Poupar para viajar em 8 passos

Gostava de fazer uma viagem mas não consegue juntar o dinheiro para isso? Com pequenas mudanças no seu estilo de vida e em apenas 8 passos pode fazer a viagem que sempre quis.

Poupar para viajar em 8 passos
Truques para poupar e fazer a viagem que sempre quis

Viajar e poupar não são verbos impossíveis de conjugar na mesma frase. Atente nestas 8 dicas.
 

8 dicas para poupar e viajar (muito!)

 

1. Levantar apenas o dinheiro que precisa

Todas as pessoas têm uma estimativa de quanto dinheiro precisam para cobrir as despesas básicas por mês. No entanto, ao usarmos o cartão de débito ou crédito, é frequente acabar por gastar em coisas que não são essenciais. Uma técnica para começar a poupar é a de levantar a quantia exata que vai precisar para as despesas obrigatórias e esquecer o cartão. Desta maneira, a despesa que fizer em cada pequena coisa vai parecer mais “real” e vai pensar duas vezes antes de cair em tentação com coisas que não precisa.
 

2. Fazer trabalho extra

Aproveite os seus talentos escondidos, já seja a escrita, a música ou apenas o conhecimento sobre uma área específica. Apesar de nem sempre ser fácil ter de trabalhar mais, um part time ao fim-de-semana ou apenas umas horas extra por dia podem fazer toda a diferença no fim do mês e isto vai dar-lhe motivação para continuar. Descubra também como ganhar dinheiro extra a partir de casa.
 

3. Vender o que está a mais

Já conseguiu poupar uma parte mas ainda não é suficiente para fazer aquela viagem que sempre quis? Olhe à sua volta e procure as coisas que já não precisa e que possa vender. Peças de mobiliário, roupa, coleções… O que para si pode parecer velho para outras pessoas pode ter muito valor.
 

4. Ajustar o orçamento

Já usou a técnica de eliminar o cartão bancário, está a trabalhar horas extra e já vendeu tudo aquilo que não usava há anos, mas mesmo assim ainda não tem a quantia necessária para a viagem que tinha planeado? Considere a hipótese de ajustar o orçamento para as férias, isto é, fazer pequenas mudanças de maneira que a viagem seja um pouco mais barata do que originalmente esperava. Uma forma de fazer isto é escolher uma altura diferente do ano ou procurar outro tipo de alojamento, por exemplo.
 

5. Defina objetivos

Quanto é que precisa de poupar para viajar? Divida essa quantia por vários períodos temporais como meses, semanas ou dias. Isto pode ajudá-lo a perceber e a ter uma melhor noção de quanto precisa de poupar.
 

6. Elimine as despeas desnecessárias

O café extra que bebe, os canais de televisão que não precisa, o abuso do transporte individual… Há muitas despesas desnecessárias na nossa vida. Só temos de aprender a reduzir a maior parte delas. Atente que dissemos “a maior parte”… ninguém lhe está a pedir para cortar com todos os caprichos! Isso não se faz…
 

7. Conta viagem

Dirija-se ao seu banco e peça para criar uma conta viagem. Peça ainda para que uma quantia pré-definida seja transferida para essa conta no final de cada mês. Isto pode ajudar a poupar dinheiro visto que é menos dinheiro que entra na sua conta corrente e mais que fica na sua conta viagem.
 

8. Compras definidas

Faça uma lista de compras. Vá ao supermercado ou ao hipermercado. Cinja-se a essa lista de compras e evite a compra de itens desnecessários.


Veja também: