10 dicas para parecer (e ser) mais inteligente

Faça a diferença com a nossas dicas para mostrar que é esperto ou para parecer que é mais inteligente!

10 dicas para parecer (e ser) mais inteligente
Truques para parecer mais esperto

Para quem passa a vida a correr e não está atento aos temas da atualidade, não se lembra de ler um livro e não investe em aprender coisas novas, parecer mais inteligente do que os colegas, amigos e familiares pode ser uma tarefa complicada. Mas isso pode mudar: temos 10 sugestões para adotar já e mudar o cenário a sua volta. Veja as nossas dicas para parecer mais inteligente.

Todos nós já sentimos vontade de mostrar mais inteligência durante uma conversa e já lamentamos que alguém tenha parecido mais esperto em determinada situação. Mas o que nos falta em tempo para investir em nós, temos de compensar com dedicação. A boa notícia é que parecer mais inteligente é possível com o mínimo de esforço (e ainda é provável que seja prazeroso).
 

10 dicas para parecer mais inteligente


1. Aprenda mais sobre um tema atual 

É comum ver grupos de amigos ou colegas a debaterem “tópicos quentes” durante um encontro, mas muitas vezes o conhecimento sobre o assunto é pouco, ou nulo. Imagine uma discussão sobre o aquecimento global e responda: quantos de nós somos capazes de brilhar com argumentos sólidos? A maior parte das pessoas vai afirmar que é preciso haver uma mudança de hábitos, mas poucos vão saber explicar as razões de um “aquecimento global antropogénico”. Certo?

É altura de fazer diferente. Tire tempo para ler o que os especialistas dizem sobre um determinado tópico atual. Aprenda mais sobre as verdades que envolvem as discussões e garanta que não erra quando for o momento de falar sobre o assunto. Pouco a pouco, vai perceber que recorda do nome de alguns autores e vai saber citá-los naturalmente.


2. Aprimore o vocabulário

Existe uma forma fácil de melhorar a qualidade do seu vocabulário: crie uma lista pessoal com “a palavra do dia”. Diariamente, aprenda uma diferente e assegure-se de que sabe pronunciá-la e escrevê-la corretamente. Sugestão: comece a sua lista com a palavra “egocentrista”, ou descubra mais sobre a palavra “idêntico”. 
 

3. Crie conhecimentos obscuros

Calma. Se não percebeu bem a nossa dica, explicamos: ao desenvolvermos conhecimentos acerca de alguma área pouco conhecida ou explorada, é provável que encontremos poucas pessoas que saibam tanto dela quanto nós. O resultado disto é que poderemos falar durante horas sem que ninguém mostre o mesmo know-how sobre o tema. Bingo!

A boa notícia é que não importa que cometa erros: ninguém vai dar conta deles. Existe forma mais fácil de parecer esperto?
 

4. Tenha conhecimentos gerais

Saber mais sobre o mundo que nos rodeia é uma forma interessante de se mostrar inteligente. Pessoas que demonstram ter conhecimentos gerais são vistas como pequenos génios nos seus grupos. Comece por adotar a leitura de artigos recentes ou que tratem de temas curiosos. Faça disto um hobbie e, com o tempo, vai passar a acumular tantos novos dados que será impossível que seja vencido numa conversa. Arriscamos dizer que ninguém vai querer confrontá-lo.
 

5. Faça perguntas

Existe um truque fácil para parecer mais inteligente: faça perguntas para as quais tem respostas. Parece irónico, mas funciona. Imagine que, durante um debate, a outra pessoa está a questionar possíveis respostas. Enquanto isso, pode mostrar que está a assimilar a conversa, para logo a seguir fazer uma pergunta e ter a resposta pronta.

Isso funciona também em situações diferentes, como quando alguém não sabe nada sobre um tema, por exemplo. Fazer uma pergunta nesta altura é ter a certeza de calar o adversário. Quando existe uma plateia, essa técnica é particularmente interessante e vai conceder mais respeito ao orador.

Mas atenção: certifique-se de que mostra humildade quando derrotar o outro interlocutor. Não queira parecer um idiota.
 

6. Saiba conversar sobre bons livros

Não é preciso ler todas as grandes obras literárias para parecer inteligente durante uma conversa. Procure ler notas curtas que falem sobre os grandes clássicos. Assim, garante que sabe o suficiente para intervir sempre que quiser. Para ler notas sobre um livro clássico que realmente tenha interesse, não vai gastar mais de 30 minutos. Quem sabe se, desta forma, não se entusiasma para ler mais?
 

7. Assista a filmes

Assistir a alguns filmes clássicos é uma excelente arma para parece mais esperto. Sejam eles bons ou maus, a verdade é que fazem parte de grandes conversas – e em qualquer meio. Os filmes mudos de Charles Chaplin, apesar de serem ótimas dicas, não são os mais indicados para quem vai se iniciar nesta aventura. Experimente ver as listas das produções mais votadas pelo público e pelos meios especializados.

Lembre-se: quem apenas sabe falar sobre bons filmes vai parecer esperto, enquanto que aqueles que sabem abordar temas relacionados a boas e más produções, sabendo justificar a opinião, vai parecer inteligente.
 

8. Aprenda mais citações

A maior parte das pessoas vai mostrar respeito por quem sabe citar frases de um grande drama, de um poeta famoso, de um filósofo ilustre.  Não há desculpas para não fazer, uma vez que a internet disponibiliza milhões de sites que ajudam a encontrar a frase perfeita. O problema, que muitas vezes vai tramar alguns, é a questão da fonte. Certifique-se de que foi buscar a frase correta e, sobretudo, garanta que o autor é de facto quem está a anunciar durante a sua conversa.
 

9. Use apenas palavras que realmente conhece

Há poucas coisas que nos fazem parecer mais tolos do que utilizar palavras que desconhecemos. Uma linguagem rebuscada de nada serve quando não é ajustada aos seus conhecimentos. Concentre-se nas palavras que realmente conhece e procure aprender mais sobre as outras. Um dicionário, por exemplo, pode ser um grande aliado que pode instalar no seu computador. Escrever ou pronunciar mal uma palavra pode causar uma péssima impressão entre colegas e amigos.
 

10. Cale-se quando for peciso

Não é preciso emitir opinião sobre tudo. Quando não souber o que dizer, apenas escolha estar calado. Mais vale agarrar a oportunidade de fazer silêncio, do que abrir a boca para dizer disparates. Quando não sabe falar sobre algo, sorria e abane com a cabeça. Quanto menos falar, menos vai errar.


Já deve ter percebido que fingir ser inteligente pode dar mais trabalho do que realmente se dedicar um pouco a aprender mais – e o pior: aumenta o risco de parecer ainda menos esperto do que realmente é. Escolha descobrir mais sobre o que acontece a sua volta e vai ver que a grande vantagem é não sentir-se uma farsa todo o tempo.

Veja também: