6 Dicas para planear a ementa semanal

Planear a ementa semanal da sua família vai simplificar o seu dia a dia. Conheça as nossas dicas e inspire-se nas nossas sugestões.

6 Dicas para planear a ementa semanal
6 Dicas e 14 receitas.

Qual é a vantagem de planear a ementa semanal? Poupa tempo e dinheiro. Não é o que todos queremos? Quantas vezes chegou a casa, olhou o frigorífico e não tinha nada para comer, saiu do trabalho a correr para o supermercado e pegou nas primeiras coisas que lhe apareceram ou quantas vezes encomendou fora porque não sabia o que cozinhar? Já aconteceu a todos. Feitas as contas, no final de cada semana pode ter gasto quase mais trinta euros do que planeando as refeições.
 

Como planear a sua ementa semanal?

1. Recomendamos a sexta feira para planear a ementa para a semana seguinte. Assim, se for preciso comprar alguma coisa, tem os dias compridos do fim de semana para tratar de tudo. 
 
2. Comece por dar uma volta ao seu frigorífico e à despensa para confirmar o que tem, se há sobras que possam ser aproveitadas para as próximas refeições, e a validade dos produtos.
 
3. Faça uma lista dos ingredientes que tem no congelador e coloque-a na porta do seu frigorífico. Vá riscando à medida que os consome. É garantido que não volta a esquecer de descongelar o jantar.
 
4. Ao organizar a ementa para a semana, controla melhor as suas compras e os gastos no supermercado. Evita idas desnecessárias às compras e pode planear melhor que promoções vai aproveitar.
 
5. Planear a ementa semanal tem muitas vantagens: varia as refeições, usa outros alimentos, inova nos acompanhamentos e cozinha de forma mais saudável. Vai esquecer as massas carbonara, os fritos e os take-away. 
 
6. Agora que planeia a ementa, alterne sempre entre uma refeição de carne e uma de peixe, faça sopa semanalmente (pode congelar), abuse dos legumes e das frutas.
 
 

14 Sugestões para planear a ementa

Preparamos uma lista de sugestões para todas as refeições da semana. Se necessário, mude os ingredientes de acordo com o seu gosto. Coma bem e divirta-se!
 
Segunda
Almoço: arroz selvagem e bifes de peru
Jantar: açorda de bacalhau
 
Terça
Almoço: bochechas de porco no forno
Jantar: robalo no forno
 
Quarta
Almoço: dourada ao sal
Jantar: arroz de frango com pimentos
 
Quinta-feira
Almoço: truta com limão e chips
Jantar: caril rápido de grão
 
Sexta-feira
Almoço: guisado marroquino de peixe
Jantar: coelho com mostarda
 
Sábado
Almoço: chambão estufado no forno
Jantar: polvo assado
 
Domingo
Almoço: cordeiro com arroz de forno
Jantar: pizza fácil de outono
 
Um pão: pão rústico
Uma sopa: sopa de abóbora assada
Uma sobremesa: cheesecake de iogurte e maracujá
 

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