Publicidade:

10 museus portugueses que precisa visitar

Não é preciso sair do país para visitar bons museus. Veja a lista dos 10 museus portugueses mais importantes e programe uma visita.

10 museus portugueses que precisa visitar
Porque o saber não ocupa lugar

Serão, talvez, os 10 museus portugueses mais importantes para visitar. Uns mais recentes que outros, uns mais interativos, outros mais expositivos. Mas, todos eles contêm um quociente de cultura, legado histórico e conhecimento que em mais nenhum lugar vai encontrar. Vamos começar a aventura da descoberta?

Museus portugueses:  os 10 imperdíveis


museus portuguesesFonte: Unsplash/Samuel Zeller

Museu dos Coches

Tendo mudado de local recentemente, este é um dos museus portugueses de visita obrigatória – miúdos incluídos! Com a ajuda tecnologia 3D, para explicar melhor as coleções e as respetivas épocas, os visitantes conseguem ver a famosa carruagem onde o último rei de Portugal foi assassinado.

Onde? Praça Afonso de Albuquerque , Lisboa

Quando? Ter a dom, das 10h00 às 18h00

Museu do Oriente

O Museu Fundação Oriente proporciona uma verdadeira viagem histórica, religiosa, antropológica e artística, através das suas riquíssimas coleções. A exposição permanente inclui 1400 peças relativas à presença portuguesa na Ásia.

Onde? Av. Brasília 352, 1350 Lisboa

Quando? Ter a dom, das 10h00 às 18h00

Museu de Serralves

Outro dos museus portugueses obrigatórios é o de Serralves, o mais importante museu de arte contemporânea em Portugal. Exposições permanente e temporárias, programas educativos, sessões públicas, espetáculos de música, dança e performance e outras atividades de alcance nacional e internacional são alguns dos elementos sempre presentes nesta instituição. Já que lá vai, não deixe de visitar os jardins – são magníficos.

Onde? Seg a se, das 10h00 às 18h00; sáb e dom, das 10h00 às 19h00

Quando? R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto

Museu Nacional Soares dos Reis

Quando vê a fachada deste museu, pensa que se trata de um espaço de pequena dimensão. Mas, quando lá entra fica de boca aberta com a quantidade, área e qualidade de obras expostas. Destaque para o espólio de peças entre o século XIX e XX, assinadas por artistas portugueses e estrangeiros como Soares dos Reis, Henrique Pousão e João Baptista de Sousa.

Onde? Rua D. Manuel II, Palácio dos Carrancas no Porto

Quando? Ter a dom, das 10h00 às 18h00

Museu do Pão

Numa visita à Serra da Estrela, vale muito uma paragem num dos museus portugueses de destaque – afinal, o pão é uma das bases da nossa alimentação. Assista a todo o processo de confeção do pão, podendo até participar no amassar da massa e levar para casa o resultado final. Único na Península Ibérica, este museu possui um excelente restaurante para uma boa refeição depois da visita.

Onde? Quinta Fonte do Marrão em Seia, Serra da Estrela

Quando? Ter a dom, das 10h00 às 18h00

Museu dos Descobrimentos

Entre no mundo dos Descobrimentos de uma forma interativa e virtual neste museu em Belmonte. Espólios virtuais, aplicações de multimédia e objetos reais de navegadores portugueses, fique a conhecer as rotas marítimas e até os monstros que achavam existir.

Onde? R. Pedro Álvares Cabral 68, 6250-031 Belmonte

Quando? Ter a dom, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Museu de Arte Antiga

O Museu de Arte Antiga é considerado o museu mais valioso de Portugal graças ao seu espólio. Na verdade, falamos de mais de 80 mil peças entre pintura, joalharia, têxteis, ourivesaria, cerâmica, vidro e desenho, entre o séc XII e XIX. Um verdadeiro deslumbramento.

Onde? Rua das Janelas Verdes, Lisboa

Quando? Ter a dom, das 10h00 às 18h00

Museu do Dinheiro

O Museu do Dinheiro tem como tema, tal como o nome indica, o dinheiro e a sua história, situando a sua evolução no nosso país. Excelente local de visita para os miúdos, uma vez que ficam a perceber os processos de troca, compra e venda desde cedo – bem como o valor do dinheiro, claro.

Onde? Rua de S. Julião 150, 1100-150 Lisboa

Quando? Quar a sáb, das 10h00 às 18h00

Museu do Carro Elétrico

O Museu do Carro Elétrico faz uma justa homenagem à história e à evolução dos transportes públicos urbanos sobre carris da cidade do Porto. Através das suas colecções e outras atividades é possível aprender, experimentar e conhecer de perto a história, o desenvolvimento e o impacto sócio-económico dos transportes públicos sobre carris da cidade do Porto.

Onde? Alameda de Basílio Teles 51, 4150-127 Porto

Quando? Ter a sáb, das 10h00 às 18h00; seg, das 14h00 às 18h00

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é um museu que pretende cruzar três áreas num só espaço: descoberta, pensamento crítico e diálogo internacional. Só o seu edifício vale, por si só, uma visita. Depois aproveite e espreite o seu fantástico espólio.

Onde? Av. Brasília, 1300-598 Lisboa

Quando? Qua a seg, das 11h00 às 19h00

Veja também: