O que são os fundos de pensões?

Como preparar o futuro com fundos de pensões

Como preparar o futuro com fundos de pensões

Os fundos de pensões são uma forma de acautelar a reforma. Informe-se sobre o que são e quais os benefícios.

Depois de uma vida profissional activa, cada vez mais as pessoas guardam reservas face às necessidades financeiras na idade de reforma. Ao subscrever fundos de pensões, está a acautelar o seu futuro, já que se trata de uma forma de poupança fiscal, possibilitando a dedução à colecta em sede de IRS de 20% dos valores aplicados, com um limite máximo variável em função da idade.

 

Fundos de pensões são um conjunto de activos que proporcionam o pagamento futuro dos benefícios previstos no financiamento do plano de reformas.

 

Como informa a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP ), estes fundos de pensões gozam de autonomia patrimonial, no duplo sentido que as pensões previstas no plano de pensões são exclusivamente asseguradas por intermédio dos activos do fundo.

Os activos que constituem o património dos Fundos de Pensões são geridos tendo em vista a capitalização dos rendimentos produzidos.

 

Tipos de fundos de pensões:

Fundos de pensões fechados

Os Fechados dizem respeito apenas a um associado ou, existindo mais do que um, quando se verifique um elo de natureza empresarial, associativo, profissional ou social entre eles, sendo necessário o consentimento destes para a adesão de novos associados ao Fundo.

 

Fundos de pensões abertos

Nos fundos de pensões de tipo Aberto, a adesão está apenas dependente da aceitação pela entidade gestora do Fundo. Alia a criação de poupanças à obtenção de benefícios fiscais, em sede de IRS.

Para ficar a conhecer os fundos de pensões em actividade poderá informar-se junto da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP).

 

Veja também:

Planos Poupança Reforma (PPR)

Dúvidas sobre o que são os fundos de pensões?

Inserido 14 dias 2 meses atrás

Partilhe com a comunidade do E-Konomista as suas dúvidas ou opinião.

Enviar email de notificação sobre este tópico

» Publicar »

Outras respostas (0)