Passaporte urgente: o que é e como conseguir

Vai viajar em breve e quer saber se precisa de pedir um passaporte urgente? Conheça aqui os prazos e os respetivos preços.

Passaporte urgente: o que é e como conseguir
Saiba como fazê-lo

Está prestes a partir em viagem e só agora percebeu que não tem passaporte? Precisa deste documento com brevidade e tem receio de não conseguir embarcar? Se fizer o pedido para o passaporte urgente terá este documento na sua posse no prazo de 24 horas. Ainda assim, se fizer com tempo, a emissão deste documento não implicará custos extra para si.

Passaporte Urgente: como pedir

O Passaporte Eletrónico Português (PEP) é individual e permite-lhe viajar para os países que reconhecem este documento.

O pedido pode ser feito em diversos locais:

  • Nos balcões do Instituto dos Registos e Notariado (IRN);
  • Nas Lojas de Cidadão que disponham deste serviço;
  • Nas delegações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Bragança, Guarda, Leiria, Santarém, Vila Real e na Unidade de Apoio CCPA de Vilar Formoso;
  • Nos aeroportos de Lisboa e Porto.

O pedido só poderá ser feito mediante a apresentação do Cartão de Cidadão válido. No local são recolhidas as impressões digitais e são feitas as fotografias para este documento. O passaporte é válido por cinco anos, mas no caso das crianças com menos de quatro anos a validade é de apenas dois anos.

Passaporte: prazos e custos

Existem quatro prazos para a entrega deste documento:

Passaporte Normal

É emitido dentro de cinco dias úteis a partir do momento em que é feito o pedido. Tem o custo de 65 euros.

Passaporte Expresso

Nestes casos, o passaporte é entregue dois dias depois de feito o pedido. Custa 85 euros.

Passaporte Urgente

Nas situações em que precisa de um passaporte urgente, se o pedido for feito até às 12h00, o documento é entregue no dia e local onde foi requerido, ou na morada da residência. Tem o custo de 95 euros.

Passaporte Urgente no Aeroporto de Lisboa

Se o pedido for feito até às 12h00, o documento é entregue no local até às 16h30. Se o pedido chegar depois das 12h00, o passaporte é entregue no dia seguinte. Nestes casos, o custo é de 100 euros.

Apesar dos preços e dos tempos de entrega variarem, estes documentos, incluindo o passaporte urgente, têm exatamente a mesma validade legal e o mesmo propósito.

Assim sendo, evite o pedido de passaporte urgente. Poupe nas preocupações e no seu saldo bancário.

Veja também: