Networking: um fator chave para uma carreira de sucesso!

Num bom networking pode estar a sua porta de entrada para uma carreira de sucesso. Saiba o que é e veja como pode beneficiar.

Networking: um fator chave para uma carreira de sucesso!
Ter uma boa rede de contactos pode ser fundamental para a sua carreira.

O conceito de networking pode parecer-lhe apenas um termo que está em voga, mas na verdade é muito mais que isso. Atualmente, “carreira de sucesso” e “networking” são conceitos que estão intimamente ligados. Não existe um profissional de topo que não seja exímio nesta arte. Sim, fazer um bom networking é uma arte, que requer foco e estratégia.
 
Ser bom profissional já não se limita apenas a ter formação numa determinada área e experiência profissional relacionada. O mercado de trabalho está cada vez mais saturado e repleto de candidatos ou profissionais com o mesmo tipo de perfil. Existem várias formas de se destacar dos demais, o networking é uma delas.

Mas antes de avançarmos é importante perceber em que consiste ao certo o networking.
 

O que é o networking?

De forma resumida, o networking pode ser definido como a criação de uma rede de contactos, de cariz profissional.
 
Seja para quem procura trabalho ou para quem procura evoluir em termos profissionais, o networking pode ser um elemento chave para o sucesso. Nestas redes de contactos podem estar oportunidades de emprego ou de divulgação do seu trabalho, ou ainda troca de experiências e conhecimentos.
 
Mas para se manter uma boa rede de contactos é necessária dedicação. Networking não é algo que se faz apenas quando precisa; deve sim, ser uma ação contínua. Não se deve limitar a acrescentar contactos, deve também alimentar esses contactos, só assim poderá tirar partido do seu networking quando chegar a hora.
 

Como beneficiar do networking

Uma carreira de sucesso não se constroi em torno do seu próprio umbigo. Por isso lembre-se que em qualquer altura da sua vida profissional vai necessitar de recorrer aos seus contactos profissionais.
 
Mas fazer networking vai mais além do que a simples criação de uma rede de contactos. Pressupõe também a capacidade de manter esses contactos "vivos" ou mesmo de os aprofundar
Para tirar o máximo partido destas relações há uma série de cuidados que deve ter. Veja quais:
 

1. Esteja atento

Para fazer networking não necessita obrigatoriamente de participar numa conferência, workshop, ou reunião, onde vão estar reunidos potenciais contactos. Networking é possível em qualquer lugar ou hora. Por isso, é importante que esteja alerta. Nunca se sabe se na fila para o café (por exemplo) não está um bom contacto profissional.
 

2. Tenha sempre cartões-de-visita a postos

Pegando no ponto anterior, as suas redes de contactos podem construir-se até nos lugares mais inusitados. E como não sabe quando vai estar cara-a-cara com bons contactos profissionais – e certamente, não vai querer perder a oportunidade de aprofundar essa relação – tenha sempre consigo cartões-de-visita. É fundamental que esteja preparado para ceder os seus dados e contactos.
 

3. Mantenha os contactos “vivos”

O networking deve ser apenas o ponto de partida. Mas um contacto profissional deve ser trabalhado para poder evoluir para uma relação profissional. Por isso, não se limite a distribuir e receber cartões-de-visita. Use-os e entre em contacto com os seus titulares.
 

4. Crie um bom perfil no LinkedIn

Os seus contactos vão querer saber mais sobre si. Como já falamos aqui, uma das ferramentas de networking mais utilizadas nos dias que correm é o LinkedIn. As probabilidades dos seus contactos o pesquisarem online são consideráveis. Portanto otimize o seu perfil e ligue-se a eles.
 

5. Seja proativo

Ter contactos, como dissemos antes, não basta; há que torná-los sólidos. Para tal, nada melhor que se fazer notar. Tome iniciativa e participe em eventos ou projetos (voluntários ou não) e estabeleça contactos por iniciativa própria. A proatividade é uma das características mais valorizadas num profissional e, com certeza, vai valer-lhe muitos e bons contactos.
 

Networking: a “ponta do iceberg”

Fazer Networking é apenas o começo. Sim, participar em eventos ou distribuir os seus contactos ajuda, mas não basta. Deve tentar aprofundar os seus contactos. Lembre-se que na sua rede de contactos pode estar a porta de entrada para novas e grandes oportunidades e, consequentemente, o caminho para uma carreira de sucesso.
Por isso, invista tempo e dedicação com os seus contactos, pois eles podem ser o seu melhor “investimento”.
 
Bom networking!
 
Veja também:

Continuar a Ler