Publicidade:

Networking: o que é e como aumentar a sua rede de contactos

O esforço pessoal é importante, mas conhecer as pessoas certas pode ser a peça essencial para alcançar a meta. Conheça algumas boas práticas de networking.

Networking: o que é e como aumentar a sua rede de contactos
Cultivar relações produtivas pode ser a chave do seu sucesso

Todos já ouvimos dizer que a sorte se constrói. Contudo, muito poucos arregaçam as mangas para trabalhar dia após dia. Se é verdade que não vale a pena preocupar-se com coisas que não consegue controlar, ter a sorte de conhecer a pessoa certa é algo em que pode ter alguma influência, se souber fazer um bom networking.

O que é o networking e qual a sua importância?


Networking não é mais do que estabelecer relações com pessoas influentes na sua esfera de ação ou negócio. Mais ou menos, cada um de nós já o faz no dia-a-dia.

O importante é estabelecer bons hábitos, praticar de forma intencional sem perder o objetivo de vista e, acima de tudo, cuidar da imagem pessoal que transmitimos a quem nos damos a conhecer.

Algumas pessoas vêm este tipo de estratégia no contexto do relacionamento interpessoal como algo desonesto ou dissimulado. Mas pense bem, está apenas a conhecer pessoas.

A ideia não é desenhar um plano diabólico para subir na vida às custas dos outros ou relacionar-se com as pessoas só por interesse. E se é importante que cuide da sua imagem e da impressão que pretende transmitir, nunca deve deixar de ser fiel a si mesmo.

Não é ótimo conhecer pessoas com experiências de vida, opiniões, ideias e pontos de vista diferentes, retribuir e dar o seu melhor contributo para o diálogo, cultivar relações, fazer amigos e, eventualmente, estabelecer trocas de informação ou de negócio que beneficiem ambas as partes?

E para quem tem algum tipo de visão do sucesso que pretende construir na sua vida, pense quão mais equipado estaria se pudesse conhecer os bons hábitos das pessoas que admira!

rede contactos

Boas práticas para um networking eficaz


1. Comece já

Se não cultivar a sua rede de contactos dia após dia, quando precisar não vai ter pessoas de confiança das quais se possa socorrer para pedir ajuda ou opiniões. Além disso, como tudo na vida, com a prática vem a competência.

2. Transmita energia positiva

Ninguém gosta de se relacionar com pessoas que espalham má energia, seja em que contexto for. A primeira impressão fica para sempre e não há segundas chances, assim sendo, sempre que estiver a conhecer alguém pela primeira vez garanta que a sua energia é um contributo valioso para quem a recebe. Se estiver a ter um dia mau, guarde-o só para si.

3. Não olhe para as pessoas como uma escada

Este é um grave erro de networking. As pessoas percebem quando existe uma agenda por trás da sua conversa. Seja natural e seja honesto. Estabelecer uma ligação real com outra pessoa é uma parte da experiência humana cujo valor é incalculável. Porque não estar presente e tomar a responsabilidade experienciar o momento ao máximo?

4. Esteja disponível para ajudar

É agradável quando lhe oferecem ajuda, certo? Então, seja a pessoa que oferece ajuda. Se estiver preocupado em criar valor e colocá-lo a disposição dos outros, talvez seja agradavelmente surpreendido pelo facto de as pessoas quererem retribuir, mesmo que não o tenha solicitado.

5. Mantenha o diálogo

Não deixe ruir a ponte entre si e as suas conexões Cumpra os favores que aceitou fazer e de vez em quando envie um e-mail ou mensagem. Toda a gente tem vidas ocupadas e muitas relações acabam sendo perdidas só porque alguém não tomou a iniciativa.

networking

Os benefícios do networking


Se ainda não está a criar uma agenda nova ou a revolucionar o seu LinkedIn, deixamos em baixo alguns benefícios do networking que talvez o convençam.

a) Pode obter informações privilegiadas sobre a sua área de negócio, como a criação de novas empresas ou o lançamento de novos produtos;

b) Se está à procura de trabalho, pode trocar experiências com outros candidatos;

c) Pode ser recomendado para um cargo do seu interesse;

d) Pode gerar mais negócio para a sua empresa;

e) Pode aumentar o capital de conhecimento que tem à sua disposição e aprender com ele;

f) Pode ganhar visibilidade e posicionar-se como um especialista na sua área;

g) Pode aumentar a sua confiança e sua capacidade de falar em público;

h) Pode vir a conhecer pessoas fantásticas, que farão parte da sua vida durante anos, e que não conheceria ao não estar disponível para a prática do networking.

Fazer networking é apenas o começo. Sim, participar em eventos ou distribuir os seus contactos ajuda, mas não basta. Deve tentar aprofundar os seus contactos.

Lembre-se que na sua rede de contactos pode estar a porta de entrada para novas e grandes oportunidades e, consequentemente, o caminho para uma carreira de sucesso. Por isso, invista tempo e dedicação nos seus contactos, pois pode ser o seu melhor “investimento”.

Veja também:

Nuno Vasques Cambra Nuno Vasques Cambra

Licenciado em Cinema e Audiovisual, aprofunda agora conhecimentos de Marketing Digital. Apaixonado pelo humor e pela escrita, desenvolve conteúdos para diferentes plataformas e trabalha como escritor freelancer.