Os 11 países mais ricos do mundo em 2017

Descubra o top 11 dos países mais ricos do mundo em 2017, segundo a revista Global Finance.

Os 11 países mais ricos do mundo em 2017
Surpreenda-se com alguns deles!

A revista internacional Global Finance Magazine classificou, no passado mês de fevereiro, os países mais ricos do mundo. Qual o critério para chegar a este TOP? O seu Produto Interno Bruto (PIB) baseado na paridade do poder de compra (PPC) per capita que, por sua vez, foram retirados de dados do Fundo Monetário Internacional.

À semelhança do ano passado, os pequenos países continuam na liderança da lista dos países mais ricos do mundo. Seja pelo custo e padrões de vida, PIB, gastronomia ou cultura, conheça os países que respiram riqueza e abundância.

Para já, dizemos-lhe que a grande maioria são países asiáticos. Surpreendido? Então veja a lista.

TOP 11 DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO EM 2017

11. SUÍÇA

suica

O país conhecido pelos chocolates e relógios ocupa a 11ª posição do ranking da Global Finance. Com um PIB per capita de cerca de 50 mil euros, a Suíça é conhecida pelos elevados padrões de vida, resultantes da sua independência económica, à robustez das finanças públicas e ao dinamismo dos serviços financeiros.

10. SAN MARINO

san marino

Com um PIB de mais de 64 mil euros, este é um dos 11 países mais ricos do mundo em 2017. Apesar de ter apenas 61 metros quadrados de dimensão, este país Europeu tem o turismo como principal fonte de rendimento e um forte setor bancário, de cerâmicas e de produtos eletrónicos.

9. EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

emirados

Os EAU estão à frente de outros países que estão igualmente dependentes da exportação de hidrocarbonetos, como forma de diversificar a sua base económica. O governo investiu na melhoria da capacidade do país em atrair investimentos estrangeiros para áreas altamente inovadoras, como a tecnologia. Além disso os EAU são conhecidos pela joia que atrai cada vez mais turistas, o Dubai. O PIB per capita? Mais de 67 mil euros.

8. NORUEGA

noruega

O setor petrolífero tem elevado cada vez mais os padrões de vida deste país. Em 2017, o PIB per capita rondou os 69 mil euros, colocando-o no 8º lugar dos 10 países mais ricos do mundo em 2017.

7. IRLANDA

irlanda

Com um PIB em 2017 de um pouco mais de 69 mil euros, a República da Irlanda é detém o décimo primeiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Além disso, consegue excelentes classificações nos índices que medem o grau de democracia e liberdades como a de imprensa, econômica e política.

6. KUWAIT

kuwait

Apesar de poder sofrer com a baixa do preço do petróleo, o Kuwait mantém-se na lista dos 11 países mais ricos do mundo em 2017. O país continua a crescer noutros setores e, em 2017, o PIB per capita rondou os 71 mil euros.

5. BRUNEI

brunei

Brunei é um país que muita gente pode até não conhecer mas que, no entanto, ocupa o 5º lugar deste ranking (desceu uma posição face ao ano anterior). Rico em recursos petrolíferos e de gás natural e, por isso, o seu PIB per capita ronda os 80 mil euros.

4. SINGAPURA

singapura

Singapura é mais um representante asiático que continua no ranking dos países mais ricos do mundo, com um PIB per capita de cerca de 87 mil euros.

3. MACAU

macau

Macau é uma estreia no top dos 11 países mais ricos do mundo em 2017. Atingindo um PIB de 96 mil euros, Macau tem vindo a crescer muito a nível económico, sobretudo pelo desenvolvimento do setor do jogo e do turismo, as duas atividades económicas vitais desta região administrativa especial chinesa.

2. LUXEMBURGO

luxemburgo

Luxemburgo ocupa a prata deste top. Um país bem pequenino e mesmo aqui ao lado, consegue este resultado pela terceira vez consecutiva! Graças a um setor de serviços muito forte, a economia deste país é rica e estável, conferindo-lhe um PIB per capita de quase 102 mil euros – agora já sabe porque é que tantos portugueses decidem ir viver para o Luxemburgo!

1. QATAR

qatar

Quase 130 mil euros – é este o valor do PIB per capita do Qatar, o país mais rico do mundo, segundo a Global Finance. A ocupar o lugar de ouro do top pela segunda vez consecutiva, este país tem tido um forte impulso com o Mundial de Futebol que vai acolher em 2022. A par disto, o Qatar é também uma potência de exportação de recursos energéticos, como o petróleo ou o gás natural.

OS 10 PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO EM 2016

A riqueza de um país, como vimos, é composta por diversos fatores. A cultura, a gastronomia, a língua, a arquitetura, entre tantos outros componentes, acabam por ser fruto de uma linguagem própria que faz dos países lugares únicos, quando comparados entre si.

No entanto, quando chega a altura de avaliar a riqueza de um país, é preciso analisar friamente o PIB – Produto Interno Bruto. A partir deste valor, que espelha o que cada país tem capacidade de produzir, é que se pode avaliar qual a verdadeira riqueza de um país. De acordo com este indicador, foram estes os 10 países mais ricos do mundo em 2014.

10. Suíça
9. Estados Unidos da América
8. Hong Kong
7. Emirados Árabes Unidos
6. Noruega
5. Kuwait
4. Brunei
3. Singapura
2. Luxemburgo
1. Qatar

Veja também: