AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 formas produtivas de passar o tempo no trabalho

Não acredita que as meias horas intermináveis ao final do dia podem ser usadas de forma produtiva? Saiba como passar o tempo no trabalho.   

4 formas produtivas de passar o tempo no trabalho
Dicas para aqueles tempos mortos no escritório

Preparado para uma nova aventura profissional?Tem um daqueles empregos em que há dias em que mal tem tempo para respirar e outros em que fica parado a olhar para o relógio e a contar os minutos que faltam até à hora de sair?

Pois é, não há nada mais entediante do que ter tempo livre depois de já ter realizado todas as tarefas e não poder abandonar o escritório. Se isso lhe acontece frequentemente deixamos-lhe algumas dicas sobre como passar o tempo no trabalho.
 

Como passar o tempo no trabalho?

 
Nem sempre é fácil aproveitar de forma produtiva os últimos minutos do dia do trabalho. Muitas vezes 20 a 30 minutos não chegam para iniciar outra tarefa, mas também é custoso ficar parado, a olhar para o monitor, sem fazer nada, à espera que chegue a hora de sair. Sim, vai espreitar as redes sociais. Mas isso leva cinco a 10 minutos e vai deixar-lhe a sensação de estar a perder tempo.

Como passar o tempo no trabalho e fazer algo de útil? Respondemos à sua questão.
 

1. Organize-se

Esses 20 a 30 minutos são suficientes para organizar o seu espaço de trabalho? Se sim, lance-se na tarefa de arrumar a sua secretária, gavetas, dossiês. Ponha tudo nos seus lugares, ponha no lixo aquilo que já não interessa e recicle aquilo que é possível. Não precisa de fazer tudo à pressa, pode arrumar algumas coisas hoje e guardar outras tarefas para fazer quando tiver novos tempos mortos.

Já arrumou a secretária ontem? E o computador? Entretenha-se a deitar fora o que já não será útil e a juntar os documentos importantes nas pastas certas. Aproveite para responder àqueles emails pendentes há semanas e para limpar também a caixa de correio.
 


2. Eduque-se

E porque não aproveitar esses minutos que lhe sobram ao final do dia para aprender coisas novas ou aprofundar conhecimentos na sua área de trabalho?

A internet permite-lhe aceder a vários conteúdos que pode usar de forma produtiva. Pode ver tutoriais vídeo ou mesmo tirar um curso de qualquer coisa. Gostava de saber inglês, ou outra língua, aprender mais sobre fotografia ou a usar o Photoshop, só tem que escolher!

Há aplicações onde pode aprender inglês, alemão, espanhol ou francês ao seu ritmo, definindo o tempo que tem disponível por dia (entre 5 a 20 minutos).

Quer uma coisa mais contínua e diferente? Procure os cursos disponíveis no Coursera e aprenda ao seu ritmo. Há aulas que duram pouco tempo.
 


3. Leia

Nunca tem tempo para ler quando chega a casa? E que tal usar esses minutos no trabalho para o fazer?

Pode aproveitar para ler algo relacionado com a sua profissão, sobre liderança, marketing ou quais as tendências de mercado no seu sector. Vai estar a valorizar-se enquanto funcionário. Ou pode ler aquele romance que anda a adiar, em papel ou na internet. Nesse caso, tenha atenção ao seu chefe!
 


4. Ajude um colega

Se lhe acontece frequentemente ficar sem nada para fazer deve discutir com o seu empregador se pode abraçar mais algum projecto ou função dentro da empresa. Se isso é esporádico, porque não usar esse tempo livre para ajudar um colega que esteja com maior volume de trabalho?

Pode aprender novas funções e os seus colegas de certeza que vão agradecer! 

Agora já sabe como passar o tempo no trabalho!
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: