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Como criar o seu Plano de Marketing Pessoal

O mundo competitivo em que vivemos faz com que tenhamos de marcar pela diferença e, para isso, é extremamente essencial a elaboração de um Plano de Marketing Pessoal.

Como criar o seu Plano de Marketing Pessoal
Marque a diferença!

Para que serve um Plano de Marketing Pessoal?

Um Plano de Marketing Pessoal ajuda a dar a conhecer o profissional, da mesma forma que se de um simples produto se tratasse, porque a verdade é que “até podemos ser o melhor produto do mundo mas, se não nos damos a conhecer, ninguém nos dará esse valor”.

Enquanto no Marketing empresarial, existe uma troca de interesses entre empresas e consumidores, de forma a, não só a promover, mas também a fidelizar os clientes, no marketing pessoal nós somos o nosso próprio produto, devendo estabelecer objetivos, bem como estratégias para os alcançar.


Quais as etapas para desenvolver um Plano de Marketing Pessoal?

Tal como acontece num Plano de Marketing empresarial, existem etapas para a sua elaboração. Estas são as etapas para a elaboração de um Plano de Marketing Pessoal.
 

1. Conheça-se

A primeira etapa para a elaboração de um Plano de Marketing Pessoal é, obviamente, a necessidade do indivíduo de se conhecer de forma profunda.

Existem diversas perguntas às quais terá de responder nesta etapa, como “Quem é?” e “Para onde quer ir?”. Só depois de ter resposta a estas questões poderá partir para o desenvolvimento e criação do seu Plano de Marketing Pessoal.

Subdivida esta etapa nestes 4 tópicos, dando resposta a todos eles:
 
  • Missão
De forma a definir a missão, imagine que nada é impossível ou que não existem quaisquer limitações. Neste caso, quais os objetivos que gostaria de atingir? O que gostaria mesmo de fazer?
 
  • Visão
A visão é uma projeção do futuro da missão. Daqui a 5 anos, onde gostaria de estar? Daqui a 20 anos, o que gostaria de alcançar?
 
  • Valores
Neste tópico, deverá definir os valores que importam, não só para si, como também para o caminho que pretende percorrer.
 
  • Política Pessoal
Neste tópico deverá definir e estabelecer as regras que o(a) vão ajudar tudo aquilo a que se propôs.



2. Conheça os seus pontos fortes e fracos

Depois de se conhecer, deve deslocar a sua atenção para os seus pontes fortes e fracos, em todos os aspetos da sua vida, como, por exemplo:
  • Finanças;
  • Relacionamentos;
  • Competências;
  • Conhecimentos;
  • Saúde;
  • Imagem;
  • Capacidade de trabalho.



3. Conheça o mercado

Faça uma análise do mercado, tendo por base os mesmos níveis que analisou para avaliar os seus pontos fortes e fracos.



4. Defina objetivos

Tendo em conta a análise efetuada ao mercado de trabalho, deve procurar definir os objetivos a seguir. Os seus objetivos podem ser de diversos tipos, como, por exemplos: específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes/realistas e com prazos.



5. Defina a estratégia

De que forma pretende alcançar os objetivos que se propôs no ponto anterior? Qual o caminho a seguir para a obtenção do mesmo? Quais as ações que, de forma cronológica, vai colocar em prática para atingir os seus objetivos? Por vezes, é necessário dividir os objetivos em diversas metas.



6. Monitorize os resultados

Depois das estratégias e ações serem colocadas em prática, é necessário que as monitorize e questione/avalie os resultados das mesmas. Caso os resultados não sejam satisfatórios, é necessário reformular as estratégias ou ações.

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