Afinal o que é um carro clássico?

Sabe qual é a definição de carro clássico? Apesar de estarmos sempre a ouvir falar neste tipo de carros, raramente nos questionamos acerca do que é, ou não, considerado um

Afinal o que é um carro clássico?
A definição varia um pouco em todo o mundo

No nosso dia-a-dia ouvimos muito falar em automóveis clássicos, em como estes podem ser excelentes investimentos, como podem ter marcado a história automóvel, e o que seria podermos conduzir um. Sabemos que são carros intemporais de grande prestigio, mas pouco mais temos acerca daquilo que os define. Resta a questão: afinal, o que é um carro clássico?
 

O que define um carro clássico?

Ao tentarmos definir o que é um carro clássico encontramos mais do que uma resposta. De acordo com o Automóvel Club de Portugal (ACP), um carro clássico junta características que o ajudam a destacar-se em termos de qualidade, importância histórica, exclusividade e carisma. A idade, nesta definição, é pouco ou nada relevante, pois existem hoje em produção carros que juntam todas estas características.

Conclui-se, então, que um clássico é um veículo que se distingue de todos os outros graças à sua qualidade e relevância, mas existe ainda outra definição – a dos seguros.

Para fazer um seguro para clássicos, o veículo em questão tem de ter mais de 25 anos, e terá ou de constar numa lista de clássicos que a seguradora tem, ou de ser certificado como um veículo de interesse histórico por uma das seguintes entidades:
  • Clube Português de Automóveis Antigos
  • Automóvel Clube de Portugal
  • Museu do Caramulo

Neste caso os fatores incluem também alguns pressupostos da anterior definição: o carro não pode ter sofrido grandes alterações, tem de estar em bom estado de conservação, e precisa de ser ainda capaz de dar umas voltas. O seguro poderá ainda envolver outras variáveis.
 

Considerações

Ficamos, então, com algumas definições abrangentes daquilo que é um clássico em Portugal. No entanto, a definição poderá ser diferente noutros países. Por noma as definições têm em comum que um clássico é um carro de alta qualidade, que tem interesse histórico suficiente que leve à preservação do modelo, em vez de o deixar ir parar à sucata

Várias entidades como o Classic Car Club of America (CCCA) possuem listas de carros que são considerados clássicos. Poder-se-á basear também nestas listas para os definir, apesar de estas poderem estar incompletas.

Por norma, em concursos de carros clássicos, vêm-se maioritariamente carros de épocas sensivelmente entre 1920 e 1990, com alguns mais antigos ou mais recentes à mistura.

Além do carro clássico, temos também o futuro clássico, um tipo de carro que tem também direito a um seguro especial. Para o ser, tem de ter interesse histórico, interesse de coleção, e de estar em excelente estado de conservação.


Veja também: