Panela para cozedura a vapor: tudo o que precisa de saber

A origem da panela para cozedura a vapor surgiu antes das próprias panelas. Neste artigo vamos falar-lhe das suas vantagens e, ainda, deixar algumas receitas.

Panela para cozedura a vapor: tudo o que precisa de saber
Origem, vantagens e receitas

A origem da panela para cozedura a vapor remonta à China Antiga, onde eram utilizados métodos de cozedura de alimentos a vapor. Naquela época, a comida era cozinhada em redes de bambu.

Mas foi no início dos anos 80 que surgiram as primeiras panelas de cozedura a vapor elétricas e vieram revolucionar a forma de cozinhar a vapor, oferecendo a garantia de cozinhar alimentos mais saudáveis, preparando refeições de forma mais cuidada e, ainda, poupando energia.

Vantagens da panela para cozedura a vapor


Cozinhar a vapor é mais simples, muito prático e oferece muitas vantagens, entre as quais uma menor perda de nutrientes, vitaminas e sais minerais. Para além disso, há uma grande variedade de alimentos que podem ser preparados a vapor, entre os quais encontrar legumes e verduras, peixes e frutos do mar, aves e carnes magras, que devem ser bem temperadas antes de serem cozinhadas.

É ainda de salientar que os alimentos cozinhados a vapor não entram em contato com oxigénio durante a cozedura o que impede a oxidação dos nutrientes, que é muito prejudicial à saúde. Para além disso, o valor calórico dos alimentos diminui, uma vez que não é utilizado óleo ou outro tipo de gordura durante a cozedura.

Finalmente, o sabor! Todos os alimentos têm a sua cor, o seu aroma e textura natural que são preservados, o que melhora substancialmente a experiência do paladar.

5 dicas de utilização da panela para cozedura a vapor


1. Os alimentos a serem cozinhados a vapor devem ser dispostos com algum espaço entre si, sem os pressionar, de forma a permitir haja uma melhor do vapor entre si.

2. Certifique-se de que os alimentos durante a cozedura a vapor não entram em contacto com a água, para isso deve ter em atenção a altura da água para que a cesta de vapor não fique mergulhada.

3. Utilize ervas, gengibre, alho, folhas de louro e especiarias na água para que o vapor dê mais sabor ainda aos alimentos. Há ainda quem substitua a água por vinho ou leite.

4. A panela para cozedura a vapor deve ser fechada hermeticamente, de forma a evitar a perda de vapor, para conseguir preservar as características dos alimentos, tais como a cor, o aroma e a sus consistência.

5. Evite abrir a panela durante a cozedura, para não interromper a circulação de vapor. No entanto, se for inevitável a sua abertura, pois acha que vai ficar sem água, mantenha uma chaleira com água a ferver de forma a poder colocar logo água quente e evitar que o processo demore mais do que seria normal.

Receitas de cozedura a vapor


Salmão e legumes ao vapor na Bimby

salmao ao vapor

Ingredientes
2 lombos de salmão
1 pitada de sal e malagueta seca moída
Alecrim q.b.
Malagueta seca moída q.b.
1 courgette
2 cenouras
2 batatas
Sumo de limão
1 iogurte natural
1 dl de natas de soja
Cebolinha picada para temperar
Mostarda Dijon q.b.
Pimenta moída
Água

Modo de preparação

1. Tempere os lombos de salmão com alecrim, uma pitada de sal e malagueta seca moída. Deixei marinar em sumo de limão.
2. Corte a courgette e as cenouras em fatias muito finas.
3. No cesto, coloquei as batatas descascadas, os legumes na varoma e os lombos de salmão embrulhados em papelote, no tabuleiro superior da varoma.
4. Cozinhar a vapor por 25 minutos; utilize 800 gramas de água, na velocidade 1.
5. Para o molho, misture um iogurte natural, 1 dl de natas de soja e tempere com cebolinha picada, mostarda de Dijon e pimenta moída na altura.


Omelete com legumes ao vapor na Yämmi

omelete ao vapor

Ingredientes
50 g de cebola
30 g de cenoura
30 ml de azeite
30 g de bacon em cubos
30 g de alho francês cortado às rodelas finas
30 g de courgette cortada em cubos pequenos
Sal q.b.
Pimenta q.b.
6 ovos
Salsa ligeiramente picada q.b.
10 g de farinha
1/2 colher de chá de fermento para bolos
800 ml de água
Azeite para untar q.b.
Papel vegetal q.b.

Modo de preparação
1. Coloque no copo a cebola, a cenoura e o azeite e pique 10 segundos na velocidade 5. Retire o preparado do copo de mistura e reserve. Troque a lâmina de corte pela lâmina de mistura.
2. Volte a colocar o preparado no copo e acrescente bacon, o alho-francês, a courgette e o sal e pimenta a gosto. Programe 5 minutos, velocidade 1 na temperatura máxima (ST).
3. Adicione os ovos, a salsa, a farinha, o fermento e regula 15 segundos na velocidade 4.
4. Entretanto, forre o tabuleiro inferior da bandeja de vapor com uma folha de papel vegetal ligeiramente humedecida e untada com azeite e verta o preparado sobre a mesma. Cubra a bandeja de vapor com a respetiva tampa.
5. Lave o copo e deite 800 ml de água. Monte a bandeja de vapor e programe 20 minutos, velocidade 2 na temperatura máxima.

Veja também: