Os países com maiores reservas de petróleo

O petróleo é uma das maiores riquezas a nível mundial. Saiba quais são os países com maiores reservas de petróleo. 

Os países com maiores reservas de petróleo
As reservas de petróleo têm crescido substancialmente

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancersNuma altura em que o petróleo assume o valor mais baixo dos últimos 11 anos, é tempo de olhar para este bem precioso e de perceber quais são, hoje em dia, os países com maiores reservas de petróleo. O mercado está a viver tempos em que a oferta de petróleo abunda, o que faz também com que o preço se mantenha em mínimos históricos. 

Segundo o relatório estatístico anual da BP, que é o documento de referência para o setor, as reservas globais de petróleo atingiram no final de 2014 1,7 biliões de barris. Só para ter uma ideia, esta quantidade de petróleo serviria para garantir 52 anos e 5 meses de produção de energia a nível mundial.

O relatório assegura ainda que, ao longo da última década, as reservas globais do petróleo registaram um aumento de 25%.

Numa análise global aos países com maiores reservas de petróleo, conclui-se que os países que continuam a dominar o top 10 são os países da OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo. 
 

Top 10 dos países com maiores reservas de petróleo

 

1. Venezuela

Em 2014, a Venezuela foi o país com maior reserva de petróleo, assumindo uma participação mundial de 17,5%. De 2004 para 2014, as reservas de barris cresceram de 79,7 mil milhões para 298,3 mil milhões, o que dá uma variação de 274,3%.

 

2. Arábia Saudita

Em segundo lugar deste ranking surge a Arábia Saudita, que teve em 2014 uma participação de 15,7%. No entanto, em 10 anos, a variação foi de apenas 1%.

 

3. Canadá

Com uma presença no mercado do petróleo de 10,2% a nível mundial, o Canadá assume assim o seu lugar neste ranking dos países com maiores reservas de petróleo de 2014. Em 10 anos, caiu 3,7%.

 

4. Irão

O quarto lugar vai para o Irão que detém 9,3% do mercado mundial do petróleo. Em 10 anos teve uma variação significativa, de cerca de 18,9%.

 

5. Iraque

Quem está bem posicionado é o Iraque que registou um aumento significativo nos últimos 10 anos – 30,4%. Atualmente, o seu peso no mercado é de 8,8%.

 

6. Rússia

Em sexto lugar surge a Rússia com uma participação de 6,1%. Caiu 2,2% nos últimos 10 anos.

 

7. Kuwait

O Kuwait está muito próximo da Rússia, com 6% do mercado. A curiosidade surge no fato de, em 10 anos, não ter registado nenhuma variação.

 

8. Emirados Árabes Unidos

Mais um caso que não teve variação nos últimos 10 anos. Os Emirados Árabes Unidos representam 5,8% do mercado do petróleo a nível mundial.

 

9. Estados Unidos

Também os Estados Unidos entram neste ranking, registando uma forte e positiva variação nos últimos 10 anos, mais precisamente de 65,5%. Atualmente, têm uma participação mundial de 2,9%.

 

10. Líbia

A última posição deste ranking é ocupada pela Líbia que está colada aos Estados Unidos com 2,8% do mercado. Nos últimos 10 anos cresceu 23,8%.


Veja também: