O que é o programa nacional de microcrédito?

Numa altura em que o desemprego se situa em máximos históricos, existem muitas pessoas a recorrerem ao microcrédito para avançar com o seu negócio. Saiba o que é o programa nacional de microcrédito.

O que é o programa nacional de microcrédito?
Candidate-se ao programa nacional de microcrédito
  • O programa nacional de microcrédito tem dado impulso a novos negócios

Com o crescente aumento da taxa de desemprego, o programa nacional de microcrédito tem vindo a possibilitar o aparecimento de novos negócios. Este programa é disponibilizado pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e é consequente do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à criação do próprio emprego.

 

Em que consiste o programa nacional de microcrédito?

O programa de apoio ao microcrédito consiste no apoio a projectos e criação de empresas promovidos por todos aqueles que tenham particular dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. Este programa permite o acesso ao microcrédito para projectos que tenham um investimento e financiamento mais pequenos.

 

Quem pode ter acesso ao microcrédito?

Todas as pessoas que:

Tenham um perfil empreendedor;

Tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho;

Estejam em risco de exclusão social;

Apresentem projectos com viabilidade para a criação de postos de trabalho.

 

O microcrédito destina-se também a microentidades e a cooperativas até 10 trabalhadores que apresentem projectos com viabilidade para a criação de postos de trabalho, nomeadamente nas áreas económica e social.

 

O que se pretende com o microcrédito?

Pretende-se fomentar a criação de emprego e o empreendedorismo, principalmente entre aquelas pessoas que tenham mais dificuldade em ingressar no mercado de trabalho, como por exemplo os desempregados que pretendam desenvolver uma actividade por conta própria, contribuindo assim para o desenvolvimento de novos negócios e tornando o mercado mais completo e competitivo. 

 

Quais são as garantias e montantes disponíveis?

Todas as garantias e bonificações de taxas de juro sao concedidas pelas instituições de crédito ou pelas sociedades financeiras de microcrédito, através da linha de crédito microinveste. Poderá consultar aqui as características gerais da linha de microcrédito.

 


Leia também os seguintes artigos: