Publicidade:

Sabe o que é o LinkedIn? Já utiliza?

Descubra aqui tudo sobre esta ferramenta útil para particulares, empresas e recrutadores. Saiba o que é o LinkedIn e para que serve.

Sabe o que é o LinkedIn? Já utiliza?
O seu currículo online

Mesmo que ainda não saiba o que é o LinkedIn, já com certeza ouviu falar desta rede social onde se colocam essencialmente informações profissionais, habilitações académicas e onde se estabelecem ligações entre pessoas com interesses comuns – e, claro, onde se procura emprego.

Há quem o considere ainda uma espécie de currículo online, ao qual se pode acrescentar, por exemplo, um portfólio de trabalhos realizados (textos, fotografias, vídeo, bem como links para websites, por exemplo). Mas, o que pode ainda não saber é que esta é, também, uma ótima ferramenta para empresas e recrutadores em geral.

Fique a saber um bocadinho mais sobre o que é o LinkedIn, para que serve e, se considerar conveniente, crie aqui o seu perfil LinkedIn. Atualmente, o perfil Linkedin pode ser consultado no computador e nos diferentes dispositivos móveis.

O que é o Linkedin: a maior rede profissional do mundo


O que é o LinkedIn?

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social pensada para utilização apenas no âmbito profissional, isto é, um espaço online para colocar o seu percurso e experiências profissionais e habilitações académicas. Esta rede pode ainda funcionar como uma espécie de montra daquilo que faz, escreve, desenha, pensa, etc. Tudo sempre em torno do seu perfil profissional.

Poderá enviar e receber convites de usuários para aumentar as suas ligações, e criar assim uma rede profissional dinâmica e interessante, onde pode recomendar e ser recomendado pelas suas competências em contexto profissional.

A par de um perfil profissional próprio e das ligações estabelecidas com outros usuários, tem a possibilidade de seguir empresas, universidades e grupos que lhe interessam, aumentando igualmente a sua visibilidade na rede.

A criação de um perfil no LinkedIn é gratuita para a versão base, mas o utilizador poderá escolher uma conta premium (carreira, negócios, vendas e contratações). Neste caso, e após um período experimental, a conta passa a ter custos. Esta rede social vive ainda da publicidade e dos serviços de recrutamento.

Para que serve o LinkedIn?

linkedin

O LinkedIn permite ligar profissionais de todo o mundo, conhecidos e desconhecidos, ajudando os seus utilizadores a encontrarem propostas de emprego em todo o mundo.

Esta ferramenta, essencialmente, facilita a vida tanto a candidatos como a recrutadores, fazendo com que mais facilmente se encontrem. Mas, esta rede tem mais funcionalidades, como, por exemplo no caso das empresas, manter a ligação com os seus clientes, pesquisar investidores, partilhar e dar a conhecer aquilo que fazem, etc.

A título individual, qualquer pessoa pode ainda:

  • solicitar recomendações dos seus pares;
  • ligar-se a empresas e/ou a comunidades científicas nacionais e internacionais;
  • estabelecer ligação e acompanhar notícias de universidades, professores, investigadores, outros estudantes;
  • conhecer ofertas formativas ou participar em discussões em grupos sobre determinada  temática ou área de interesse, entre outras possibilidades.

Saiba mais sobre o que é o LinkedIn, explore e usufrua de todas as potencialidades desta rede social profissional.

Veja também: