguro Auto Online >>
Veja também: