Pessoas negativas: Como lidar com elas?

Está farto daquele tipo de pessoa que só sabe ver o lado negativo de tudo? Descubra como lidar com elas e não se deixe afetar mais pelo pessimismo.

Pessoas negativas: Como lidar com elas?
Não se deixe afetar pelo pessimismo
  • Após muito tempo de convivência, é frequente aderir ao hábito das queixas e do pessimismo

1. Evite temas complexos

Quando vamos conversar com alguém, não é fácil decidir quais são os assuntos que vamos tratar. Contudo, quando conhecemos o tipo de pessoa com quem falamos e sabemos que é do tipo negativo, é conveniente evitar temas complexos e controversos que já sabemos de antemão que irão gerar queixas e uma série de comentários pessimistas interminável.


2. Não mostre o seu mundo cor-de-rosa

As pessoas negativas têm sempre algo de que se queixar ou algo de que não gostam. No entanto, aquilo de que elas gostam ainda menos é de pessoas otimistas, por isso, guarde a sua visão cor-de-rosa do mundo para não entrar em conflito e tente restar importância aos comentários negativos com um ligeiro assentimento. 


3. Faça algo bom por elas

Apesar de ser conveniente (para si próprio) não mostrar-se muito otimista, há coisas que pode fazer para tentar mudar o estado pessimista da outra pessoa. Trata-se de fazer mais do que falar, por isso experimente apenas um sorriso ou fazer algo que a pessoa aprecie. De forma indireta, pode estar a transmitir a sua energia positiva. 


4. Afaste-se delas

A melhor alternativa, e sobretudo se as dicas anteriores não funcionaram, é afastar-se deste tipo de pessoas. Querendo ou não, após muito tempo de convivência é frequente aderir ao hábito das queixas e do pessimismo, por isso a melhor maneira de o evitar é a distância. Outra alternativa pode ser sair com estas pessoas em grupo, pois desta maneira o pessimismo é distribuído entre várias pessoas. 


5. Esvazie a sua mente a seguir

Por vezes, apesar de estas pessoas serem negativas, temos de conviver com elas por serem familiares ou amigos próximos. Se não teve mais remédio senão ficar a ouvir o porquê do mundo ser um lugar horrível, o último recurso é fazer o possível por esvaziar a sua mente destes pensamentos a seguir. 


Veja também: