Pneus novos atrás ou à frente?

Saiba se deve colocar pneus novos atrás ou à frente e porquê. A resposta vai ajudá-lo a manter-se seguro

Pneus novos atrás ou à frente?
Mantenha-se seguro na estrada

A manutenção do carro é importante mas não se pode mudar tudo de uma vez devido a questões financeiras. E agora, pneus novos atrás ou à frente? A resposta pode parecer difícil, mas os especialistas concordam e dizem que devem sempre ser colocados atrás.
 

Colocar pneus novos à frente é perigoso

Proteja-se a si e ao seu carro com 4 meses gratuitos de Seguro AutomóvelA razão de serem atrás é simples e baseia-se na segurança. Intuitivamente, seria fácil pensar que se vamos apenas colocar dois pneus, só nos iríamos perguntar a nós mesmos se colocamos pneus novos atrás ou à frente no caso de todos os pneus do carro terem um desgaste igual.

A maior parte dos condutores acredita que num carro com tração dianteira deve-se sempre substituir os dois pneus da frente por pneus novos, visto estes serem os que se desgastam mais depressa devido a serem os responsáveis de várias funções.

Apesar de a lógica não estar errada continua a ser perigoso colocar pneus novos à frente. Se tivermos à frente pneus novos e atrás pneus velhos, o que é mais provável de acontecer é a sobreviragem. Sobreviragem acontece quando os pneus de trás perdem tração e começam a surfar em piso molhado ou húmido. Surfar é com a prancha, não com o carro. 

Em algumas experiências condutores profissionais enfrentaram, em condições controladas, piso molhado com pneus novos à frente e velhos atrás. O resultado foi a perda de controle do carro por alguns segundos em situações de sobreviragem – o suficiente para ter um acidente em cenários normais na estrada.

 

Não há exceções, pneus novos são sempre atrás

Mesmo que tenha tração dianteira no seu carro, não se pergunte se deve pôr pneus novos atrás ou à frente, são sempre atrás.  Não há exceções, a segurança vem primeiro.

Se os pneus da frente perderem tração, vai enfrentar a subviragem, algo muito mais fácil de controlar que a sobreviragem. Neste caso, o condutor atento já será capaz de ter mão no carro sem o perder totalmente, impedindo assim um acidente.

No entanto, depois de colocar os pneus novos atrás, deve colocar os pneus menos gastos que tem à frente, e deve-se ver livre dos dois pneus mais gastos que foram substituídos. Assim acaba por poupa, pois mantém a sua segurança sem ter que colocar quatro pneus novos.

Não vale a pena pensar se põe pneus novos à frente ou atrás, mas vale a pena pensar em quando deve pôr pneus novos. Geralmente, deve fazê-lo sempre que sentir que seja necessário, no mínimo de seis em seis anos. 


Veja também: