Os 10 países mais ricos do mundo em 2016

Descubra o top 10 dos países mais ricos do mundo, segundo a revista Global Finance.

Os 10 países mais ricos do mundo em 2016
Os países mais saudáveis… financeiramente, claro.

À semelhança do ano passado, os pequenos países continuam na liderança da lista dos países mais ricos do mundo. Seja pelo custo e padrões de vida, PIB, gastronomia ou cultura, conheça os países que respiram riqueza e abundância.

Para já, dizemos-lhe que a grande maioria são países asiáticos. Surpreendido? Então veja a lista.


TOP 10 DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO EM 2016


10. Suíça

O país conhecido pelos chocolates e relógios ocupa a 10ª posição do ranking da Global Finance. Com um PIB per capita de cerca de 50 mil euros, a Suíça é conhecida pelos elevados padrões de vida, resultantes da sua independência económica, à robustez das finanças públicas e ao dinamismo dos serviços financeiros. 



9. Estados Unidos da América

Talvez fosse de esperar que a superpotência americana ocupasse um lugar mais prestigiado nesta lista. No número 10, e também com um PIB per capita de cerca de 50 mil euros, os Estados Unidos provam ao mundo que é possível recuperar da profunda crise económica provocada pelo colapso da bolso de 2008. 



8. Hong Kong

Hongo Kong tem uma posição privilegiada: é a porta de entrada para a grande economia chinesa. Este, que é um dos principais centros financeiros a nível mundial, ocupa o número 8 do ranking, com um PIB per capita que ronda os 51 mil euros.  



7. Emirados Árabes Unidos

Os EAU estão à frente de outros países que estão igualmente dependentes da exportação de hidrocarbonetos, como forma de diversificar a sua base económica. O governo investiu na melhoria da capacidade do país em atrair investimentos estrangeiros para áreas altamente inovadoras, como a tecnologia. Além disso os EAU são conhecidos pela joia que atrai cada vez mais turistas, o Dubai. O PIB per capita? 59 mil euros.



6. Noruega

O setor petrolífero tem elevado cada vez mais os padrões de vida deste país. Em 2015, o PIB per capita rondou os 59 mil euros. A recente queda dos preços do petróleo poderá, no entanto, constituir um desafio para a Noruega, que pode vir a enfrentar tempos mais incertos.



5. Kuwait

Tal como no caso da Noruega, os preços baixos do petróleo podem ser uma ameaça para este país. No entanto, o país contínua a crescer noutros setores e, em 2015, o PIB per capita rondou os 63 mil euros – nada mal, tendo em conta ameaças que enfrenta!



4. Brunei

Brunei é um país que pode não conhecer e, no entanto, ocupa o 4º lugar deste ranking. Vamos perceber porquê. É rico em recursos petrolíferos e de gás natural e por isso, o seu PIB per capita ronda os 71 mil euros. 
 

3. Singapura

E a medalha de bronze vai para...Singapura! Mais um representante asiático que continua no ranking dos países mais ricos do mundo, com um PIB per capita de cerca de 75 mil euros.



2. Luxemburgo

Um país bem pequenino e que está aqui ao lado, o Luxemburgo é o 2º desta lista. Graças a um setor de serviços muito forte, a economia deste paíse é rica e estável, conferindo-lhe um PIB per capita de 83 mil euros – agora já sabe porque é que tantos portugueses decidem ir viver para o Luxemburgo!



1. Qatar

128 mil euros. Sim, leu bem. 128 mil euros é o valor do PIB per capita do Qatar, o país mais rico do mundo, segundo a Global Finance. O forte impulso deste país tem sido o Mundial de Futebol que o país vai acolher em 2022. Mas a par disto, o Qatar é também uma potência de exportação de recursos energéticos, como o petróleo ou o gás natural. 
 


Os 10 países mais ricos do mundo em 2014

A riqueza de um país, como vimos, é composta por diversos fatores. A cultura, a gastronomia, a língua, a arquitetura, entre tantos outros componentes, acabam por ser fruto de uma linguagem própria que faz dos países lugares únicos, quando comparados entre si.
 
No entanto, quando chega a altura de avaliar a riqueza de um país, é preciso analisar friamente o PIB - Produto Interno Bruto. A partir deste valor, que espelha o que cada país tem capacidade de produzir, é que se pode avaliar qual a verdadeira riqueza de um país. De acordo com este indicador, foram estes os 10 países mais ricos do mundo em 2014.

10. Reino Unido
9. Indonésia 
8. França
7. Brasil
6. Rússia 
5. Alemanha 
4. Japão
3. Índia 
2. Estados Unidos da América
1. China  

Veja também: