Os 10 países mais corruptos do mundo

Se acha que em Portugal há muita corrupção, então saiba quais são os 10 países mais corruptos do mundo. 

Os 10 países mais corruptos do mundo
A maioria dos países mais corruptos vive sobre regimes de ditadura

A corrupção é, por definição, o ato de se corromper, ou seja, a simples atitude de oferecer algo para obter qualquer coisa em troca, beneficiando uma pessoa prejudicando outra. Grande parte dos atos de corrupção registados na história mundial, foram feitos por políticos que utilizaram o poder para se corromperem.

Segundo o relatório produzido anualmente pela organização mundial não governamental Transparência Internacional, foram analisados 176 países, procurando avaliar os índices de corrupção dos políticos e funcionários da função pública. Numa escala de 0 a 100, são atribuídas várias notas aos países, sendo que quanto mais baixa é a nota, mas corrupto é o país. Deste estudo, resulta todos os anos o top 10 dos países mais corruptos do mundo. Saiba quais são.


Os 10 países mais corruptos do mundo


1. Somália

Em 2014, a Somália foi considerada o país mais corrupto do mundo, sendo que a sua situação atual continua grave. Este país, avassalado pela Guerra Civil em 1991, vive refém de uma grave crise económica, onde os golpes de estado se foram sucedendo e onde, atualmente, o governo de transição continua dividido e a sofrer de escândalos de corrupção.


2. Coreia do Norte

A história de corrupção na Coreia do Norte já é conhecida a nível mundial, o que justifica o segundo lugar neste ranking. Alguns analistas descrevem o regime da Coreia do Norte como uma monarquia absoluta, ou, indo mais longe, como uma ditadura hereditária, o que poderá esconder grandes escândalos de corrupção.


3. Afeganistão

O ranking dos países mais corruptos do mundo revela que, no Afeganistão, a corrupção é maioritariamente mais praticada nas áreas rurais do que nas cidades, dados interessantes de serem analisados naquele que é o terceiro país mais corrupto do mundo.


4. Sudão

No Sudão a realidade é arrasadora. Desde 2003 que este país sofre de conflitos e guerras internas que têm vindo a matar milhares de habitantes. Com uma política assente numa ditadura autoritária e violenta, o Sudão é o quarto país mais corrupto do mundo.


5. Myanmar

Há mais de 40 anos em ditadura, este país sofre de corrupção, de violência militar e ainda de fortes abusos contra os direitos humanos. Um cenário que o empurra para o quinto lugar dos países mais corruptos do mundo.


6. Turquemenistão

Para quem não conhece, o Turquemenistão é um país que fica na Ásia Central, fazendo fronteira com o Cazaquistão. Vivendo à luz de uma República Presidencialista, o seu presidente executa um controlo absoluto do país, dominando assim os esquemas de corrupção.


7. Sudão do Sul

No sétimo lugar da tabela, este país traz a este ranking uma novidade: apesar das fortes práticas de corrupção, este é um país onde a sua população tem tentado lutar contra a corrupção.


8. Iraque

Saddam Hussein já foi capturado há mais de 10 anos, mas, ainda assim, este país ainda sofre com a herança que ele deixou. Corrupção, conflitos e burocracia, repressão, entre outros, são apenas alguns dos problemas que impedem o Iraque de andar para a frente.


9. Venezuela

A Venezuela também é um caso conhecido de corrupção mundial, tendo tido o seu auge no período de liderança de Hugo Chávez. Atualmente, apesar de Chávez já ter morrido, os esquemas de corrupção continuam a marcar a realidade da Venezuela.


10. Haiti

Depois do terrível flagelo natural que avassalou o Haiti em 2009, este país está dotado de miséria, sofrendo em simultâneo de corrupção, torturas, entre outras coisas. É o décimo país mais corrupto do mundo.


Veja também: