AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Saiba o que espera o empregador da carta de apresentação

A carta de apresentação é essencial no momento de apresentação de candidatura a uma oferta de emprego. Mas afinal, o que espera o empregador da carta de apresentação?

Saiba o que espera o empregador da carta de apresentação
4 pontos a reter

O que espera o empregador da carta de apresentação? Ora, nos tempos que correm, em que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e o número de candidatos para cada oferta chegam a ser centenas, a carta de apresentação pode ser o fator de diferenciação, que atrairá o recrutador para a sua candidatura. Isto porque, o CV, por si só, já não é suficiente para o destacar dos outros candidatos.

A carta de apresentação é uma boa oportunidade para dar um toque pessoal à sua candidatura e de, logo à partida, apresentar-se ao recrutador. Mas afinal, o que espera o empregador da carta de apresentação? Vamos perceber.


O empregador espera que uma carta de apresentação seja...


1 – Um complemento do seu CV

Não caia no erro da sua carta de apresentação ser uma réplica por extenso do seu CV. Lembre-se que uma carta de apresentação é a ferramenta ideal para fazer uma breve apresentação sobre si, das suas qualidade e do que pode dar à empresa.



2 – Personalizada

O empregador espera receber uma carta de apresentação, que seja o reflexo da sua personalidade e competências. Nesta, poderá também ver também o grau de dedicação com que a desenvolveu, que, quanto maior, melhor! Não se esqueça que deverá também adaptar a carta à empresa e à vaga a que se candidata.



3 – Clarificadora, assertiva e honesta

Na carta de apresentação, deverá explicar porque se candidatou àquela oportunidade e que experiência/competências possui que fazem de si um potencial candidato para ocupar aquele posto. Procure ser direto, conciso e, claro, sempre honesto! A mentira tem perna curta e rapidamente, numa entrevista, o recrutador detetará qualquer dado falso que tenha apresentado anteriormente.



4 – Escrita sem erros ortográficos!

Uma carta de apresentação com erros ortográficos dará uma péssima impressão de si ao recrutador e poderá ser mesmo o passaporte para a sua exclusão no processo de recrutamento! Despenda tanto atenção a esta, como despende ao seu CV, pois ambos são igualmente importantes. Atualize e reveja a sua carta, da mesma forma que faz com o seu CV.



Carta de Apresentação: o passaporte para a fase seguinte

Lembre-se sempre: a carta de apresentação pode ser o passaporte que o leve à fase seguinte. Por isso, vale a pena investir algum tempo nela!
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: