Será que compensa comprar pneus usados?

Na altura de trocar de pneus, será que os pneus usados são mesmo a melhor opção? Saiba a resposta.

Será que compensa comprar pneus usados?
É aconselhável comprar pneus usados?

Costuma dizer-se que “o barato sai caro”. Será que compensa comprar pneus usados? Quais os preços médios destas peças automóveis e onde posso comprar? São questões que iremos responder ao longo deste artigo.

Afinal de contas, é aconselhável comprar pneus usados?

As opiniões podem ser distintas. Se uns defendem o preço mais em conta dos pneus usados, outros garantem que o ganho monetário associado à utilização destas peças em segunda-mão não compensa o risco associado à sua utilização.

A verdade é que na altura de comprar pneus usados não pode ter total confiança no estado do material, nas manutenções que foram feitas e nas condições de armazenamento.

Falamos de fatores essenciais para a estabilidade do material e para a sua segurança sempre que inicia uma nova viagem automóvel.

Em termos legais, a profundidade mínima de um pneu é 1,6 mm. Ainda assim, os especialistas aconselham à mudança dos pneus assim que é atingida a profundidade de 3 mm. Se comprar pneus novos, essa profundidade será de 8 mm, logo a substituição será feita, em média, ao final de 40 mil quilómetros. Já os pneus usados podem ser comprados com uma profundidade de 4 mm, o que implica uma substituição ao final de 15 mil quilómetros. Ou seja, o tempo de substituição é inferior, logo, o valor gasto na manutenção também será maior.

A utilização de pneus usados aumento o risco de aquaplanagem e, segundo alguns dados, pneus usados com 1,6 mm de profundidade necessitam de uma maior distância de segurança (45% maior do que no caso dos automóveis com pneus novos).

comprar pneus usados

Onde posso comprar pneus usados?

Está decidido a comprar pneus usados mas, antes disso, procure a ajuda de um profissional com experiência e com reputação no mercado – só assim vai encontrar os melhores pneus usados. Não arrisque a sua segurança e a dos restantes condutores: faça as escolhas acertadas. Nunca compre pneus com mais de 5 anos e esteja atento a altos e amolgadelas que possam prejudicar o desempenho do seu automóvel.

Quanto custam os pneus usados?

Existem centenas de marcas disponíveis no mercado e, por isso, os preços também variam bastante. De acordo com o site Pneus-Usados, os preços variam entre os 15 € e os 45 €.

Dicas finais

Esteja atento ao manual do proprietário: poderá encontrar informação relevante sobre as especificidades dos pneus que deve escolher, independentemente de serem novos ou usados. Não se esqueça de estar atento a possíveis defeitos e à profundidade dos pneus. Conduza sempre em segurança.

Veja também: