Como organizar a cozinha

Organizar a cozinha é meio caminho para dias mais tranquilos e eficientes. Afinal, a cozinha é o coração e a alma de uma casa.

Como organizar a cozinha
14 dicas para uma cozinha organizada

Antes de começar a organizar a cozinha, abra todos os armários e comece a visualizar o lugar de cada coisa de modo a simplificar a sua vida na cozinha. Não vai colocar o azeite numa ponta da cozinha se o fogão está na outra. Isto vai dar-lhe algum trabalho mas vai ganhar em tempo. Conheça as nossas dicas para organizar a cozinha.
 
 

14 dicas simples mas eficazes para organizar a cozinha

 
1. Comece por forrar as prateleiras dos armários com papel autocolante ou um protetor de gaveta. Isto além de proteger os armários de riscos e sujidade, também simplifica a tarefa de limpeza.
 
2. Separe pratos, utensílios e mercearia de acordo com a utilidade que dá a cada um. Depois, guarde mais perto de si aqueles que usa com mais frequência. Por exemplo, azeite, cebolas, alhos, especiarias, tachos e colheres de pau devem estar junto ao fogão.
 
3. Pratos lascados, utensílios duplicados, acessórios que nunca utiliza e eletrodomésticos estragados não têm lugar na cozinha. Deite fora, doe, venda ou guarde na arrecadação. Precisa de espaço, optimize-o.
 
4. Organize gavetas e prateleiras por categorias. Panelas, tachos e sertãs juntas, pratos separados por tamanhos mas no mesmo armário, eletrodomésticos e acessórios juntos, utensílios para bolos juntos, assadeiras e pratos de servir juntos, mercearia no mesmo armário e por aí fora.
 
5. Se os seus armários têm três níveis, no mais alto coloque o que usa raramente, no do meio o que usa pouco e no mais baixo o que precisa diariamente. O mesmo para armários fundos, lá atrás fica o que utiliza menos vezes. Assim como para as gavetas, na primeira coloque o que usa diariamente, na última aquilo que raramente precisa.
 
6. Se as alturas entre prateleiras são muito grandes, invista em prateleiras intermédias para pratos ou copos - pode encontrar no Ikea, hipermercados, em lojas chinesas ou semelhantes – e aproveite todo o espaço. 
 
7. Organize a despensa e o frigorífico com a ajuda de caixas. Não só mantém tudo no seu lugar como é mais prático na hora das limpezas. Por exemplo, os temperos que usa diariamente numa caixa, massas e arroz noutra, uma caixa para as bolachas, outra para os chás, etc. 
 
8. Se prepara marmita para si ou para os seus filhos, coloque os ingredientes habituais também numa caixa, como bolachas, pão de forma ou marmelada. Na hora de preparar, é muito mais rápido.
 
9. Coloque em cima do balcão, junto ao fogão, os utensílios e eletrodomésticos que usa diariamente. Mas apenas o essencial para não complicar a organização e limpeza diárias. Como a chaleira elétrica, as colheres de pau, as espátulas, a faca do pão e de chefe.
 
10. A gaveta dos tupperwares está sempre desarrumada e nunca encontra a tampa certa? Mais uma vez, as caixas são boas para manter tudo organizado. Divisórias de gaveta ajustável também ajudam.
 
11. Pelo menos, uma vez por mês, deve fazer uma limpeza geral às gavetas e armários mais utilizados. Por muito cuidado que tenha, vai ter sempre umas migalhas perdidas, azeite que derramou ou a água que teima em esconder-se nas pegas dos tachos.
 
12. Aproveite os frascos de compota, de papas e as latas de conserva para guardar açúcar, farinha, sementes ou utensílios. Forre com um papel bonito as caixas de cereais e de bolachas, assim já tem tudo o que precisa para organizar as gavetas e armários sem gastar dinheiro.
 
13. Coloque etiquetas nos frascos e prateleiras para que todos saibam o lugar de cada coisa de modo a que tudo esteja organizado, facilitando a vida de todos.
 
14. Debaixo do lava loiça guarde os detergentes e utensílios de limpeza dentro de um cesto ou balde. Fica mais arrumado e é mais prático de carregar na hora da limpeza. Aproveite as portas para pendurar ganchos para um suporte de sacos do lixo.
 
Veja também: