Descubra a origem dos nomes da mobília Ikea

A famosa empresa de mobiliário sueca tem já de si um nome para alguns difícil de pronunciar. Neste artigo vamos falar-lhe da origem dos nomes da mobília do Ikea.

Descubra a origem dos nomes da mobília Ikea
Desde o fundador, ao mobiliário e têxtil, saiba tudo aqui

Enquanto escrevo este artigo sobre os nomes da mobília Ikea, estou sentada a uma secretária Thyge onde, entre outras coisas, tenho um candeeiro Barometer e dois organizadores Fjalla.

A maioria dos nomes da mobília do Ikea são mesmo difíceis de pronunciar e, certamente, muitas vezes já deu consigo a pensar qual a sua origem. Pois é exatamente isso que queremos aqui esclarecer. Antes de mais é importante salientar que os nomes não são atribuídos à toa, mas existe uma lógica por trás.

Os nomes da mobília do Ikea têm uma explicação

O fundador da empresa, Ingvar Kamprad, sofria de dislexia e, por isso mesmo, quis evitar lidar com números pelo que foi criado um sistema de atribuição de nomes aos artigos do Ikea.

Já de si o próprio nome Ikea é alvo de alguma discórdia quanto à forma como deve ser pronunciado. Na verdade, o nome da famosa empresa sueca de mobiliário deve pronunciar-se como I – KÊ – A, sendo o A praticamente mudo. O nome resulta de um acrónimo para Ingvar Kamprad Elmtaryd Agunnaryd.

Elmtaryd era a quinta da sua família e Agunnaryd, a aldeia onde o fundador do Ikea cresceu, em Småland. Mesmo o nome Småland, uma província sueca, é atribuído ao espaço infantil supervisionado disponível nas lojas.

No que diz respeito aos nomes da mobília do Ikea em concreto e, segundo declarações prestadas em Nova Iorque, pelo designer da marca sueca Jon Karlsson, e noticiadas pela Quartz, a marca sueca tem uma equipa dedicada apenas a atribuir os nomes aos produtos, a partir de um banco de dados de palavras suecas.

Assim, as estantes veem os seus nomes atribuídos a partir de ocupações profissionais, como a Expedit, ou nomes de pessoas, como a estante Billy, um dos best-sellers, cujo nome está relacionado com o colaborador do Ikea Billy Likjedhal.

Os nomes do mobiliário de exterior estão relacionados com as ilhas escandinavas: Applaro uma ilha no arquipélago de Estocolmo e Västerön é no Aaland.

Os tapetes têm nomes de cidades e vilas na Dinamarca ou da Suécia, como Adum, Stockholm e Silkeborg.

Já aos lençóis, edredões e fronhas os nomes atribuídos são relacionados com flores e plantas, como Häxört que é uma erva da família da prímula.

Veja também: