7 passos para ter batatas fritas estaladiças em casa

Só precisa de realizar estes 7 passos para ter batatas fritas estaladiças em casa e, rapidamente, terá um aperitivo pronto para satisfazer qualquer apetite.

7 passos para ter batatas fritas estaladiças em casa
Um aperitivo que agrada a qualquer um

São deliciosas e podem ser servidas como acompanhamento, ou comidas apenas assim. Falamos de batatas fritas, aquele aperitivo salgado que fica sempre bem e do qual toda a gente gosta. E, para fazê-las de forma perfeita, revelamos 7 passos para ter batatas fritas estaladiças em casa.

Grande parte destes passos para ter batatas fritas estaladiças em casa tem a ver com o facto de ser necessário fritar duas vezes, para garantir que o interior fique totalmente cozido e o exterior bastante estaladiço.

Batatas fritas estaladiças em casa: como preparar?


batatas fritas

São apenas 7 passos para ter batatas fritas estaladiças em casa. Pode parecer trabalhoso, mas só assim conseguirá o aperitivo perfeito.

1. Escolher bem as batatas

De acordo com o chef de cozinha Olivier, as batatas mais rosadas são as mais indicadas para fritar.

2. Cortar em palitos ou finas rodelas

Seja em palitos ou em rodelas, é importante que se lembre de que quanto mais finas ficarem as batatas, mais crocantes ficarão. Os cortes devem ser uniformes e todos da mesma espessura para fritarem de igual forma.

3. Primeiro deve cozer as batatas

Depois de cortar, e dado que as batatas possuem muita água, dificultando o processo de tornar as batatas fritas bem crocantes, recomendamos que as ferva durante uns minutos, dado que possibilitará a evaporação da água. Quando retirar do lume, passe imediatamente por água fria para parar a cozedura. E, nesta fase, poderá guardar as batatas no congelador, para uma utilização futura.

4. Secar bem

Após a cozedura, deverá secar bem as batatas, preferencialmente com papel de cozinha bastante absorvente.

5. Primeira fritura

Chegou o momento de fritar as batatas pela primeira vez. O óleo deverá estar muito quente e cobrir as batatas na totalidade que, por sua vez, devem ser retiradas do lume assim que começarem a ficar ligeiramente douradas.

6. Repousar

Antes de colocar as batatas para fritar pela segunda vez, deverá mantê-las fora do lume durante 10 minutos. O óleo, entretanto, deverá ficar ligado no mínimo.

7. Segunda fritura

Após o período de descanso, deve colocar as batatas novamente no óleo bem quente e fritar até bem coradas e douradas. Depois é só absorver o excesso de óleo com papel absorvente e deliciar-se.

Estão completos os 7 passos para ter batatas fritas estaladiças em casa. Experimente!

Veja também: